Questões sobre Monitor/Cuidador/Berçarista

Lista completa de Questões sobre Monitor/Cuidador/Berçarista para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A organização dos conteúdos para o trabalho na área de música em instituições deverá priorizar a possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão por meio dessa linguagem. Sobre esta organização, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Explorar a vivência da organização dos sons e silêncios em linguagem musical pelo fazer e pelo contato com obras diversas.
  • B. Possibilitar a reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano, sendo uma importante forma de conhecer e representar o mundo.
  • C. Abranger a exploração de materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e as experiências com a matéria-prima da linguagem musical: o som (e suas qualidades) e o silêncio.
  • D. Respeitar o nível de percepção e desenvolvimento (musical e global) das crianças em cada fase, bem como as diferenças socioculturais entre os grupos de crianças das muitas regiões do
  • E. Organizar de modo que o fazer musical, uma forma de comunicação e expressão, nunca aconteça por meio da improvisação, pois uma composição deve estar sempre pronta para a interpretação.

A criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Dentre os recursos que as crianças utilizam, destacam-se:

I. jogos de imitação típicos das crianças;

II. brincadeiras, pois desenvolvem algumas capacidades importantes;

III. aquisição da consciência dos limites do próprio corpo;

IV. oposição – recurso no processo de construção do sujeito;

V. linguagem, pois, ao mesmo tempo em que enriquece as possibilidades de comunicação e expressão, representa um potente veículo de socialização.

Estão corretas as alternativas

  • A. I e III, apenas.
  • B. I, II, III, IV e V.
  • C. II, IV e V, apenas.
  • D. III, IV e V, apenas.
  • E. I, II, III e V, apenas.

Os ambientes das escolas de educação infantil devem ser organizados de modo a propiciar às crianças

I. um espaço aberto à exploração do lúdico; I

I. uma atmosfera de tolerância, de respeito e centrada no adulto, pois é ele quem cuida e interage com as crianças;

III. um cotidiano que integre uma postura de cuidado à educação, traduzindo em ações os direitos da criança;

IV. ambientes onde crianças e educadores possam se interagir em atividades culturais, cujos aspectos cognitivos, estéticos e éticos sejam continuamente (re)significados.

Estão corretas as alternativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, III e IV, apenas.

Pesquisas sobre o desenvolvimento infantil apontam que a criança nasce com condições para interagir com parceiros mais experientes, que lhe apresentam continuamente novas formas de se relacionar com o mundo, a fim de compreendê-lo e transformá-lo. Com base na afirmativa anterior, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. As experiências vividas no espaço da educação infantil devem possibilitar à criança o encontro de explicações sobre o que ocorre à sua volta e consigo mesma, enquanto desenvolvem formas de sentir, pensar e solucionar problemas. Nesse processo é preciso considerar que as crianças necessitam envolver-se com diferentes linguagens e valorizar o lúdico, as brincadeiras e as culturas infantis.
  • B. A organização e o planejamento de situações pelos professores devem considerar que a educação das crianças na educação infantil possui especificidades que se caracterizam pelo processo ensino-aprendizagem, pautado em um modelo centrado no comando único do professor, modelo preponderantemente cognitivista e voltado à reprodução, pois, assim, elas têm maior resultado pedagógico.
  • C. Aprender deve ser uma experiência significativa para a criança, além de integrar o que já conhece com aquilo que é novo para ela. Experiências, vivências, saberes e interesses infantis são pontos de partida para que novos conhecimentos sejam por ela apropriados em situações que lhe despertem o interesse frente ao inexplorado, ao desconhecido, ajudando-a a descobrir o desejo envolvido na investigação.
  • D. As crianças se apropriam do patrimônio cultural de seu grupo social e têm acesso a itens significativos da produção histórica e cultural da humanidade, à medida que o professor garante no cotidiano escolar que elas vivenciem diferentes situações, nas quais tenham constante oportunidade de escolha, exercitem sua autonomia e conheçam as próprias necessidades, preferências e desejos ligados à construção do conhecimento e do relacionamento interpessoal.
  • E. A criança tem voz própria e deve ser ouvida, pois é produtora de conhecimento de cultura e de uma identidade pessoal. Por meio dos relacionamentos que a criança estabelece, não só com os adultos, mas, também, com outras crianças, ela nomeia objetos, imita pessoas ou outros elementos que observou, traça desenhos, formula perguntas, elabora respostas, constantemente significando o mundo à sua volta, influenciando-o e sendo influenciada por ele.

