Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2007

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A formação do Supervisor para a Educação Básica pode ser realizada em cursos de graduação ou de pós-graduação, desde que a Instituição de Ensino garanta nesta formação:

  • A.

    a base comum nacional:

  • B.

    matérias eletivas;

  • C.

    instrumentos pedagógicos;

  • D.

    atividades práticas;

  • E.

    conhecimentos específicos.

Sobre os princípios que sustentam o processo avaliativo, é correto afirmar:

  • A.

    é um processo quantitativo e mensurador de resultados;

  • B.

    é um processo centrado na aprendizagem mais do que no ensino;

  • C.

    é um processo classificatório para situar os alunos na turma;

  • D.

    é um processo rotineiro independente do trabalho do professor;

  • E.

    é um processo distanciado da compreensão do aluno.

Mariano, inspetor de uma escola municipal de Louveira, está sempre atento aos alunos que deixam de freqüentar a escola, principalmente quanto aos que os educadores já tenham feito de tudo para evitar que eles se evadam. Com essa atitude, Mariano contribui para que a diretora Lúcia cumpra sua obrigação em relação a

  • A.

    cumprir as normas estabelecidas no Regimento Escolar.

  • B.

    orientar os educadores quanto às atitudes a tomar em relação aos alunos.

  • C.

    informar a equipe escolar dos problemas dos alunos da escola.

  • D.

    tomar decisões sobre as regras a serem observadas pelos educadores.

  • E.

    manter o Conselho Tutelar informado sobre as evasões escolares.

Luiz Carlos, inspetor de alunos da Escola Municipal "Rui Barbosa" da cidade de José Bonifácio, era muito querido pelos alunos da escola, pois sempre que ocorria algum problema ele era procurado pelos alunos e Luiz Carlos orientava-os com paciência, equilíbrio emocional, bom senso de observação e flexibilidade, mas sem perder a firmeza nas suas orientações. Com essas atitudes, Luiz Carlos procurava

  • A.

    zelar pelo seu bom desempenho como inspetor de alunos, pois, caso contrário, ele poderia perder o seu emprego.

  • B.

    ser indispensável para os alunos, pois com sua cordialidade ele conseguiria direcioná-los para onde quisesse.

  • C.

    agradar aos alunos e assim ter menos trabalho no desempenho de suas funções.

  • D.

    zelar pelo direito do aluno de buscar auxílio e orientação em situações de necessidade.

  • E.

    ser um exemplo de profissional, para que no futuro fosse apontado pelos alunos como um modelo a ser seguido.

No recreio e fora da sala de aula a ordem e a manutenção da disciplina é de responsabilidade do inspetor de alunos. No entanto, quando o inspetor de alunos impede que nesses momentos livres os alunos façam qualquer tipo de atividade recreativa, ele está

  • A.

    infringindo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no artigo que trata do direito da criança e do adolescente de ser respeitado pelos seus educadores.

  • B.

    se orientando pelas normas estabelecidas no Regimento Escolar, que trata do bom comportamento e ordem no recreio e nos momentos livres.

  • C.

    infringindo o ECA, no artigo que trata do direito da criança e do adolescente à liberdade de brincar, praticar esportes e divertir-se.

  • D.

    seguindo as orientações dadas pelo coordenador pedagógico, de que os alunos devem estudar na biblioteca e ter aulas de recuperação durante a hora do recreio.

  • E.

    exercendo a sua função como inspetor de alunos, que é manter a ordem e a disciplina no recreio e nas horas livres.

Antônio Carlos, inspetor de alunos de uma escola municipal da periferia de São Paulo, observava que havia no bairro muitas crianças e adolescentes em idade escolar, soltos pelas ruas sem nada para fazer. Preocupado com a situação levou o problema ao diretor da escola, que resolveu analisar a possibilidade de abrir novas vagas de matrícula, para oferecer aos pais desses alunos. Com essa medida, tanto o inspetor de alunos como o diretor auxiliaram esses pais a cumprir o que estabelece o ECA, no art. 55, que trata da

  • A.

    necessidade de proteger seus filhos dos perigos da rua.

