Questões sobre Aviação / Aeronaves

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O PROFAA – Programa Federal de Auxílio a Aeroportos – destina recursos para a implantação, melhoramento, reaparelhamento, reforma e ampliação de aeródromos e aeroportos:

  • A.

    federais;

  • B.

    estaduais;

  • C.

    municipais;

  • D.

    estratégicos;

  • E.

    nacionais.

A V CONAC foi um evento marcante dentro do processo regulatório no Brasil. Essa ocasião é associada:

  • A.

    à instituição do SITAR;

  • B.

    à política de incentivo a fusões e alianças;

  • C.

    à implementação do regime de competição regulada;

  • D.

    à transferência do tráfego do AIRJ para o AISP/G;

  • E.

    ao início do processo de flexibilização no Brasil.

A autoridade responsável pela administração geral dos serviços de Meteorologia Aeronáutica é o:

  • A.

    diretor do INMET;

  • B.

    diretor do INPE;

  • C.

    diretor da DIRENG;

  • D.

    diretor do DECEA;

  • E.

    comandante da Aeronáutica.

Os NOTAM de divulgação internacional contêm informações completas sobre todos os aeropor tos, instalações, serviços e procedimentos disponíveis para uso da aviação civil internacional. Tais NOTAM são distribuídos em cinco séries, cada um correspondendo a uma FIR. A série da FIR Brasília é:

  • A.

    I;

  • B.

    J;

  • C.

    K;

  • D.

    N;

  • E.

    O.

Os indicadores de vento estão situados nas Estações Meteorológicas e nos órgãos de tráfego aéreo. Nos aeródromos que operam pouso de precisão, os sensores anemométricos estão localizados:

  • A.

    ao longo da pista;

  • B.

    próximos ao Marcador Médio;

  • C.

    na zona de ponto de toque;

  • D.

    nas cabeceiras da pista;

  • E.

    no jardim meteorológico do aeródromo.

O cálculo do nível mínimo para vôo IFR, fora de aerovia, obedece aos seguintes critérios:

I – Altitude do ponto mais elevado dentro de uma faixa de 30km para cada lado do eixo da rota.
II – Soma-se a maior correção QNE de rota.
III – Somam-se 300m – gabarito.
IV – Se o valor encontrado não corresponde a um Nível de Vôo, arredonda-se para o nível IFR imediatamente inferior.

Estão corretos os critérios:

  • A.

    I, II, III e IV;

  • B.

    II, III e IV, apenas;

  • C.

    I, II e IV, apenas;

  • D.

    I, III e IV, apenas;

  • E.

    I, II e III, apenas.

O AIP-Brasil classifica os Planos de Vôo em:

  • A.

    doméstico, internacional e irregular;

  • B.

    regular, irregular e contínuo;

  • C.

    completo, contínuo e repetitivo;

  • D.

    doméstico, internacional e regular;

  • E.

    simplificado, completo e repetitivo.

Num contato por rádio, uma aeronave interceptada comunica uma mensagem de "Impossibilidade de cumprir uma ordem" com a seguinte PRONÚNCIA:

  • A.

    KEN NOT;

  • B.

    UIL-CO;

  • C.

    RIPIT;

  • D.

    MEIDEI;

  • E.

    KOL-SAIN.

Somente o operador de aeronave aprovada RVSM indica seu "status" de aprovação no formulário de Plano de Vôo. Isso é feito através da inserção da letra:

  • A.

    W;

  • B.

    R;

  • C.

    X;

  • D.

    A;

  • E.

    Q.

Deverá ser indicado, no Plano de Vôo, pelo menos um aeródromo alternativo para a decolagem. Para uma aeronave de dois motores, considerando o ar calmo e um motor inoperante, o aeródromo alternativo deve estar a:

  • A.

    menos de 50km do aeródromo de origem;

  • B.

    menos de 50km do aeródromo de destino;

  • C.

    não mais que 2 horas em velocidade usual de cruzeiro;

  • D.

    não mais que 1 hora em velocidade usual de cruzeiro;

  • E.

    não mais que 30 minutos em velocidade usual de cruzeiro.

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