Questões sobre Monitor/Cuidador/Berçarista

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Com relação às informações nutricionais contidas nos rótulos dos cereais A e B apresentados anteriormente e ao papel dos nutrientes na saúde, assinale a opção correta.

  • A. A menor porcentagem de fibras indica que o alimento é mais saudável.
  • B. O cereal A contém mais nutrientes importantes para a construção e manutenção de órgãos, tecidos e células que o cereal B.
  • C. O consumo de gorduras trans, ausentes nas porções indicadas nos rótulos dos dois cerais, está associado ao aumento do risco de desenvolvimento de doenças do coração.
  • D. Conforme a legislação, os rótulos em apreço deveriam apresentar, como porção, 100 g, que é a medida caseira normalmente consumida.
  • E. Alimentos com maior porcentagem de gorduras saturadas e sódio por porção devem ser priorizados na alimentação.

Tendo em vista que os resultados dos testes de aceitação de um alimento contribuem para o planejamento do serviço prestado pela escola no fornecimento da alimentação escolar e também para se evitar o desperdício de recursos públicos na compra de gêneros alimentícios, assinale a opção correta.

  • A. Preparações que não sejam bem aceitas devem ser imediatamente retiradas do cardápio, para evitar o desperdício de alimentos na alimentação escolar.
  • B. Alimentos bem aceitos pelos estudantes devem ser incluídos no cardápio diário da escola, preferencialmente mantendo-se o mesmo modo de preparo.
  • C. Preparações saudáveis não precisam ser submetidas a testes de aceitação, pois os estudantes devem consumi-las devido ao seu benefício nutricional, independentemente da qualidade sensorial.
  • D. Como forma de ampliar a oferta de nutrientes, recomenda-se a introdução de alimentos de diversas regiões brasileiras na alimentação das crianças, independentemente de teste de aceitação.
  • E. Alterações no modo de preparar os alimentos devem ser seguidas de testes de aceitabilidade, ainda que o alimento já tenha sido aprovado em teste anterior.

A doença comumente causada pela ingestão de produtos alimentícios em conserva contendo toxinas produzidas por bactérias do gênero Clostridium é conhecida como

  • A. cólera.
  • B. giardíase.
  • C. cisticercose.
  • D. antraz.
  • E. botulismo.

Considere os seguintes nutrientes.

I Compõe alimentos cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente do cérebro.

II Ajuda na absorção das vitaminas A, D, E e K.

III Auxilia no funcionamento do intestino.

Os nutrientes I, II e III correspondem, respectivamente, a

  • A. proteína, gordura, fibra.
  • B. proteína, carboidrato, gordura.
  • C. proteína, carboidrato, fibra.
  • D. carboidrato, gordura, fibra.
  • E. gordura, proteína, fibra.

No que se refere à viagem de crianças, assinale a opção correta à luz do disposto no ECA.

  • A. Criança acompanhada por tio não pode viajar para fora da comarca onde reside sem expressa autorização judicial, ainda que comprovado documentalmente o parentesco.
  • B. Não se exige autorização judicial para que criança brasileira viaje para o exterior acompanhada pela avó se um dos pais tiver autorizado a viagem em documento com firma reconhecida.
  • C. Com expressa autorização do pai, da mãe ou do responsável, criança acompanhada por irmão adolescente pode viajar para fora da comarca onde reside.
  • D. Não existe restrição ou exigência para viagem de criança dentro do território nacional, sendo exigida autorização judicial ou dos pais apenas para viagem desacompanhada ao exterior.
  • E. Em regra, criança não pode viajar para fora da comarca onde reside desacompanhada dos pais ou responsável sem expressa autorização judicial.

As atribuições do monitor de transporte escolar incluem

  • A. elaborar plano individual de atendimento, visando à reintegração familiar imediatamente após o acolhimento da criança ou do adolescente.
  • B. acompanhar estudantes desde o embarque no transporte escolar até seu desembarque na escola, assim como acompanhar do embarque na escola até seu ponto de desembarque.
  • C. assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos relativos ao transporte da criança e do adolescente.
  • D. promover e incentivar ações de divulgação e treinamento para o reconhecimento de sintomas de maus-tratos em crianças e adolescentes.
  • E. aconselhar pais ou responsável quanto à obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua frequência escolar.

É responsabilidade do monitor de transporte escolar

  • A. realizar o controle de frequência dos usuários do transporte escolar, terrestre ou marítimo.
  • B. estimular e facilitar a destinação de espaços para programações culturais, esportivas e de lazer fora da escola.
  • C. recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela frequência à escola.
  • D. afixar no veículo de transporte aviso sobre a não permissão da entrada e a permanência de crianças e adolescentes em casas de jogos.
  • E. afixar, em lugar visível e de fácil acesso, à entrada da escola informação sobre a natureza dos espetáculos aos quais as crianças sejam transportadas em atividades extraclasse.

Cabe ao monitor de transporte escolar

  • A. orientar os estudantes sobre regras e procedimentos conforme as normas de trânsito terrestre e marítimo e o regimento escolar.
  • B. zelar pelos equipamentos e materiais de suporte da escola.
  • C. estimular experiências e propostas que visem à diminuição da evasão escolar por falta de transporte escolar.
  • D. exercer o poder familiar no transporte escolar.
  • E. registrar as atividades de transporte escolar desenvolvidas em prontuários individuais, que deverão ser mantidos por dezoito anos.

As responsabilidades do monitor de transporte escolar englobam

  • A. a elaboração de relatórios sobre o desenvolvimento social e afetivo dos alunos.
  • B. o auxílio na administração de medicamentos caso o estudante necessite, mediante receita médica e medicamento fornecido pela família.
  • C. a elaboração de instrumentos de avaliação sistemática em conjunto com o supervisor pedagógico.
  • D. a colaboração em atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
  • E. o auxílio a estudantes com dificuldades de locomoção no momento de embarque, desembarque e durante o percurso.

O monitor de transporte escolar é responsável por zelar

  • A. pelo respeito aos direitos e garantias legais assegurados às crianças e adolescentes por meio de procedimentos extrajudiciais.
  • B. pelo veículo do transporte escolar, adotando as medidas administrativas necessárias à remoção de irregularidades verificadas em inspeção.
  • C. pelo registro e encaminhamento ao gestor escolar de casos de conflito ocorrido no transporte escolar terrestre ou marítimo.
  • D. pelo acompanhamento dos procedimentos relativos às infrações cometidas por adolescentes no interior do veículo de transporte escolar.
  • E. pela integridade física e mental dos estudantes durante o trajeto realizado no transporte escolar.
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