Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2017

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma das habilidades básicas necessárias ao profissional da secretaria executiva é

  • A. dominar a análise de sistemas de informática.
  • B. fluência no domínio de idiomas estrangeiros.
  • C. experiência em administração empresarial.
  • D. competência em economia e contabilidade.

Sobre uso e conservação de equipamentos de escritório, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A manutenção permanente dos equipamentos de escritório é realizada pelos técnicos e consiste na verificação diária do seu funcionamento.

II. A manutenção corretiva dos equipamentos de escritório é realizada pelos técnicos e consiste na solução de problemas detectados na manutenção permanente e preventiva.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, apenas
  • B. I e II
  • C. Nenhuma
  • D. II, apenas

As cartas comerciais são de grande utilidade e possuem intenso fluxo nas rotinas empresariais.

Com relação às cartas comerciais, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Carta de advertência ou simplesmente advertência – De uso interno e busca chamar a atenção ou advertir as pessoas quanto a comportamentos ou ocorrências indesejadas na empresa.

( ) Carta cobrança – Meio textual que tem por objetivo solicitar um pagamento ou regularização de débito e pode ser feita por envio automático, por e-mail, pelos correios e outros meios.

( ) Resposta a consulta – Destaca informações que podem ser referentes a cadastro pessoal, registro profissional, imóveis, informações de estabelecimentos e outras por solicitação e interesse de um solicitante.

( ) Carta serial – Identificada por código de barras, sobre a qual os destinatários e remetentes já têm conhecimento do assunto; normalmente traz apenas números, localizadores ou codificadores alfanuméricos.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. F F V V
  • B. V F V V
  • C. V V V F
  • D. V V V V

Analise a situação hipotética a seguir. Luiz Antônio está iniciando seus trabalhos de rotina de escritório na sua empresa. Aparentemente simples, os protocolos ou procedimentos para a prática das correspondências utilizando a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) exigem alguns cuidados, pois:

I. todo tipo de objeto pode ser expedido por via postal, inclusive substâncias deterioráveis, corrosivas, material contaminante e outros, desde que devidamente identificados.

II. a correspondência deve ser fechada com cola e a ECT não irá aceitar correspondência grampeada, lacrada com fita adesiva ou semelhante ou com fecho sujo ou com excesso de cola.

III. certos impressos, como folhetos promocionais, podem ter tarifas reduzidas. Para isso, os envelopes devem estar abertos e ter na frente a palavra “impresso” carimbada ou anotada. A ECT verificará se o conteúdo se enquadra nas normas prescritas para esse tipo de serviço.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A. I, II e III.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I, apenas.

O formulário é um eficiente meio de comunicação, registro e transmissão de informações. Muitos fatores e necessidades justificam a utilização de formulários nas empresas.

Com relação a esses fatores e necessidades, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Para a função controle, que é uma realidade nos processos administrativos de diversas áreas como qualidade, atendimento, produção e outras, quanto maior o número de formulários, mais eficiente será o controle.
  • B. Para segurança e capacitação na empresa, a consolidação de um conjunto de dados e informações em formulários possibilita ao funcionário tomar uma decisão mais estruturada ou orientada.
  • C. Um fator crucial é a importância das informações registradas, pois o sucesso de uma empresa pode depender de ter o dado ou informação certa, na hora certa.
  • D. A necessidade da padronização nas comunicações, que é um fator fundamental no esquema de eficiência da comunicação nas empresas.

Analise os termos a seguir, em relação a correspondências e documentos, e correlacione a COLUNA I com a COLUNA II.

COLUNA I

1. Correspondência interna

2. Correspondência externa

3. Documentação jurídica

4. Documentação contábil

COLUNA II

( ) Cartas de pessoas e empresas

( ) Orçamentos, notas fiscais, folhas de pagamento, duplicatas, faturas.

( ) Comunicados, memorandos, instruções, comunicações de rotina.

( ) Contratos, pendências, escrituras, legislação, atas.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 1 2 3 4
  • B. 3 1 2 4
  • C. 2 4 1 3
  • D. 4 1 3 2

Quando se fala ao telefone, somos julgados pela pela dicção, pela forma como tratamos as pessoas e pela nossa capacidade de articular pensamentos. Portanto, quando falarmos ao telefone devemos:

I. Chamar o interlocutor pelo nome.

II. Pedir para a pessoa aguardar na linha quando não se tiver uma resposta para lhe dar, jamais pedindo, se possível, seu número de telefone para que possa retornar-lhe mais tarde.

III. Evitar utilizar termos técnicos durante a conversa, de forma a facilitar a compreensão das informações por parte do interlocutor.

IV. Não use expressões como obrigada, às ordens, desculpe-me ou por favor, pois estes são jargões que devem ser suprimidos do diálogo.

Pode-se afirmar que:

  • A. Apenas III é verdadeira.
  • B. I, II, III e IV são verdadeiras.
  • C. Apenas I e III são verdadeiras.
  • D. Apenas I, II e III são verdadeiras.

Estão corretos todos os códigos de operadoras de longa distância do Brasil, EXCETO:

  • A. Embratel – Código 21.
  • B. GVT – 25.
  • C. TIM – Código 14.
  • D. Telefônica – Código 15.

Feedback é a informação que se dá a um indivíduo sobre como o seu comportamento ou desempenho está sendo percebido e como isso está afetando a postura dos demais membros de um grupo. Para que o feedback seja eficaz são necessárias todas as características abaixo apresentadas, EXCETO que:

  • A. Ofereça orientação quanto aos padrões desejados de desempenho.
  • B. Seja compatível com as necessidades do comunicador e do receptor.
  • C. Seja iniciado pelos pontos a desejar e só após, seja privilegiado o desempenho ótimo.
  • D. Indique por meio de fatos, o comportamento observado.

São características necessárias a um bom profissional todas as seguintes, EXCETO:

  • A. Capacidade de trabalhar sobre pressão.
  • B. Beleza.
  • C. Capacidade de lidar com imprevistos.
  • D. Comprometimento.
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