Questões sobre Monitor/Cuidador/Berçarista

Lista completa de Questões sobre Monitor/Cuidador/Berçarista para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Se for necessário verificar a pulsação de uma criança durante um atendimento de emergência, recomenda-se realizar a aferição

  • A. na parte de cima do pé.
  • B. na virilha.
  • C. no punho.
  • D. nas costas.
  • E. no pescoço.

Assinale a opção que apresenta a conduta correta a ser adotada em caso de remoção de criança inconsciente vítima de acidente com veículo escolar no qual ela estava sendo transportada.

  • A. Um adulto deverá suspender a criança pelas axilas e arrastá-la para fora do veículo.
  • B. Caso se encontre no fundo do ônibus, a criança deverá ser removida pela janela.
  • C. Um adulto deverá segurar a cabeça e o pescoço da criança; outro adulto deverá sustentar o tronco e os braços; e um terceiro adulto deverá segurar as pernas, para proteger a coluna cervical.
  • D. Um adulto juntamente com algumas crianças que não tenham se machucado no acidente deverão carregar a criança inconsciente para fora do ônibus.
  • E. Dois adultos deverão carregar a criança pelas pernas e pelos braços para fora do ônibus.

Se, durante o transporte escolar, uma criança apresentar convulsão, é correto

  • A. deitar a criança de barriga para cima e levantar suas pernas para a circulação ir para a cabeça.
  • B. levantar a criança e sacudi-la com firmeza para interromper a crise.
  • C. colocar a criança de barriga para baixo no chão e segurá-la até a crise passar.
  • D. deitar a criança no chão e segurá-la com os braços esticados acima da cabeça.
  • E. posicionar a criança de lado, proteger a cabeça e abrir sua boca, colocando um pano entre os dentes para evitar que ela morda a língua.

Nas situações em que uma criança estiver engasgada com alimento, deve-se

  • A. posicionar a criança de cabeça para baixo e aplicar pancadas na nuca para tentar remover o alimento.
  • B. levantar os braços da criança, desferindo-lhe leves pancadas nas costas para ela expelir o alimento.
  • C. enfiar a mão na boca da criança e tentar remover o alimento.
  • D. aplicar leves pancadas na testa e na nuca da criança para ela expelir o alimento.
  • E. pegar a criança por trás e, com as duas mãos, apertar a barriga com força e de forma rápida para ela expelir o alimento.

Durante a condução de estudantes, o ônibus escolar começou a produzir uma fumaça preta que penetrou no interior do veículo e começou a afetar a visão e a respiração dos passageiros. Devido ao fato de estar atravessando uma ponte muito movimentada, o motorista não pôde parar o ônibus imediatamente.

Nessa situação, o monitor escolar deveria ter

  • A. aberto as janelas e colocado os braços para fora para pedir auxílio.
  • B. despejado, no interior do veículo, toda água que estivesse disponível.
  • C. distribuído panos e toalhas para os estudantes enrolarem na cabeça e pedido que se deitassem no chão.
  • D. orientado os estudantes que abrissem as janelas e colocassem a cabeça para fora das janelas.
  • E. solicitado aos estudantes que ficassem de pé nas poltronas, acima do nível da fumaça.

Se, após um foco de incêndio em um ônibus escolar, estudantes se queixarem de ardência nos olhos, o monitor de transporte escolar deverá

  • A. instruir os estudantes a lavar os olhos apenas com água limpa e corrente.
  • B. aplicar alguma substância oleosa na área dos olhos dos estudantes para aliviar a ardência.
  • C. disponibilizar creme ou loção hidratante para os estudantes passarem ao redor dos olhos.
  • D. aplicar a pomada de antibiótico, disponível na bolsa de primeiros socorros do ônibus, nos olhos dos estudantes.
  • E. orientar os estudantes a desinfetar as mãos com álcool gel para esfregá-las nos olhos e, assim, limpá-los por fora.

Para atender aos pais ou responsáveis por crianças e adolescentes, o monitor de transporte escolar deve estar disponível

  • A. exclusivamente no momento de contratação do serviço de transporte escolar.
  • B. durante seu expediente de trabalho, inclusive enquanto busca ou acompanha as crianças e adolescentes.
  • C. em horários predefinidos, durante o horário de aula, que é quando não está trabalhando.
  • D. ininterruptamente, inclusive fora de seu horário de trabalho.
  • E. somente para atendimento telefônico.

Acerca do atendimento ao público no transporte escolar, assinale a opção correta.

  • A. O atendimento deve ser realizado da mesma forma para todos os pais ou responsáveis, sem espaço para atendimento de necessidades especiais.
  • B. Um atendimento de qualidade transmite segurança para o pai ou responsável em relação ao serviço de transporte escolar.
  • C. O pai ou responsável que escolhe o transporte escolar avalia a segurança do veículo, mas não o atendimento recebido de seus monitores.
  • D. O monitor deve priorizar o atendimento dos pais ou responsáveis, já que as crianças não influenciam na escolha do transporte.
  • E. O atendimento aos pais e responsáveis é uma área secundária, que não interfere na percepção dos cidadãos a respeito do estado que oferta o serviço de transporte escolar.

Acerca das expectativas dos pais em relação ao serviço de transporte escolar, assinale a opção correta.

  • A. Para todos os pais, a limpeza do veículo utilizado no transporte escolar possui a mesma importância.
  • B. Para alguns pais a qualidade do atendimento prestado pelo monitor é mais importante que para os demais.
  • C. Os pais priorizam a rapidez no transporte, em detrimento da qualidade do atendimento do monitor.
  • D. Os pais preferem o serviço gratuito, mesmo com um atendimento ruim.
  • E. Todos os pais possuem as mesmas expectativas em relação ao serviço do monitor do transporte escolar.

No atendimento aos pais e responsáveis, o monitor deve evitar

  • A. sorrir, pois pode passar a impressão de falta de profissionalismo.
  • B. usar gírias, pois isso pode dificultar o entendimento das informações prestadas.
  • C. usar pronomes de tratamento como senhor e senhora, para que o atendimento não pareça muito formal.
  • D. ouvir problemas acerca do transporte escolar, pois isso pode gerar mal-estar para os outros pais.
  • E. fazer contato visual, pois clientes não gostam de atendentes que lhes olham diretamente.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...