Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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O controle da velocidade dos motores elétricos universais pode ser efetuado através da variação da:

  • A. freqüência e da tensão de alimentação do motor;
  • B.

    corrente elétrica induzida nos pólos magnéticos do rotor;

  • C. freqüência e da corrente de alimentação do motor;
  • D. corrente elétrica induzida na armadura do rotor;
  • E. corrente elétrica aplicada ao motor.

A medição da resistência de isolamento de equipamentos elétricos é efetuada para verificar:

  • A.

    as condições do isolamento elétrico, utilizando-se tensões da ordem de 2 a 5 volts em corrente alternada;

  • B.

    as condições de segurança operacional dos equipamentos elétricos, utilizando-se multímetros digitais ou analógicos;

  • C.

    as condições do isolamento elétrico, utilizando-se tensões da ordem de 200 a 5000 volts em corrente contínua;

  • D.

    as condições do isolamento elétrico, utilizando-se tensões da ordem de 200 a 500 volts em corrente alternada;

  • E.

    possíveis desequilíbrios entre correntes de fases distintas de máquinas rotativas trifásicas.

A correção do fator de potência de uma instalação elétrica industrial geralmente é efetuada através de:

  • A.

    capacitores ou de banco de capacitores, para a compensação da carga de motores elétricos e reduzir a corrente da rede de alimentação;

  • B.

    reatores indutivos trifásicos ou banco de reatores, para a compensação da carga dos motores elétricos de indução;

  • C.

    capacitores ou de banco de capacitores, para a compensação da carga de motores elétricos e elevar a corrente da rede de alimentação;

  • D.

    capacitores ou de banco de capacitores, para a compensação da carga de motores elétricos, para reduzir a potência útil da instalação;

  • E.

    reatores indutivos trifásicos ou banco de reatores, para a compensação da carga dos motores elétricos de indução e reduzir a potência aparente.

Nos diagramas e circuitos elétricos são adotados símbolos internacionais para a comunicação entre os profissionais. O símbolo abaixo representa:

  • A.

    um acoplamento mecânico entre um motor e uma bomba;

  • B.

    um transformador elétrico trifásico ligado em triânguloestrela;

  • C.

    um transformador elétrico monofásico de dois enrolamentos ligado em triângulo-estrela;

  • D. uma válvula solenóide para acionamento pneumático;
  • E.

    um contactor eletromagnético para ligação de motor.

O circuito elétrico abaixo representa a conexão elétrica de reatores e resistores em série com uma linha trifásica. Na representação esquemática, as chaves comutadoras trifásicas são interligadas por uma linha tracejada, que representa:

  • A.

    um intertravamento mecânico para forçar a abertura de uma chave no fechamento da outra;

  • B.

    um relé térmico de proteção contra sobretemperatura do sistema elétrico alimentado;

  • C.

    um sensor de temperatura bimetálico para a proteção contra excesso de temperatura das chaves comutadoras;

  • D.

    uma proteção mecânica entre as chaves para impedir a operação indevida por terceiros;

  • E.

    um intertravamento mecânico para forçar a abertura de uma chave na abertura da outra.

Para a medição de temperaturas em motores e equipamentos nas usinas nucleares, são utilizados:

  • A. sensores ultra-sônicos e por infravermelho;
  • B. banhos termostáticos microprocessados;
  • C. termorresistências e termopares;
  • D. estabilizadores térmicos controlados;
  • E. controladores lógicos programáveis.

Para verificar como estão as relações interpessoais num grupo de alunos a Orientadora Educacional pediu a cada aluno que escrevesse o nome de um colega com quem gostaria de trabalhar. Tabulou, em seguida, os resultados e o diagramou em um gráfico sociométrico. Constatou, então que Pedrinho, Márcia, Luiz, Helô e Vitor se escolheram mutuamente, mas que Ananda não foi escolhida por ninguém, embora tenha escolhido Márcia e Helô.

Diante do resultado, a atuação do Orientador Educacional deverá ser a de:

  • A.

    conversar com Ananda e pedir para que ela se aproxime dos coleguinhas;

  • B.

    deixar que as relações se estabeleçam ao longo do tempo;

  • C.

    transferir a aluna para outra turma;

  • D.

    investigar os motivos da não escolha da Ananda pelos coleguinhas;

  • E.

    exigir que os alunos se aproximem de Ananda, visando integrála ao grupo.

O circuito abaixo é mostrado com os contatos dos relés em repouso. Os repousos são representados por "0" lógico e acionados, por "1" lógico. Esses contatos podem suportar 2,0 Ampéres e são comandados por bobinas que não estão representadas.

Se A, B e C são as variáveis lógicas e A', B' e C' os complementos e, se considerarmos que o fato de a lâmpada acender corresponde a "1" lógico, a função que representará o acendimento será:

  • A. F=AD + BD + C;
  • B. F=AD' + BD' + C';
  • C. F=A'C + B'C + D;
  • D. F=AB' + A'B' + D;
  • E. F=A'B' + AB' + D'.

A primeira providência que a nova Orientadora Educacional tomou, em relação às famílias dos alunos, foi a de convidá-las para uma reunião. Os objetivos da Orientadora Educacional nesse encontro são, exceto:

  • A.

    apresentar-se às famílias e colocá-las a par dos objetivos da Orientação Educacional e de suas funções na escola;

  • B.

    identificar quem pertence à classe média da escola e conhecer as suas expectativas;

  • C.

    definir o papel da orientação educacional e mostrar a sala onde ela se encontra;

  • D.

    apresentar-se aos pais e conhecer as suas expectativas em relação à escola;

  • E.

    aproximar a escola dos pais, buscando estabelecer um intercâmbio de comunicação livre e sem entraves burocráticos.

No circuito abaixo os blocos são portas lógicas e as entradas A e B são níveis lógicos.

A saída S corresponderá a uma função:

  • A. Ou;
  • B. E;
  • C. Não-e;
  • D. Não-ou;
  • E. Não-ou-exclusivo.
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