Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A professora de matemática do 4º ano do ensino fundamental solicitou à Orientadora Educacional que a ajudasse, pois o rendimento da turma em sua disciplina estava muito baixo em relação às outras disciplinas.

A "ajuda" da Orientadora Educacional pode ser definida como:

  • A.

    uma discussão dos conteúdos;

  • B.

    um ajustamento do programa;

  • C.

    uma assessoria pedagógica;

  • D.

    uma consulta ao planejamento curricular;

  • E.

    uma correção do plano de aula.

Um técnico mediu a tensão entre o ponto S e o ponto de aterramento do circuito abaixo, com um voltímetro que apresentava uma resistência interna de 100kΩ e encontrou 2,0Volts.

Sendo a resistência R=100 kΩ, a tensão que seria medida, com um voltímetro eletrônico de alta impedância interna, seria de aproximadamente:

  • A. 1,0 Volt;
  • B. 2,0 Volts;
  • C. 3,0 Volts;
  • D. 4,0 Volts;
  • E. 5,0 Volts.

A Declaração de Salamanca (1994) construiu uma nova visão do papel da família e da escola em relação à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular.

Isto significa que:

  • A.

    a escola regular não deve matricular crianças cegas ou surdas, mas somente deficientes motores;

  • B.

    a escola entende por "necessidades educativas especiais" somente o aluno lento na aprendizagem;

  • C.

    o Orientador Educacional não deve promover a adaptação dos alunos com dificuldades educativas especiais;

  • D.

    a escola deve dar oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem a toda criança;

  • E.

    a escola que possui apenas um pavimento só pode atender ao deficiente motor.

O LDR é um resistor que diminui sua resistência quando sobre ele incide luz. Sua resistência varia entre 1,0kΩ, quando iluminado, e 1,0MΩ no escuro. Em caldeiras existe um dispositivo que corta automaticamente, usandose um LDR e uma válvula solenóide, a alimentação de óleo quando há extinção da chama. Um dispositivo desse tipo é mostrado no circuito abaixo. Analise o circuito onde R1=R2=R3=10kΩ e K é o relé que irá acionar a válvula solenóide.

Para que o circuito possa funcionar deve-se:

  • A. trocar o resistor R1 de posição com o LDR;
  • B.

    trocar o resistor R1 de posição com o LDR e inverter as entradas (+) e (-) do operacional;

  • C. substituir o diodo Zener por um curto;
  • D.

    trocar de posição o emissor e o coletor do transistor;

  • E. inverter a polaridade da fonte.

A Direção da Escola chamou o Orientador Educacional e o Supervisor para juntos planejarem a organização das turmas da 1ª. à 4ª. série do Ensino Fundamental, a serem implantadas no ano seguinte. Esse procedimento da direção tinha o objetivo de:

  • A.

    colher informações precisas sobre as características dos alunos, para melhor agrupá-los nas turmas;

  • B.

    dividir o trabalho de planejar e as tarefas burocráticas;

  • C.

    saber qual dos dois técnicos está mais integrado com o trabalho na escola;

  • D.

    poder justificar aos pais as decisões tomadas pela direção da escola;

  • E.

    abrir uma discussão sobre as competências do Orientador Educacional e do Supervisor Escolar.

Em processos industriais são usadas várias topologias em sistemas de controle. Analise o circuito abaixo, onde a entrada é o ponto E e a saída o ponto S.

O circuito apresenta de um modo simples, e somente com componentes passivos, um controle:

  • A. A/D;
  • B. D/A;
  • C. Logarítmo;
  • D. Proporcional;
  • E. PDI.

Uma escola da rede regular de Ensino Fundamental matriculou um aluno com deficiência auditiva. As providências que o Orientador Educacional deve tomar para a permanência e a integração da criança na escola, são, exceto:

  • A.

    desenvolver ações que venham a amenizar as barreiras à aprendizagem;

  • B.

    promover atividades integrativas, de modo que os alunos aprendam a trabalhar cooperativamente;

  • C.

    chamar a família e pedir um intérprete, caso contrário, o aluno não poderá permanecer na escola;

  • D.

    desenvolver, em todos os envolvidos no processo educativo, a compreensão das diferenças individuais;

  • E.

    criar as condições necessárias para a professora lidar com esse aluno.

O circuito abaixo é um comando de alarme acionado pelos contatos repouso/trabalho (R/T), X0, X1 e X2. No esquema os contatos estão nas posições R.

Para que o alarme seja acionado, deve-se ter:

  • A. X0= R; X1= T; X2= T;
  • B. X0= R; X1= R; X2= T;
  • C. X0= T; X1= T; X2= T;
  • D. X0= R; X1= R; X2= R;
  • E. X0= T; X1= T; X2= R.

Indique a lei que dispõe sobre o exercício da função de Orientador Educacional:

  • A.

    Lei 5692/71;

  • B.

    Lei 4.024 /61;

  • C.

    Lei 5 540/68;

  • D.

    Lei 5564/68;

  • E.

    Lei 9424/96.

O esquema abaixo mostra um comando seqüencial por contador, de válvulas solenóides manifold, nomeadas suas bobinas de A, B e C. O contador é constituído de FFs tipos JK, com J=K=1 comandados por transição negativa do contador e, inicialmente, com as tensões das saídas "Q" iguais a zero Volt, de tal forma que as válvulas estão

 

Supondo-se que as saídas dos FF possam comandar diretamente as válvulas, após três aberturas do comando teremos a seguinte condição:

  • A. A aberta, B fechada e C aberta;
  • B. A aberta, B aberta e C fechada;
  • C. A fechada, B fechada e C aberta;
  • D. A fechada, B aberta e C fechada;
  • E. A fechada, B fechada e C fechada.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...