Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2011

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No texto Rasas Razões (In: Barbosa, 2007), Regina Machado discorre sobre a formação dos professores de arte. Segundo a autora, para aprender é preciso desapegar-se do conhecido, ou seja,

  • A.

    jogar fora o que se sabe, para aproveitar o conhecimento atualizado e se apropriar dele.

  • B.

    saber escolher, dentro da experiência que se tem, o que pode ser aproveitável para a invenção do presente.

  • C.

    dominar um conjunto de conhecimentos que não faz parte da formação específica do professor de arte.

  • D.

    perceber e selecionar o que é correto para permanecer como pré-requisito na bagagem cultural.

  • E.

    ter disponibilidade interna para usar os meios digitais, deixando de utilizar os meios tradicionais em sala de aula.

Boa parte das canções brasileiras possui um caráter harmônico muito próximo da forma portuguesa de compor, o que pode ser notado, principalmente,

  • A.

    nas cantorias dos repentistas e melodias melancólicas da MPB.

  • B.

    nas cantigas infantis e canções com temática amorosa.

  • C.

    na música religiosa das igrejas e nas canções com temática urbana.

  • D.

    nas cantigas de ninar e nos hinos pátrios.

  • E.

    na música evangélica e nas cantorias dos repentistas.

Em 2010, as TVs Educativas do Brasil exibiram o documentário Carta Sonora, no qual a cidade de São Paulo foi observada a partir de sua sonoridade. Segundo os diretores Suzana Reck Miranda, Mario Cassettari e Cacá Machado, a concepção do documentário foi inspirada nas idéias de Murray Schafer sobre

  • A.

    Musicalização.

  • B.

    Formatividade Sonora.

  • C.

    Ecologia Acústica.

  • D.

    Improvisação Vocal.

  • E.

    Paisagem Sonora.

O trabalho de educação musical proposto por Murray Schafer envolve, entre outras práticas:

  • A.

    composição estética, criatividade, notação musical.

  • B.

    leitura de partituras, construção de instrumentos e criatividade.

  • C.

    disciplina, concentração e capacidade de dialogar.

  • D.

    improvisação, composição e escuta.

  • E.

    notação musical, conversa e escuta.

Durante a primeira metade do século 20, surgiram vários métodos de educação musical que valorizavam a participação ativa dos alunos nas aulas de música e utilizavam, predominantemente, a música tonal e a música étnica para desenvolver suas proposta. Porém, nessa mesma época, a linguagem musical passava por transformações em vários aspectos, dentre eles:

  • A.

    A harmonia tonal, a polirritmia e os elementos tonais justapostos e recombinados de diferentes maneiras.

  • B.

    Um pensamento musical marcado pela polifonia e o ruído como elemento composicional.

  • C.

    Os elementos musicais som e ruído e o colorido de múltiplos timbres de instrumentos rítmicos percursivos.

  • D.

    A eletrificação dos instrumentos, como a da guitarra elétrica, a fabricação de timbres em sintetizadores e a primazia do meio sonoro acústico da música eletrônica.

  • E.

    A ampliação dos meios sonoros disponíveis, o silêncio como elemento composicional e novas maneiras de grafar o som.

Segundo Patrice Pavis (2008), a análise de um espetáculo teatral pode, entre outros fatores, ser desencadeada tanto pela fotografia quanto pelo registro audiovisual. O estudo da documentação fotográfica, entre outros aspectos, possibilita

  • A.

    o espelho fiel de um espetáculo que já passou, mantendo sua atmosfera.

  • B.

    a percepção mais real do espetáculo, pois registra aquilo que é da categoria do efêmero.

  • C.

    a precisão trazida para um detalhe ou um momento fugaz quase imperceptível a olho nu.

  • D.

    a visão do ponto de vista do espectador em relação ao palco, pois o fotógrafo fica posicionado na plateia.

  • E.

    o contato com as fotos de divulgação, único material iconográfico disponível para análise em convites, programas e anúncios.

Descrever um espetáculo obriga a pensar em fenômenos visuais e acústicos em conjunto. Nesse sentido, para Patrice Pavis (2008), é “música”

  • A.

    tudo que é audível no palco e na plateia; os sons, os ruídos, o meio ambiente, os textos etc.

  • B.

    tudo que é gravado como trilha sonora.

  • C.

    somente composições cantadas durante o espetáculo.

  • D.

    somente a palavra dos personagens em cena.

  • E.

    somente os efeitos sonoros que têm como único objetivo tornar uma situação reconhecível.

Em uma planta de telhado, os espigões formam ângulos com as projeções de quaisquer paredes e estes partem dos cantos externos.

O valor deste ângulo é:

  • A.

    de 30°.

  • B.

    de 45°.

  • C.

    de 60°.

  • D.

    a metade do ângulo formado entre as parede.

  • E.

    a perpendicular ao ângulo da parede.

O acidente que ocorre em via pública no retorno do funcionário a sua casa é classificado como:

  • A.

    Acidente de trajeto.

  • B.

    Ato inseguro.

  • C.

    Fator pessoal de insegurança.

  • D.

    Condição insegura.

  • E.

    Nenhuma das alternativas está correta.

Associe a 1ª coluna com a 2ª para descrever os tipos de serviço à mesa em restaurantes.

1. Serviço à francesa

2. Serviço à inglesa direto

3. Serviço à inglesa indireto

 4. Serviço empratado

5. Serviço à americana

( ) O garçom apresenta a travessa com o alimento pelo lado esquerdo do comensal. Apoia a travessa sobre o gueridon, monta o prato individual e serve o cliente à mesa pelo lado direito.

( ) Os garçons apenas atuam no serviço de bebidas e desembaraço das mesas, uma vez que os comensais se servem de um bufê e comem de pé ou sentados nas mesas.

( ) O garçom apresenta a travessa com o alimento pelo lado esquerdo do comensal para que este possa servir-se.

 ( ) O garçom apresenta a travessa com o alimento pelo lado esquerdo do comensal. O garçom realiza o serviço com o auxílio do sistema alicate.

 ( ) Os pratos individuais são montados na cozinha e trazidos pelos garçons sendo colocados à frente do comensal pelo lado direito.

De cima para baixo a sequência correta é:

  • A.

    5, 3, 4, 1, 2.

  • B.

    2, 5, 1, 3, 4.

  • C.

    3, 5, 2, 1, 4.

  • D.

    3, 5, 1, 2, 4.

  • E.

    4, 3, 2, 1, 5.

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