Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
No texto Rasas Razões (In: Barbosa, 2007), Regina Machado discorre sobre a formação dos professores de arte. Segundo a autora, para aprender é preciso desapegar-se do conhecido, ou seja,
jogar fora o que se sabe, para aproveitar o conhecimento atualizado e se apropriar dele.
saber escolher, dentro da experiência que se tem, o que pode ser aproveitável para a invenção do presente.
dominar um conjunto de conhecimentos que não faz parte da formação específica do professor de arte.
perceber e selecionar o que é correto para permanecer como pré-requisito na bagagem cultural.
ter disponibilidade interna para usar os meios digitais, deixando de utilizar os meios tradicionais em sala de aula.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Boa parte das canções brasileiras possui um caráter harmônico muito próximo da forma portuguesa de compor, o que pode ser notado, principalmente,
nas cantorias dos repentistas e melodias melancólicas da MPB.
nas cantigas infantis e canções com temática amorosa.
na música religiosa das igrejas e nas canções com temática urbana.
nas cantigas de ninar e nos hinos pátrios.
na música evangélica e nas cantorias dos repentistas.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Em 2010, as TVs Educativas do Brasil exibiram o documentário Carta Sonora, no qual a cidade de São Paulo foi observada a partir de sua sonoridade. Segundo os diretores Suzana Reck Miranda, Mario Cassettari e Cacá Machado, a concepção do documentário foi inspirada nas idéias de Murray Schafer sobre
Musicalização.
Formatividade Sonora.
Ecologia Acústica.
Improvisação Vocal.
Paisagem Sonora.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
O trabalho de educação musical proposto por Murray Schafer envolve, entre outras práticas:
composição estética, criatividade, notação musical.
leitura de partituras, construção de instrumentos e criatividade.
disciplina, concentração e capacidade de dialogar.
improvisação, composição e escuta.
notação musical, conversa e escuta.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Durante a primeira metade do século 20, surgiram vários métodos de educação musical que valorizavam a participação ativa dos alunos nas aulas de música e utilizavam, predominantemente, a música tonal e a música étnica para desenvolver suas proposta. Porém, nessa mesma época, a linguagem musical passava por transformações em vários aspectos, dentre eles:
A harmonia tonal, a polirritmia e os elementos tonais justapostos e recombinados de diferentes maneiras.
Um pensamento musical marcado pela polifonia e o ruído como elemento composicional.
Os elementos musicais som e ruído e o colorido de múltiplos timbres de instrumentos rítmicos percursivos.
A eletrificação dos instrumentos, como a da guitarra elétrica, a fabricação de timbres em sintetizadores e a primazia do meio sonoro acústico da música eletrônica.
A ampliação dos meios sonoros disponíveis, o silêncio como elemento composicional e novas maneiras de grafar o som.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Segundo Patrice Pavis (2008), a análise de um espetáculo teatral pode, entre outros fatores, ser desencadeada tanto pela fotografia quanto pelo registro audiovisual. O estudo da documentação fotográfica, entre outros aspectos, possibilita
o espelho fiel de um espetáculo que já passou, mantendo sua atmosfera.
a percepção mais real do espetáculo, pois registra aquilo que é da categoria do efêmero.
a precisão trazida para um detalhe ou um momento fugaz quase imperceptível a olho nu.
a visão do ponto de vista do espectador em relação ao palco, pois o fotógrafo fica posicionado na plateia.
o contato com as fotos de divulgação, único material iconográfico disponível para análise em convites, programas e anúncios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Descrever um espetáculo obriga a pensar em fenômenos visuais e acústicos em conjunto. Nesse sentido, para Patrice Pavis (2008), é música
tudo que é audível no palco e na plateia; os sons, os ruídos, o meio ambiente, os textos etc.
tudo que é gravado como trilha sonora.
somente composições cantadas durante o espetáculo.
somente a palavra dos personagens em cena.
somente os efeitos sonoros que têm como único objetivo tornar uma situação reconhecível.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Conservação e Manutenção Geral - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2011
Em uma planta de telhado, os espigões formam ângulos com as projeções de quaisquer paredes e estes partem dos cantos externos.
O valor deste ângulo é:
de 30°.
de 45°.
de 60°.
a metade do ângulo formado entre as parede.
a perpendicular ao ângulo da parede.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Controlador de Circulações de Trens - MAKIYAMA - 2011
O acidente que ocorre em via pública no retorno do funcionário a sua casa é classificado como:
Acidente de trajeto.
Ato inseguro.
Fator pessoal de insegurança.
Condição insegura.
Nenhuma das alternativas está correta.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cozinheiro - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Associe a 1ª coluna com a 2ª para descrever os tipos de serviço à mesa em restaurantes.
1. Serviço à francesa
2. Serviço à inglesa direto
3. Serviço à inglesa indireto
4. Serviço empratado
5. Serviço à americana
( ) O garçom apresenta a travessa com o alimento pelo lado esquerdo do comensal. Apoia a travessa sobre o gueridon, monta o prato individual e serve o cliente à mesa pelo lado direito.
( ) Os garçons apenas atuam no serviço de bebidas e desembaraço das mesas, uma vez que os comensais se servem de um bufê e comem de pé ou sentados nas mesas.
( ) O garçom apresenta a travessa com o alimento pelo lado esquerdo do comensal para que este possa servir-se.
( ) O garçom apresenta a travessa com o alimento pelo lado esquerdo do comensal. O garçom realiza o serviço com o auxílio do sistema alicate.
( ) Os pratos individuais são montados na cozinha e trazidos pelos garçons sendo colocados à frente do comensal pelo lado direito.
De cima para baixo a sequência correta é:
5, 3, 4, 1, 2.
2, 5, 1, 3, 4.
3, 5, 2, 1, 4.
3, 5, 1, 2, 4.
4, 3, 2, 1, 5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...