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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A expressão "informação SIGMET", nos níveis de cruzeiro subsônico, refere-se aos seguintes fenômenos:
I – Áreas de trovoada; ciclone tropical; linha de instabilidade forte;
II – Windshear; ventos cruzados;
III – Granizo forte; turbulência forte; forte formação de gelo;
IV – Ondas orográficas acentuadas; tempestade extensa de poeira ou areia
Estão corretas as afirmações:
I, II e III, apenas;
I, III e IV, apenas;
I, II e IV, apenas;
II, III e IV, apenas;
I, II, III e IV.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Em condições meteorológicas visuais, o procedimento a ser executado pela aeronave com falha de comunicação, segundo a IMA 100-12, é:
prosseguir em vôo VFR e pousar no aeródromo mais próximo;
retornar ao seu aeródromo de origem;
prosseguir seu vôo VFR até manter contato;
retornar buscando fazer contato com outras aeronaves;
manter-se em procedimento de espera até restabelecimento da comunicação.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Existem diferentes tipos de alerta que geram a necessidade de providências por parte da TWR. A maioria deles envolve o Centro de Operação de Emergência ou o Órgão de Salvamento e Contra-Incêndio. Os três tipos de alerta são:
azul, amarelo e vermelho;
branco, amarelo e vermelho;
amarelo, laranja e vermelho;
branco, vermelho e preto;
azul, vermelho e preto.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Uma aproximação de precisão termina quando
a aeronave cruza a cabeceira;
o piloto declara contato visual com a pista;
se inicia a descida final;
a aeronave toca na pista;
a aeronave atinge altitude de decisão.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A indicação de localização da sala AIS deve ser feita através da letra " C " na cor:
negra sobre fundo amarelo;
negra sobre fundo branco;
vermelha sobre fundo amarelo;
vermelha sobre fundo branco;
branca sobre fundo negro.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Um quadrado vermelho com uma diagonal amarela, quando colocado na área de sinalização do aeródromo, indica que:
deve-se pousar, decolar ou taxiar somente nas áreas pavimentadas ou compactadas;
deve-se operar pela trajetória lateral da área de movimento;
deve-se tomar precauções especiais durante a aproximação e o pouso;
não se deve operar no aeródromo, exceto em emergência;
o pouso está proibido por tempo determinado.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
As mensagens de emergência serão sempre precedidas da expressão:
do designativo da aeronave;
do designativo do vôo;
ATENÇÃO CONTROLE;
PAN, PAN, PAN;
MAYDAY, MAYDAY, MAYDAY
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As aeronaves que disponham de equipamento transponder em funcionamento deverão mantê-lo acionado durante todo o tempo do vôo. Quando houver falha na comunicação, deverão selecionar, no modo 3/A, o código:
2000;
7500;
7600;
7700;
0000.
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Quando uma aeronave não chega dentro de 30 minutos subseqüentes à hora prevista de chegada estimada pelo piloto ou calculada pelo órgão ATS, caracteriza-se a fase de emergência denominada:
INCERFA;
ALERFA;
DETRESFA;
ALERTA AMARELO;
ALERTA VERMELHO.
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Durante as operações de aproximação e pouso, NÃO é responsabilidade do piloto em comando reportar ao órgão AFIS:
as horas de pouso e decolagem;
a pista escolhida antes de entrar no circuito de tráfego;
a situação do trem de pouso na perna-base ou aproximação final;
o número de passageiros na sua aeronave;
o procedimento de aproximação ou de saída por instrumento.
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