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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Observe as afirmativas a seguir, com relação aos Sistemas Anemométricos das aeronaves:
I – Um sistema anemométrico pode estar sujeito a erros de instrumento, erros de retardo de pressão e erros de posição.
II – A velocidade aerodinâmica de uma aeronave é obtida por meio da comparação entre a medida da pressão dinâmica e a medida da pressão estática.
III – A altitude da aeronave é obtida por meio da medida da pressão dinâmica do sistema anemométrico.
Assinale a alternativa correta:
apenas a afirmativa I está correta;
apenas a afirmativa II está correta;
apenas as afirmativas I e II estão corretas;
apenas as afirmativas II e III estão corretas;
todas as afirmativas estão corretas.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O Sistema Anemométrico de uma aeronave deve ser calibrado antes dos ensaios de desempenho e/ou de qualidade de vôo pelos seguintes motivos:
I - A natureza da atmosfera é capaz de indicar, por meio do sistema anemométrico, os parâmetros de desempenho e de qualidade de vôo das aeronaves.
II - Os indicadores de altitude e de velocidade instalados em uma aeronave podem estar sujeitos a erros.
III - Os dados obtidos nos ensaios serão reduzidos às condições da Atmosfera Padrão para permitir comparação de resultados obtidos em condições atmosféricas diferentes.
IV - O altímetro e o velocímetro podem ser calibrados para eliminar os erros inerentes ao sistema anemométrico.
Estão corretos os motivos:
I e II, apenas;
III e IV, apenas;
I, II e III, apenas;
II, III e IV, apenas;
I, II, III e IV.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Observe as afirmativas a seguir, em relação ao fenômeno conhecido como "Flutter", em aviação:
I – é um fenômeno aeroelástico estático;
II – é um fenômeno aeroelástico dinâmico;
III –é um caso de ressonância aeroelástica causada pelo acoplamento entre forças aerodinâmicas, elásticas e de inércia, atuantes na superfície de uma aeronave.
Assinale a alternativa correta:
apenas a afirmativa I está correta;
apenas a afirmativa II está correta;
apenas as afirmativas I e II estão corretas;
apenas as afirmativas II e III estão corretas;
todas as afirmativas estão corretas.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Com relação aos vôos de certificação em um processo de homologação de tipo de uma aeronave, é correto afirmar que:
os vôos de certificação somente se iniciam quando o projeto está suficientemente maduro e a autoridade certificadora tem informações suficientes de que os vôos podem ser realizados dentro de padrões de segurança de vôo;
os vôos são realizados pelo requerente somente para verificação de desempenho;
os pilotos da autoridade certificadora participam por força de lei de todos os vôos da aeronave;
os vôos de certificação se iniciam assim que o requerente solicita a certificação;
os vôos de certificação podem se iniciar na fase de anteprojeto para testar limites de padrões de segurança de vôo.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Observe as afirmativas a seguir, em relação aos ensaios de Desempenho em Vôo:
I – são ensaios para determinar as velocidades de estol nas diversas configurações de trem e de flap;
II – são ensaios para se determinar a distância de decolagem em diversas condições;
III –são ensaios para se determinar o gradiente de subida após a decolagem, em caso de falha de motor em aeronaves multimotores.
Assinale a alternativa correta:
apenas a afirmativa I está correta;
apenas a afirmativa II está correta;
apenas as afirmativas I e II estão corretas;
apenas as afirmativas II e III estão corretas;
todas as afirmativas estão corretas.
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Observe as afirmativas a seguir, em relação aos ensaios de Qualidade de Vôo:
I - São ensaios para verificar o controle da aeronave nas condições de estol.
II - São ensaios para se determinar as velocidades máximas da aeronave.
III - São ensaios para se avaliar o controle e as forças exercidas nos comandos em condições de derrapagem.
Assinale a alternativa correta:
apenas as afirmativas I e III estão corretas;
apenas a afirmativa II está correta;
apenas as afirmativas I e II estão corretas;
apenas as afirmativas II e III estão corretas;
todas as afirmativas estão corretas.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A expressão "rastreabilidade metrológica" significa:
que em um processo produtivo, todos os equipamentos de medições são cadastrados e armazenados adequadamente;
um conjunto de operações que obedece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados pelos instrumentos de medição ou sistema de medição e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões;
que um instrumento está cadastrado e as informações de seu fabricante estão disponíveis;
propriedade do resultado de uma medição estar relacionado a referências estabelecidas, geralmente padrões nacionais ou internacionais, através de uma cadeia contínua de comparações;
o nível de significância de uma medição.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Observe as afirmativas a seguir, em relação às Modificações de um Projeto certificado:
I – As modificações não precisam ser aprovadas porque o projeto já foi certificado anteriormente.
II – Toda modificação que possa afetar substancialmente o peso, o balanceamento, a resistência estrutural, as características de vôo, de manobrabilidade ou qualquer outra característica ligada à aeronavegabilidade do produto aeronáutico deverá ser aprovada pela autoridade aeronáutica.
III –As modificações relacionadas somente com o interior, que não afetem a estrutura da aeronave, não precisam ser aprovadas pela autoridade certificadora.
Assinale a alternativa correta:
apenas as afirmativas I e III estão corretas;
apenas a afirmativa II está correta;
apenas as afirmativas I e II estão corretas;
apenas as afirmativas II e III estão corretas;
todas as afirmativas estão corretas.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Observe as afirmativas a seguir, em relação aos projetos aeronáuticos:
I - o "layout" do interior da cabine de passageiros requer atividades de análise e aprovação durante o processo de certificação;
II - os materiais utilizados no revestimento dos assentos das aeronaves devem atender aos requisitos de certificação do projeto;
III - os placares e avisos no interior de uma aeronave em processo de certificação de tipo não são submetidos à análise e aprovação pela autoridade certificadora, por serem apenas orientações gerais para os passageiros.
Assinale a alternativa correta:
apenas as afirmativas I e III estão corretas;
apenas a afirmativa II está correta;
apenas as afirmativas I e II estão corretas;
apenas as afirmativas II e III estão corretas;
todas as afirmativas estão corretas.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A missão da Federal Aviation Administration é prover:
o mais seguro e eficiente sistema aeroespacial para o mundo;
o mais seguro e eficiente sistema aeronáutico para os Estados Unidos;
o mais seguro e eficiente sistema de aviação civil para os Estados Unidos;
a regulamentação do espaço aéreo norte-americano;
a segurança para o transporte aéreo mundial.
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