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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Base de Certificação de um projeto aeronáutico a ser homologado ou certificado é:
uma coletânea de todos os Regulamentos Brasileiros de Homologação Aeronáutica, ou seja, todos os RBHA;
o local determinado para se realizar os ensaios de certificação;
o documento que reúne todos os princípios de segurança de vôo estabelecidos pela ICAO;
um documento do processo de certificação no qual estão estabelecidos os requisitos de segurança, os requisitos de ruídos e emissões, as condições especiais para certificação, os níveis equivalentes segurança, os meios alternativos de cumprimento de requisitos e as isenções solicitadas;
o local em que a aeronave foi certificada pela primeira vez antes de ser exportada para o país em que passará a operar.
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Observe as afirmativas a seguir, com relação ao fenômeno aeroelástico conhecido como Divergência:
I – O fenômeno ocorre porque nenhuma estrutura é totalmente rígida.
II – É um tipo de aeroelasticidade dinâmica;
III – Ocorre quando uma superfície sustentadora sofre deflexão devido a um carregamento aerodinâmico, o que ocasiona um aumento de carga sobre o perfil, até a carga limite, causando a falha da estrutura.
Assinale a alternativa correta:
apenas a afirmativa I está correta;
apenas as afirmativas I e III estão corretas;
apenas as afirmativas I e II estão corretas;
apenas as afirmativas II e III estão corretas;
todas as afirmativas estão corretas.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Com relação à Camada-Limite nos escoamentos subsônicos, avalie as afirmativas a seguir:
I - Em um escoamento sobre uma placa plana, uma região laminar se forma no bordo de ataque de uma placa, após observa-se uma região de transição onde o escoamento muda de laminar para turbulento, com conseqüente aumento da espessura da camada-limite.
II - Em um escoamento sobre uma placa plana, uma região turbulenta se forma no bordo de ataque de uma placa devido ao impacto com o ar, após observar-se uma região de transição onde o escoamento muda de turbulento para laminar, com conseqüente diminuição da espessura da camada-limite.
III - A situação de estol em uma aeronave é caracterizada pelo descolamento do fluxo de ar do extradorso da asa, resultando em diminuição da sustentação.
IV - O Slat é um dispositivo de hiper-sustentação auxiliar que acelera o descolamento da camada limite.
Assinale a alternativa correta:
apenas a afirmativa I está correta;
as afirmativas I, II e IV estão corretas;
as afirmativas II, III e IV estão corretas;
as afirmativas I, III e IVestão corretas.
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A finalidade de uma Inspeção de Conformidade antes de um ensaio de um processo de certificação é:
verificar e documentar objetivamente quais aeronaves, partes, componentes, sistemas e corpos-de-prova, bem como instalações de ensaio, sistemas de medida e de aquisição de dados, estão em conformidade com o projeto de tipo e com as correspondentes propostas de ensaio e outros documentos referenciados;
verificar se o ensaio foi realizado de acordo com o descrito no manual de vôo da aeronave;
registrar os resultados do ensaio;
permitir que o fabricante testemunhe a execução dos ensaios que julgar necessário;
inspecionar a aeronave para verificar sua condição de vôo seguro e de acordo com o plano de vôo.
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Em relação aos ensaios em vôo oficiais de certificação NÃO é correto afirmar que:
são executados pela autoridade certificadora para confirmar certos dados técnicos obtidos nos ensaios em vôo do requerente cuja verificação foi julgada necessária segundo critérios aceitáveis e pré-estabelecidos;
são realizados pelo fabricante para demonstrar que a aeronave tem condições de decolar e pousar em segurança;
determinam as limitações operacionais, procedimentos e informações necessários aos pilotos;
incluem os ensaios dedicados para avaliar o funcionamento e a confiabilidade dos sistemas da aeronave;
avaliam o desempenho da aeronave, características de vôo, qualidades de vôo, interface homem-máquina (fator humano) e operação de equipamentos.
