Questões sobre Cargo: Professor

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São instrumentos musicais de sopro:

  • A.

    oboé, prato e violão.

  • B.

    pianoforte, violoncelo e gaita.

  • C.

    gaita, saxofone e trompete.

  • D.

    xilofone, gaita e flauta.

Promover momentos de audição e apreciação de peças musicais favorece a percepção de

  • A.

    ritmos e timbres; formatos dos instrumentos e duração das ondas sonoras.

  • B.

    encadeamentos harmônicos; melodias em diferentes tonalidades e ritmos variados.

  • C.

    ritmos corporais; novas expressões musicais e encadeamento sonoro.

  • D.

    expressões musicais; arranjos melódicos e sensibilidade lógica.

O famoso quadro “MONALISA” foi pintado por:

  • A.

    Monet.

  • B.

    Picasso.

  • C.

    Leonardo da Vinci.

  • D.

    Van Gogh.

Representa a arquitetura do som. Conhecido também como cadência e é a origem simétrica dos sons:

  • A.

    Timbre.

  • B.

    Movimento.

  • C.

    Melodia

  • D.

    Ritmo.

Orquestra originária dos negros da América do Norte:

  • A.

    Orquestra de cavalaria.

  • B.

    Orquestra típica.

  • C.

    Orquestra de Jazz.

  • D.

    Orquestra sinfônica.

A partir de 1948, foi desenvolvida, em Paris e por Pierre Schaeffer, a “montagem de fenômenos acústicos preexistentes (...), sons reais (...)como: sons de sinos, ruídos de trem, fragmentos da fala humana, vozes de animais, sons de instrumentos. Esses sons eram gravados com auxílio do microfone e, posteriormente, manipulados por filtros e câmaras de eco, de modo que modificasse sua altura, seu ataque, ou sua sustentação. O som, então, passou a ser visto como objeto sonoro, organizado de acordo com o plano do compositor”.

A descrição indica o procedimento da música

  • A.

    tonal.

  • B.

    concreta.

  • C.

    acústica.

  • D.

    elétrica.

  • E.

    impressionista.

Durante a primeira metade do século XX, os educadores musicais valorizaram a participação ativa das crianças nas aulas de música, ao mesmo tempo que a linguagem musical passava por intensas transformações que geraram impactos apenas mais tarde em sala de aula. Para Vertamatti (2008), enquanto as propostas da linguagem não alcançavam a prática escolar, os educadores utilizavam em sala de aula, predominantemente, a

  • A.

    música eletroacústica ou exploração sonora.

  • B.

    música tonal ou exploração sonora.

  • C.

    música atonal ou étnica.

  • D.

    música contemporânea ou atonal.

  • E.

    música tonal ou étnica.

Para Almeida & Pucci (2003), colocar como conteúdo da disciplina de música o conhecimento de outras culturas musicais, compreender seus processos de criação e seus instrumentos musicais têm como objetivo preponderante:

  • A.

    o contato com as culturas exóticas.

  • B.

    a compreensão de nossa própria cultura.

  • C.

    preparar o aluno para o mundo globalizado.

  • D.

    realização de atividade lúdica com fim em si mesma.

  • E.

    contato com a produção folclórica de outros países.

“(...)Sabemos que será natural algum aluno (...) achar estranha a música africana ou ter dificuldade de compreender a música indígena, que você, na maior das boas intenções, decidiu acrescentar ao seu repertório. (...). Na realidade, estamos falando de uma dificuldade que não é apenas do (...) aluno, mas de inúmeras pessoas que se acomodam na visão calcada no estereótipo apresentado pelos meios de comunicação, resultado de certo arcaísmo nas propostas educacionais, e que acabam dificultando um conhecimento aberto e investigativo. (...) Estes e outros fatores contribuem para a grande dificuldade em aceitar o outro (...)”.

Para Almeida & Pucci (2003), essa dificuldade é derivada de uma visão

  • A.

    investigativa.

  • B.

    crítica.

  • C.

    aberta.

  • D.

    etnocêntrica.

  • E.

    globalizada.

“A constituição do conhecimento por meio de experiências práticas, sendo a criação a via para a expressão sonora; a escuta do fenômeno sonoro como princípio de desenvolvimento do trabalho; a abrangência da experiência musical, incluindo no repertório sons de diferentes naturezas e produção de compositores atuais” (Vertamatti, 2008).

Esses princípios caracterizam as propostas de educadores musicais, que têm como campo privilegiado o contexto da música experimental. São eles:

  • A.

    Kodály, Orff e Villa Lobos.

  • B.

    Reibel, Paynter e Schafer.

  • C.

    Suzuki, Schafer e Kodály.

  • D.

    Kodály, Paynter e Schager.

  • E.

    Reibel, Orff e Schafer.

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