Questões sobre Educação

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A metodologia de projetos se caracteriza por ser um processo de compreensão da realidade e de construção de conhecimentos, associado ao compromisso de transformar ou inovar uma dada situação. Como processo de construção do conhecimento, a elaboração de projetos pode ser traduzida como:

  • A.

    um processo aberto, flexível, dinâmico e questionador das pessoas envolvidas;

  • B.

    uma orientação pedagógica, de cunho científico, exercida por educadores;

  • C.

    um modelo aberto e dinâmico de aprendizagem que envolve a avaliação classificatória;

  • D.

    uma construção coletiva destinada ao aperfeiçoamento e melhoria da equipe;

  • E.

    um caminho investigativo que neutraliza os conflitos existentes.

É muito comum o envolvimento de pessoas na elaboração de projetos sem que tenham clareza do que se deseja alcançar, gerando documentos meramente formais e burocráticos. A participação das pessoas na construção e implementação de projetos deve ser promovida:

  • A.

    determinando a participação nas reuniões de planejamento e de execução do projeto;

  • B.

    estimulando o envolvimento da equipe na execução apenas das tarefas;

  • C.

    delegando responsabilidades no planejamento das metas a serem alcançadas;

  • D.

    possibilitando a participação nas discussões dos problemas e na elaboração do projeto;

  • E.

    estabelecendo um cronograma rígido de atividades para maximizar o tempo.

No setor de uma grande estatal, a proposta de elaboração de projetos para a implantação de mudanças operacionais e melhoria no atendimento ao público trouxe desconfiança. Segundo a fala de um membro da equipe: "Não adianta nada disso, porque as coisas aqui acabam não saindo do papel". O princípio a ser adotado na metodologia de projetos é:

  • A. visão genérica da situação-problema;
  • B. concentração e canalização de esforços e energias;
  • C. ativismo e imediatismo no planejamento das ações;
  • D. elaboração de um cronograma rígido;
  • E. dispersão na análise dos resultados.

Muito se tem falado sobre a interdisciplinaridade e sobre como vem sendo pensada na organização curricular. Sobre o pensar interdisciplinar, pode-se dizer que este exige um projeto no qual não se ensina nem se aprende, vive-se, exerce-se. Pode-se dizer também que o pensar interdisciplinar:

  • A.

    parte do princípio de que o conhecimento é em si mesmo racional e verdadeiro;

  • B.

    considera o conhecimento científico como uma proposição que se sobrepõe às práticas cotidianas;

  • C.

    considera o conhecimento do senso comum inválido, já que este se afasta da racionalidade;

  • D.

    parte do diálogo com outras formas de conhecimento, permitindo que se interpenetrem;

  • E.

    parte da interlocução entre os sujeitos do conhecimento apresentando um componente disciplinar.

A educação brasileira é fortemente marcada pela concepção tradicional de educação, na qual o professor é considerado o centro do processo ensino-aprendizagem e o único detentor do saber. Sabe-se que a avaliação está intimamente relacionada com o processo ensino-aprendizagem. Encontra-se subjacente à concepção tradicional de ensino a avaliação:

  • A. contínua;
  • B. diagnóstica;
  • C. classificatória;
  • D. crítica;
  • E. participativa.
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