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Com relação ao termo "Dificuldades em Serviço", avalie as afirmativas a seguir:
I - É um sistema que coleta e processa todas as informações relativas a acidentes e incidentes ocorridos com aeronaves.
II - É um sistema que busca assegurar que quaisquer falhas, mal-funcionamentos ou defeitos em quaisquer produtos aeronáuticos sejam relatados e apropriadamente analisados.
III - É um sistema cujas atividades se iniciam após o término do processo de certificação.
IV - É um sistema utilizado para a manutenção da aeronavegabilidade continuada dos projetos certificados.
Estão corretas as afirmativas:
I e II, apenas;
III e IV, apenas;
I, II e III, apenas;
II, III e IV, apenas;
I, II, III e IV.
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Um Certificação de Homologação de Empresa (CHE) é emitido, pela autoridade certificadora, para uma empresa fabricante de um produto aeronáutico,nas seguintes circustâncias, EXCETO:
quando a empresa demonstra que todos os instrumentos utilizados no processo de fabricação de uma aeronave certificada estão calibrados;
quando a empresa demonstra que todos os aspectos da fabricação estão estruturados para reproduzir um exemplar exatamente com as mesmas características do projeto aprovado;
no momento em que a empresa encerra o processo de desenvolvimento do protótipo;
quando a empresa demonstra que seu sistema de produção é capaz de assegurar rastreabilidade do processo produtivo;
quando a empresa demonstra a eficácia do seu sistema de controle de fornecedores de matéria prima, equipamentos e partes.
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Com relação à Análise de Falha dos sistemas integrados a uma aeronave, avalie as afirmativas a seguir:
I - O processo é composto por uma análise qualitativa.
II - O processo é composto por uma análise quantitativa.
III - O processo de análise considera os impactos funcionais da falha.
IV - A análise considera os modos de falhas e seus efeitos.
Estão corretas as afirmativas:
I e II, apenas;
III e IV, apenas;
I, II e III, apenas;
II, III e IV, apenas;
I, II, III e IV.
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Com relação ao fenômeno da fadiga em aeronaves, NÃO é correto afirmar que:
é fratura resultante é do tipo frágil e não apresenta deformação plástica visível;
é uma falha que sempre ocorre devido aos grandes esforços, aqueles esforços muito acima dos previstos no projeto, gerados pela operação fora do envelope de vôo da aeronave;
a falha pode ter início em um ponto de corrosão superficial;
a falha pode iniciar em pontos de concentração de tensão, tais como: furos, rasgos de chavetas, cantos vivos, descontinuidades;
fadiga é um fenômeno através do qual o material apresenta uma tendência de fraturar, a partir de uma pequena fissura, sob a aplicação de tensões cíclicas ou alternadas, de grandeza muito inferior à sua resistência nominal.
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Com relação aos métodos de avaliação de resistência à fadiga em estruturas aeronáuticas, pode-se afirmar que:
em uma estrutura do tipo "FAIL SAFE", os estudos e análises são conduzidos de modo que se um elemento da estrutura da aeronave falhar, a estrutura restante não suportará a carga atuante até um pouso e nem mesmo até um reparo programado;
em uma estrutura do tipo "SAFE LIFE", os estudos e análises são conduzidos de modo que devem ocorrer muitas falhas não previstas durante toda a vida aprovada da aeronave;
em uma estrutura desenvolvida dentro dos critérios de tolerância ao dano, "DAMAGE TOLERANCE", convive-se com a trinca causada por fadiga até a fratura completa da estrutura;
em uma estrutura do tipo "FAIL SAFE", os estudos e análises são conduzidos de modo que se na estrutura da aeronave falhar um elemento, a estrutura restante suportará a carga atuante até o pouso ou mesmo até um reparo programado;
em uma estrutura do tipo "SAFE LIFE", os estudos e análises são conduzidos de modo que poucas falhas não previstas ocorram durante o início vida aprovada da aeronave e muitas falhas previstas ocorram ao final.
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