Questões sobre Educação

Lista completa de Questões sobre Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Vigotsky, o professor tem um importante papel no desenvolvimento da criança.

Sobre o pensamento de Vigotsky, é correto afirmar:

  • A.

    o professor é um mediador no processo de aprendizagem;

  • B.

    a aprendizagem da criança depende, fundamentalmente, do planejamento de atividades feito pelo professor;

  • C.

    a autoridade do professor é um conceito fundamental no processo de aprendizagem;

  • D.

    o professor não deve interferir no processo de aprendizagem;

  • E.

    as tarefas propostas devem se restringir à zona real de desenvolvimento do aluno.

Sobre a aprendizagem a partir do processo de adaptação, avalie as afirmativas a seguir:

I - a aprendizagem supõe o equilíbrio entre o processo assimilação/ acomodação;
II - na hipoassimilação, há excesso de crítica ao objeto;
III - na hiperacomodação, há aumento de contato com a subjetividade, crítica às normas e dificuldade de submissão;
IV - a hiperassimilação é caracterizada pela pobreza da subjetivação e passividade.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa I e II estão corretas;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e III estão corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas I e IV estão corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estão corretas.

Entre as alternativas abaixo, assinale a que melhor descreve a disgrafia:

  • A.

    omissão de letras, espelhamento e inversão de sílabas;

  • B.

    omissão de letras e inversão de sílabas;

  • C.

    dificuldades de grafia com omissão de fonemas e inversão de sílabas;

  • D.

    omissão de letras, escrita de letras espelhadas e escrita contínua;

  • E.

    omissão de letras, inversão de sílabas, escrita de letras espelhadas e escrita contínua ou descontinua.

A idéia da educação inclusiva avançou muito nos últimos anos graças a uma série de resoluções.

Sobre essas resoluções, avalie as afirmativas a seguir:

I - a linguagem Libras constitui um sistema de transmissão de idéias para comunidades de pessoas surdas no Brasil e cujo ensino tornou-se obrigatório em vários cursos superiores;
II - programas de educação especial são obrigatórios a partir do 1 e 2º graus;
III - portadores de deficiência, capazes de integração ao sistema regular de ensino, tem sua matrícula garantida por lei;
IV - programas especiais de educação para o trabalho devem ser oferecidos a indivíduos que não têm condições de enfrentar a competitividade do mercado.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    se apenas as afirmativas I e III estão corretas;

  • C.

    se apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estão corretas.

Entre as principais contribuições de Emilia Ferreiro, é possível destacar:

  • A.

    a ênfase na escolha de um método de alfabetização que valorize atividades de exercício e memorização;

  • B.

    a idéia de que para dominar a escrita é suficiente desenvolver a motricidade fina e a capacidade de associar letras a sons;

  • C.

    a compreensão de que a escrita é um importante instrumento de codificação e decodificação;

  • D.

    a compreensão de que o professor é o agente mais importante para a aquisição da escrita;

  • E. a idéia de que a criança inicia o processo de alfabetização muito antes de entrar para a escola.

Sobre o conceito de educação, José Carlos Libâneo (1991) diz que: "Educação é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento onilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas (físicas, morais, intelectuais, estéticas) tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social, num determinado conceito de relações sociais". Esse ponto de vista aponta para uma visão de educação que se refere:

  • A. à formação integral do ser humano;
  • B. ao desenvolvimento social e físico;
  • C. ao desenvolvimento intelectual e afetivo;
  • D. ao desenvolvimento de qualidades afetivas;
  • E. à formação de ser humano interdisciplinar.

Em tempos em que urge repensar os espaços de aprendizagem e o processo educativo não se pode perder de vista o papel importante que os alunos ocupam neste processo. O educador não deve considerar o aluno como massa a ser informada, e sim como:

  • A.

    sujeito e objeto do processo educativo, responsável maior pela sua aprendizagem e desenvolvimento integral;

  • B.

    objeto com capacidade de recriar e reconstruir conhecimentos e entendimentos em contato com atividades significativas;

  • C.

    sujeito capaz de receber passivamente o que o educador tem para lhe transmitir, realizando atividades criativas;

  • D.

    objeto com capacidade de aceitar desafios, de aprender e de se desenvolver integralmente;

  • E.

    sujeito que se constitui a si mesmo através de experiências, desenvolvendo sua inteligência e entendimento do mundo.

O existencialismo marcou o pensamento filosófico do século XX, tendo importante influência no pensamento educacional. A alternativa que melhor traduz essas influências é:

  • A.

    ênfase na aprendizagem teórico-prática;

  • B.

    visão do educando como ser livre e autônomo;

  • C.

    compreensão da educação como fenômeno sócio-histórico;

  • D.

    desenvolvimento das atividades pedagógicas em grupo;

  • E.

    caracterização da escola como aparelho ideológico de Estado.

O respeito mútuo e o convívio com as diferenças étnicoraciais e culturais têm sido muito discutidos na escola hoje, concebida como ambiente de diálogo entre diferentes saberes. Essa perspectiva coincide com o que preconiza uma corrente de pensamento conhecida como:

  • A. ambientalismo;
  • B. culturalismo escolar;
  • C. historicismo cultural;
  • D. multiculturalismo crítico;
  • E. convencionalismo.

No ambiente de trabalho, promover e cultivar relações humanas harmoniosas são condições essenciais para que as atividades sejam desenvolvidas com eficiência. Assinale a opção que se mostra em desacordo com essas condições:

  • A.

    a liderança do chefe é maior quando conquistada junto ao grupo;

  • B.

    o respeito mútuo torna o ambiente de trabalho mais saudável e agradável;

  • C.

    a impessoalidade no trato com a equipe é prejudicial ao chefe;

  • D.

    o chefe se torna líder quando impõe sua autoridade aos elementos do grupo;

  • E.

    a persuasão do chefiado quanto ao cumprimento de tarefas é importante.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...