Lista completa de Questões sobre Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A metodologia de projetos se caracteriza por ser um processo de compreensão da realidade e de construção de conhecimentos, associado ao compromisso de transformar ou inovar uma dada situação. Como processo de construção do conhecimento, a elaboração de projetos pode ser traduzida como:
um processo aberto, flexível, dinâmico e questionador das pessoas envolvidas;
uma orientação pedagógica, de cunho científico, exercida por educadores;
um modelo aberto e dinâmico de aprendizagem que envolve a avaliação classificatória;
uma construção coletiva destinada ao aperfeiçoamento e melhoria da equipe;
um caminho investigativo que neutraliza os conflitos existentes.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
É muito comum o envolvimento de pessoas na elaboração de projetos sem que tenham clareza do que se deseja alcançar, gerando documentos meramente formais e burocráticos. A participação das pessoas na construção e implementação de projetos deve ser promovida:
determinando a participação nas reuniões de planejamento e de execução do projeto;
estimulando o envolvimento da equipe na execução apenas das tarefas;
delegando responsabilidades no planejamento das metas a serem alcançadas;
possibilitando a participação nas discussões dos problemas e na elaboração do projeto;
estabelecendo um cronograma rígido de atividades para maximizar o tempo.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
No setor de uma grande estatal, a proposta de elaboração de projetos para a implantação de mudanças operacionais e melhoria no atendimento ao público trouxe desconfiança. Segundo a fala de um membro da equipe: "Não adianta nada disso, porque as coisas aqui acabam não saindo do papel". O princípio a ser adotado na metodologia de projetos é:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Muito se tem falado sobre a interdisciplinaridade e sobre como vem sendo pensada na organização curricular. Sobre o pensar interdisciplinar, pode-se dizer que este exige um projeto no qual não se ensina nem se aprende, vive-se, exerce-se. Pode-se dizer também que o pensar interdisciplinar:
parte do princípio de que o conhecimento é em si mesmo racional e verdadeiro;
considera o conhecimento científico como uma proposição que se sobrepõe às práticas cotidianas;
considera o conhecimento do senso comum inválido, já que este se afasta da racionalidade;
parte do diálogo com outras formas de conhecimento, permitindo que se interpenetrem;
parte da interlocução entre os sujeitos do conhecimento apresentando um componente disciplinar.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A educação brasileira é fortemente marcada pela concepção tradicional de educação, na qual o professor é considerado o centro do processo ensino-aprendizagem e o único detentor do saber. Sabe-se que a avaliação está intimamente relacionada com o processo ensino-aprendizagem. Encontra-se subjacente à concepção tradicional de ensino a avaliação:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...