  • B.

    obrigação de cuidar da educação, saúde e alimentação.

  • C.

    responsabilidade de proteger seus filhos de possíveis aliciadores.

  • D. obrigação de matricular seus filhos na rede regular de ensino.
  • E.

    proteção das crianças e dos adolescentes em idade escolar.

Durante o turno noturno de uma escola municipal da zona sul de São Paulo, Maria Helena, inspetora de alunos, observou que o grêmio estudantil durante a campanha de eleição fazia restrições aos alunos com condições sociais menos privilegiadas para comporem as chapas. Frente a essa situação, ela levou o problema ao diretor, que chamou os alunos para uma conversa e esclarecimentos sobre o que dispõe o ECA, no Art. 53, item IV, que trata do direito da criança e do adolescente de

  • A.

    organização e participação em entidades estudantis.

  • B.

    igualdade de tratamento com relação à raça, cor, credo e situação social.

  • C.

    ser respeitado em suas diferenças.

  • D.

    acesso e permanência em entidades estudantis para o exercício da cidadania.

  • E.

    contestar sobre os critérios para composição de chapas de grêmios estudantis.

Antônio, inspetor de aluno de uma escola municipal de Louveira, morava ao lado de uma família com três crianças na faixa etária de 7 a 10 anos, que eram exploradas pelo seu pai, que exigia que elas pedissem esmola num dos faróis no centro da cidade, enquanto ele ficava escondido observando a ação dos seus filhos. Comentando o episódio com o vice-diretor de sua escola, os dois decidiram procurar o Conselho Tutelar, pois de acordo com o Art. 5.° do ECA,

  • A.

    os filhos até a idade de 18 anos devem ter por parte dos seus pais proteção, alimentação e educação.

  • B.

    a família não pode deixar fora da escola os filhos em idade escolar, sob pena de punição.

  • C.

    nenhuma criança ou adolescente poderá ser objeto de qualquer forma de exploração, sob pena de punição.

  • D.

    o pai, cabeça da família, não tem o direito de desencaminhar os seus filhos com atitudes pouco recomendáveis.

  • E.

    nenhuma criança ou adolescente deve realizar atividades que possam prejudicar a formação de sua personalidade, considerando que são pessoas em desenvolvimento.

Omar é um aluno muçulmano de uma escola de Louveira. Ele é muito religioso e algumas vezes por dia faz orações, ajoelhado no chão. Sempre que ele faz isso, seus colegas debocham dele, ridicularizando-o. Irineu, inspetor da escola, preocupado com o fato, procura conversar com os meninos para que eles

  • A.

    evitem ser castigados por estarem ridicularizando seus colegas.

  • B.

    passem a respeitar os valores culturais das outras pessoas.

  • C.

    se afastem daqueles que são diferentes deles para evitar brigas.

  • D.

    aproveitem o momento para se divertirem com outras coisas.

  • E.

    tenham atitudes que agradem aos professores e demais educadores da escola.

Luciano, inspetor de alunos muito querido na escola, foi procurado por um grupo da 8.ª série para pedir-lhe ajuda, pois era considerado como uma pessoa de confiança e de muito bom senso. A questão é que os alunos estavam tendo problemas com uma professora, pois eles não concordavam com os critérios adotados por ela para avaliá-los e ela não aceitava nenhuma discussão sobre o assunto. Luciano, analisando o problema, aconselhou-os a procurar a coordenadora pedagógica para resolver a situação. A base que Luciano teve para dar esse conselho aos alunos foi pensando no

  • A.

    prejuízo escolar que eles poderiam ter, caso a avaliação estivesse sendo feita injustamente.

  • B.

    direito que eles tinham de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

  • C.

    modo de agir autoritário e pouco educativo da docente, não permitindo questionar e nem discutir um procedimento seu que causava incômodo à classe.

  • D.

    papel do coordenador pedagógico dentro da escola, que é especificamente orientar os alunos sobre quaisquer problemas que ocorrem em sala de aula.

  • E.

    seu próprio papel de inspetor de alunos, cuja função está ligada diretamente aos alunos fora da sala de aula e nos horários livres, para observância e manutenção da disciplina.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...