Questões sobre Educação

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Na realização de um trabalho, o momento da avaliação revelou o descontentamento da equipe, o ritmo lento do encaminhamento das tarefas, a fraca exploração dos problemas estudados e o pouco recurso inventivo na busca de soluções. Esses resultados insatisfatórios podem ter sido gerados pela:

  • A. divulgação periódica dos resultados;
  • B. participação ativa na tomada de decisão;
  • C. falta de comunicação entre os participantes;
  • D. autenticidade nas relações interpessoais;
  • E. capacidade de solidariedade dos participantes.

No desenvolvimento do trabalho em grupo, o sucesso ou o desgaste da equipe vai depender, em grande parte, da maneira como o trabalho é conduzido e da forma de liderança exercida. Com relação à liderança, é correto afirmar que:

  • A.

    a liderança pode ser exercida, simultaneamente, ou por rodízio, por diferentes pessoas;

  • B.

    a capacidade de liderança é inata nas pessoas, pois apenas uns nascem para liderar;

  • C.

    apenas um ou poucos membros do grupo têm condições de exercer liderança;

  • D.

    a formação espontânea dos grupos impede o surgimento natural do líder;

  • E.

    a capacidade de liderança não pode ser desenvolvida a serviço do grupo.

Nas discussões teórico-metodológicas, a pesquisa participante surge como construção epistemológica alternativa ao modelo tradicional de pesquisa, que enfatiza a neutralidade axiológica do pesquisador. Assinale a premissa que corresponde à pesquisa participante:

  • A.

    a tarefa do pesquisador é apenas observar e registrar as problemáticas surgidas no campo;

  • B.

    a pesquisa se caracteriza pela isenção do pesquisador quanto aos métodos empregados;

  • C.

    o problema investigado tem sua origem na comunidade ou no próprio local de trabalho;

  • D.

    o pesquisador não se envolve com o grupo observado para não comprometer a pesquisa;

  • E.

    o pesquisador adota uma teoria e a aplica como ferramenta que produz análises acertadas.

A pesquisa participante pode ser vista como a elucidação de processos complexos e não-seqüenciais, que ocultam as capacidades de análise, organização, ação e inovação dos grupos e comunidades pesquisadas. O procedimento que NÃO condiz com a postura desse pesquisador é:

  • A.

    reconhecer a ciência como parte do dia-a-dia de toda a população;

  • B.

    admitir o controle do trabalho pelas comunidades e pelos sujeitos pesquisados;

  • C.

    socializar os resultados da pesquisa na linguagem e na forma cultural dos envolvidos;

  • D.

    divulgar os resultados obtidos apenas no relatório destinado à academia;

  • E.

    perceber a ação como fonte de conhecimento e de novas hipóteses.

Para Jean Piaget, o conceito de aprendizagem é:

  • A.

    um processo que se dá no decorrer da vida permitindo-nos adquirir algo novo em qualquer idade;

  • B.

    o equilíbrio progressivo entre a assimilação e a acomodação, o que propicia o aparecimento de novas estruturas mentais;

  • C.

    o estabelecimento das relações entre os fatos em qualquer situação que se dêem as experiências e vivência;

  • D.

    a formação de conexão entre estímulo e resposta impregnada pelas relações entre os sujeitos aprendentes;

  • E.

    um estilo de vida no qual sujeito e objeto do conhecimento se integram independentemente da situação cotidiana.