O planejamento do trabalho das crianças na educação infantil com diferentes culturas e linguagens deve atender alguns critérios em relação aos seguintes materiais, EXCETO:

  • A. Acessibilidade da criança aos CD’s de música e aos livros, bem como a outros bens culturais.
  • B. Equilíbrio entre a oferta de brinquedos convencionais – tanto para o faz-de-conta quanto para os jogos de mesa – e de materiais menos estruturados.
  • C. Disponibilidade dos materiais necessários à expressão nas diferentes linguagens, tais como: objetos produtores de sons, materiais para desenhar, pintar, moldar, colar etc.
  • D. Planejamento de atividades com a presença de objetos da própria cultura da comunidade, excluindo os de outras culturas, visto que estes em nada acrescentam à exploração e investigação das crianças.
  • E. Acessibilidade e segurança dos materiais necessários ao movimento em suas diversas possibilidades para rolar, arrastar, puxar, empurrar, subir, chutar, equilibrar, acalentar, saltitar, abaixar, utilizar força, curvar e andar na ponta dos pés.

Em relação aos critérios no planejamento do tempo das atividades nas escolas de educação infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Atratividade, que pode se caracterizar como um convite à criança para interagir com seus pares.

( ) Regularidade entre o tempo de envolver-se em atividades dirigidas pelo professor do que atividades mais espontâneas e por conta própria, construindo algo em conjunto.

( ) Variedade, diversidade e regularidade das atividades, ao longo do tempo, criando oportunidades para uma maior familiaridade com algumas delas e apropriação de conhecimento pelas crianças.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F
  • B. F, F, V
  • C. V, F, V
  • D. F, V, F
  • E. V, V, V

Os jogos acompanham o ser humano desde as primeiras fases de seu desenvolvimento. Pode-se observar o jogo dramático, o faz de conta, utilizado em toda a infância como forma de expressão. Estimular as histórias dramatizadas em crianças e adolescentes promove principalmente o(a):

  • A.

    lado artístico de alguns.

  • B.

    liberação emocional.

  • C.

    coordenação motora.

  • D.

    brincadeira

  • E.

    teatro profissional.

O Cuidador utilizando a arte de forma criativa pode ser muito importante, pois possibilita ao abrigado:

  • A.

    ampliação de sentido à arte.

  • B.

    repetir fatos.

  • C.

    criação por moldes.

  • D.

    cópia das principais obras.

  • E.

    negação da arte tradicional.

Nos dias de hoje notam-se uma diminuição e até o desaparecimento das at ividades lúdicas espontâneas em algumas classes sociais. Assim como a influência da propaganda, contribuindo para o incremento do consumo e da entrada dos brinquedos industrializados no mundo infantil, existem outras razões para essa mudança, como:

  • A.

    incremento da indústria de brinquedos, que pôs no mercado objetos que são pouco atraentes, modificando as interações sociais.

  • B.

    aumento do espaço temporal, tanto na escola quanto na família.

  • C.

    brincadeiras e jogos populares não são mais bem aceitos pela sociedade.

  • D.

    o preconceito que os pais têm em relação a brincadeiras criadas por negros e índios.

  • E.

    redução do espaço físico em consequência do crescimento da cidade e da falta de segurança.

“Além dos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras. As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração para geração. Muitas delas existem há décadas ou até séculos. Costumam sofrer modificações de acordo com a região e a época, porém, a essência das brincadeiras continua a mesma da origem.” São exemplos de brincadeiras folclóricas:

  • A.

    bola de gude e esconde-esconde.

  • B.

    beyblade uno.

  • C.

    sueca e amarelinha.

  • D.

    videogame e jogos eletrônicos.

  • E.

    tapão e cara a cara.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...