Questões sobre Aviação / Aeronaves

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Observe as afirmativas a seguir, com relação aos Sistemas Anemométricos das aeronaves:

I – Um sistema anemométrico pode estar sujeito a erros de instrumento, erros de retardo de pressão e erros de posição.

II – A velocidade aerodinâmica de uma aeronave é obtida por meio da comparação entre a medida da pressão dinâmica e a medida da pressão estática.

III – A altitude da aeronave é obtida por meio da medida da pressão dinâmica do sistema anemométrico.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

O Sistema Anemométrico de uma aeronave deve ser calibrado antes dos ensaios de desempenho e/ou de qualidade de vôo pelos seguintes motivos:

I - A natureza da atmosfera é capaz de indicar, por meio do sistema anemométrico, os parâmetros de desempenho e de qualidade de vôo das aeronaves.

II - Os indicadores de altitude e de velocidade instalados em uma aeronave podem estar sujeitos a erros.

III - Os dados obtidos nos ensaios serão reduzidos às condições da Atmosfera Padrão para permitir comparação de resultados obtidos em condições atmosféricas diferentes.

IV - O altímetro e o velocímetro podem ser calibrados para eliminar os erros inerentes ao sistema anemométrico.

Estão corretos os motivos:

  • A.

    I e II, apenas;

  • B.

    III e IV, apenas;

  • C.

    I, II e III, apenas;

  • D.

    II, III e IV, apenas;

  • E.

    I, II, III e IV.

Observe as afirmativas a seguir, em relação ao fenômeno conhecido como "Flutter", em aviação:

I – é um fenômeno aeroelástico estático;

II – é um fenômeno aeroelástico dinâmico;

III –é um caso de ressonância aeroelástica causada pelo acoplamento entre forças aerodinâmicas, elásticas e de inércia, atuantes na superfície de uma aeronave.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

Com relação aos vôos de certificação em um processo de homologação de tipo de uma aeronave, é correto afirmar que:

  • A.

    os vôos de certificação somente se iniciam quando o projeto está suficientemente maduro e a autoridade certificadora tem informações suficientes de que os vôos podem ser realizados dentro de padrões de segurança de vôo;

  • B.

    os vôos são realizados pelo requerente somente para verificação de desempenho;

  • C.

    os pilotos da autoridade certificadora participam por força de lei de todos os vôos da aeronave;

  • D.

    os vôos de certificação se iniciam assim que o requerente solicita a certificação;

  • E.

    os vôos de certificação podem se iniciar na fase de anteprojeto para testar limites de padrões de segurança de vôo.

Observe as afirmativas a seguir, em relação aos ensaios de Desempenho em Vôo:

 I – são ensaios para determinar as velocidades de estol nas diversas configurações de trem e de flap;

 II – são ensaios para se determinar a distância de decolagem em diversas condições;

 III –são ensaios para se determinar o gradiente de subida após a decolagem, em caso de falha de motor em aeronaves multimotores.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

Observe as afirmativas a seguir, em relação aos ensaios de Qualidade de Vôo:

I - São ensaios para verificar o controle da aeronave nas condições de estol.

II - São ensaios para se determinar as velocidades máximas da aeronave.

III - São ensaios para se avaliar o controle e as forças exercidas nos comandos em condições de derrapagem.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas;

  • B.

    apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

A expressão "rastreabilidade metrológica" significa:

  • A.

    que em um processo produtivo, todos os equipamentos de medições são cadastrados e armazenados adequadamente;

  • B.

    um conjunto de operações que obedece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados pelos instrumentos de medição ou sistema de medição e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões;

  • C.

    que um instrumento está cadastrado e as informações de seu fabricante estão disponíveis;

  • D.

    propriedade do resultado de uma medição estar relacionado a referências estabelecidas, geralmente padrões nacionais ou internacionais, através de uma cadeia contínua de comparações;

  • E.

    o nível de significância de uma medição.

Observe as afirmativas a seguir, em relação às Modificações de um Projeto certificado:

I – As modificações não precisam ser aprovadas porque o projeto já foi certificado anteriormente.

II – Toda modificação que possa afetar substancialmente o peso, o balanceamento, a resistência estrutural, as características de vôo, de manobrabilidade ou qualquer outra característica ligada à aeronavegabilidade do produto aeronáutico deverá ser aprovada pela autoridade aeronáutica.

III –As modificações relacionadas somente com o interior, que não afetem a estrutura da aeronave, não precisam ser aprovadas pela autoridade certificadora.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas;

  • B.

    apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

Observe as afirmativas a seguir, em relação aos projetos aeronáuticos:

I - o "layout" do interior da cabine de passageiros requer atividades de análise e aprovação durante o processo de certificação;

II - os materiais utilizados no revestimento dos assentos das aeronaves devem atender aos requisitos de certificação do projeto;

III - os placares e avisos no interior de uma aeronave em processo de certificação de tipo não são submetidos à análise e aprovação pela autoridade certificadora, por serem apenas orientações gerais para os passageiros.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas;

  • B.

    apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

A missão da Federal Aviation Administration é prover:

  • A.

    o mais seguro e eficiente sistema aeroespacial para o mundo;

  • B.

    o mais seguro e eficiente sistema aeronáutico para os Estados Unidos;

  • C.

    o mais seguro e eficiente sistema de aviação civil para os Estados Unidos;

  • D.

    a regulamentação do espaço aéreo norte-americano;

  • E.

    a segurança para o transporte aéreo mundial.

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