Para atingir suas finalidades, as instituições determinam papéis e responsabilidades que fazem parte de um processo organizacional, o qual implica uma atividade racional, estruturada e coordenada. Nesse sentido, pode-se dizer que o planejamento de uma instituição consiste no:

  • A.

    desenvolvimento de ações e procedimentos para tomada de decisões a respeito dos objetivos e das atividades a serem realizadas em razão desses objetivos;

  • B.

    desenvolvimento de um plano de trabalho que tem nos meios de sua execução a orientação do fazer educativo visando ao alcance dos objetivos;

  • C.

    estabelecimento de rotinas baseadas na análise da realidade escolar e suas condições concretas, tendo em vista a elaboração de objetivos conscientes;

  • D.

    encaminhamento de funções e de responsabilidades pertinentes ao sistema organizacional da instituição com base na qual se definem objetivos e metas;

  • E.

    processo de explicitação dos objetivos e da antecipação de decisões que vão indicar os objetivos finais e os meios necessários para que se evite a improvisação.

A elaboração dos objetivos de ensino é considerada elemento fundamental no processo de planejamento da prática pedagógica. Para a formulação de objetivos educacionais, deve-se levar em conta:

  • A.

    as necessidades imediatas dos alunos, as informações contidas nos livros didáticos adotados e as condições materiais das unidades escolares;

  • B.

    os pressupostos teórico-metodológicos previstos no plano geral da escola e as informações contidas nos livros textos adotados para cada série;

  • C.

    as expectativas dos dirigentes da escola, os ditames das leis educacionais e os aspectos culturais e econômicos da comunidade extra-escolar;

  • D.

    as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares, as bases legais e as expectativas culturais e econômicas da população minoritária;

  • E.

    as exigências legais, os conteúdos básicos das ciências produzidos na prática social e as necessidades e expectativas de formação cultural exigidas pela população majoritária.

O lugar e a relevância que os conteúdos de ensino ocupam na vida escolar devem estar diretamente relacionados à idéia de democratização dos conhecimentos, garantindo uma cultura de base para as crianças e jovens. Assim, pode-se entender conteúdos de ensino como um conjunto de:

  • A.

    conhecimentos, hábitos e valores produzidos e acumulados pela humanidade, organizados didaticamente, que devem ser assimilados pelos educandos;

  • B.

    conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais organizados de forma pedagógica, visando a aplicação pelos alunos nas avaliações escolares;

  • C.

    conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais organizados didaticamente visando a aplicação pelos alunos na sua vida prática;

  • D.

    conhecimentos, hábitos e valores produzidos e acumulados pela humanidade, sem organização didática préestabelecidos que deverão ser transmitidos aos educandos;

  • E.

    conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais, sem organização pedagógica específica que deverão ser legitimados pelos alunos.

A ciência e a tecnologia, marcas do tempo em que vivemos, vêm transformando os usos e costumes da humanidade. Diante desta realidade, a escola tem como um dos seus principais desafios:

  • A.

    incluir os novos recursos tecnológicos ao seu ambiente, porém garantindo a dinâmica estrutural já existente;

  • B.

    considerar as novas tecnologias, mas restringindo-as aos recursos destinados às unidades escolares;

  • C.

    valorizar as práticas inventivas, resguardando seus procedimentos, frente à crise de paradigmas da modernidade;

  • D.

    promover mudanças estruturais que se colocam urgentes, porém rejeitando criticamente a sociedade informatizada;

  • E.

    incorporar as novas técnicas e, ao mesmo tempo, promover a capacidade de leitura crítica das imagens e das informações.

A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente. Sua função pedagógico-didática se refere ao cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar. Numa perspectiva diagnóstica, a avaliação é um processo que:

  • A.

    ajuda ao professor classificar os alunos de acordo com o nível de desempenho que cada aluno atingiu;

  • B.

    permite que professor e aluno recebam indicações sobre as dificuldades, promovendo um ajuste das atividades do professor;

  • C.

    indica ao aluno o lugar que ele ocupa em relação aos colegas, de forma a estimulá-lo na melhoraria de seu rendimento;

  • D.

    demonstra o empenho do professor em fazer uso de diferentes técnicas facilitadoras da aprendizagem do aluno;

  • E.

    fornece dados precisos sobre as técnicas utilizadas pelo professor, de modo a adaptá-las às características dos alunos.

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