Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Elétrica / Eletrônica - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O controle da velocidade dos motores elétricos universais pode ser efetuado através da variação da:
corrente elétrica induzida nos pólos magnéticos do rotor;
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Elétrica / Eletrônica - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A medição da resistência de isolamento de equipamentos elétricos é efetuada para verificar:
as condições do isolamento elétrico, utilizando-se tensões da ordem de 2 a 5 volts em corrente alternada;
as condições de segurança operacional dos equipamentos elétricos, utilizando-se multímetros digitais ou analógicos;
as condições do isolamento elétrico, utilizando-se tensões da ordem de 200 a 5000 volts em corrente contínua;
as condições do isolamento elétrico, utilizando-se tensões da ordem de 200 a 500 volts em corrente alternada;
possíveis desequilíbrios entre correntes de fases distintas de máquinas rotativas trifásicas.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Elétrica / Eletrônica - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A correção do fator de potência de uma instalação elétrica industrial geralmente é efetuada através de:
capacitores ou de banco de capacitores, para a compensação da carga de motores elétricos e reduzir a corrente da rede de alimentação;
reatores indutivos trifásicos ou banco de reatores, para a compensação da carga dos motores elétricos de indução;
capacitores ou de banco de capacitores, para a compensação da carga de motores elétricos e elevar a corrente da rede de alimentação;
capacitores ou de banco de capacitores, para a compensação da carga de motores elétricos, para reduzir a potência útil da instalação;
reatores indutivos trifásicos ou banco de reatores, para a compensação da carga dos motores elétricos de indução e reduzir a potência aparente.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Elétrica / Eletrônica - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Nos diagramas e circuitos elétricos são adotados símbolos internacionais para a comunicação entre os profissionais. O símbolo abaixo representa:
um acoplamento mecânico entre um motor e uma bomba;
um transformador elétrico trifásico ligado em triânguloestrela;
um transformador elétrico monofásico de dois enrolamentos ligado em triângulo-estrela;
um contactor eletromagnético para ligação de motor.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Elétrica / Eletrônica - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O circuito elétrico abaixo representa a conexão elétrica de reatores e resistores em série com uma linha trifásica. Na representação esquemática, as chaves comutadoras trifásicas são interligadas por uma linha tracejada, que representa:
um intertravamento mecânico para forçar a abertura de uma chave no fechamento da outra;
um relé térmico de proteção contra sobretemperatura do sistema elétrico alimentado;
um sensor de temperatura bimetálico para a proteção contra excesso de temperatura das chaves comutadoras;
uma proteção mecânica entre as chaves para impedir a operação indevida por terceiros;
um intertravamento mecânico para forçar a abertura de uma chave na abertura da outra.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Elétrica / Eletrônica - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Para a medição de temperaturas em motores e equipamentos nas usinas nucleares, são utilizados:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Para verificar como estão as relações interpessoais num grupo de alunos a Orientadora Educacional pediu a cada aluno que escrevesse o nome de um colega com quem gostaria de trabalhar. Tabulou, em seguida, os resultados e o diagramou em um gráfico sociométrico. Constatou, então que Pedrinho, Márcia, Luiz, Helô e Vitor se escolheram mutuamente, mas que Ananda não foi escolhida por ninguém, embora tenha escolhido Márcia e Helô.
Diante do resultado, a atuação do Orientador Educacional deverá ser a de:
conversar com Ananda e pedir para que ela se aproxime dos coleguinhas;
deixar que as relações se estabeleçam ao longo do tempo;
transferir a aluna para outra turma;
investigar os motivos da não escolha da Ananda pelos coleguinhas;
exigir que os alunos se aproximem de Ananda, visando integrála ao grupo.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Elétrica / Eletrônica - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O circuito abaixo é mostrado com os contatos dos relés em repouso. Os repousos são representados por "0" lógico e acionados, por "1" lógico. Esses contatos podem suportar 2,0 Ampéres e são comandados por bobinas que não estão representadas.
Se A, B e C são as variáveis lógicas e A', B' e C' os complementos e, se considerarmos que o fato de a lâmpada acender corresponde a "1" lógico, a função que representará o acendimento será:Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A primeira providência que a nova Orientadora Educacional tomou, em relação às famílias dos alunos, foi a de convidá-las para uma reunião. Os objetivos da Orientadora Educacional nesse encontro são, exceto:
apresentar-se às famílias e colocá-las a par dos objetivos da Orientação Educacional e de suas funções na escola;
identificar quem pertence à classe média da escola e conhecer as suas expectativas;
definir o papel da orientação educacional e mostrar a sala onde ela se encontra;
apresentar-se aos pais e conhecer as suas expectativas em relação à escola;
aproximar a escola dos pais, buscando estabelecer um intercâmbio de comunicação livre e sem entraves burocráticos.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Elétrica / Eletrônica - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
No circuito abaixo os blocos são portas lógicas e as entradas A e B são níveis lógicos.
A saída S corresponderá a uma função:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...