Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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Com relação ao fenômeno da fadiga em aeronaves, NÃO é correto afirmar que:

  • A.

    é fratura resultante é do tipo frágil e não apresenta deformação plástica visível;

  • B.

    é uma falha que sempre ocorre devido aos grandes esforços, aqueles esforços muito acima dos previstos no projeto, gerados pela operação fora do envelope de vôo da aeronave;

  • C.

    a falha pode ter início em um ponto de corrosão superficial;

  • D.

    a falha pode iniciar em pontos de concentração de tensão, tais como: furos, rasgos de chavetas, cantos vivos, descontinuidades;

  • E.

    fadiga é um fenômeno através do qual o material apresenta uma tendência de fraturar, a partir de uma pequena fissura, sob a aplicação de tensões cíclicas ou alternadas, de grandeza muito inferior à sua resistência nominal.

"A bacia amazônica representa a maior extensão de florestas tropicais da Terra, exercendo significativa influência no clima local e global, devido aos fluxos de energia e água na atmosfera. Presume-se que alteração dos ciclos da água, energia solar, carbono e nutrientes, resultantes da mudança no uso da terra na Amazônia possam provocar conseqüências climáticas e ambientais em escalas local, regional e global. (...)
O ciclo hidrológico da região amazônica ainda é pouco compreendido, e recentemente, com as atividades do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), foram elucidados mecanismos importantes na formação de nuvens naturais e das influenciadas por partículas de queimadas na Amazônia (...)"

(Fonte: COHEN, Julia Clarinda Paiva, BELTRAO, Josivan da Cruz, GANDU, Adilson Wagner et al. Influência do desmatamento sobre o ciclo hidrológico na Amazônia. Cienc. Cult., jul./sep. 2007, vol.59, no.3, p.36-39.)

No ciclo da água, as nuvens naturais são formadas:

  • A.

    por partículas geradas pelas queimadas na região;

  • B.

    pela fusão do vapor de água existente na atmosfera;

  • C.

    pela fumaça decorrente das queimadas freqüentes;

  • D.

    pela condensação do vapor de água existente na atmosfera;

  • E.

    pela chuva ácida decorrente da reação da água com partículas de queimadas.

Correlacione as duas colunas, considerando as definições a respeito da ciência do fogo:

I - temperatura mínima na qual o corpo combustível começa a desprender vapores que se incendeiam em contato com uma chama ou centelha e mantém-se queimando, mesmo com a retirada do agente ígneo;

II - temperatura mínima na qual o corpo combustível começa a desprender vapores que se incendeiam em contato com uma chama ou centelha, entretanto a chama não se mantém sem a presença do agente ígneo;

III - temperatura mínima na qual os vapores desprendidos do combustível entram em combustão apenas pelo contato com o oxigênio do ar atmosférico, independente da presença de chama ou centelha;

IV - transferência de calor de um corpo para o outro, através de ondas denominadas caloríficas ou radiantes; nesse processo não há necessidade de suporte material nem de transporte de matéria;

V - transferência de calor de um ponto para o outro, através de um corpo contínuo, transferência essa realizada sem que haja transporte de matéria;

VI - transferência de calor de um ponto para o outro, através do deslocamento de matéria, em geral a fumaça, que por ser menos densa que o ar atmosférico, move-se para cima.

( ) convecção;

( ) ponto de ignição;

( ) irradiação;

( ) ponto de fulgor;

( ) ponto de combustão;

( ) condução.

A seqüência correta é:

  • A. VI, I, IV, II, III, V;
  • B. V, II, VI, I, III, IV;
  • C. IV, III, V, I, II, VI;
  • D. IV, II, V, III, I, VI;
  • E. VI, III, IV, II, I, V.

Utilizamos uma filtração a vácuo quando:

  • A. a filtração convencional é rápida demais;
  • B. desejamos obter resultados analíticos melhores;
  • C. os precipitados são solúveis no filtrado;
  • D. os precipitados não são retidos no filtro;
  • E. a filtração convencional é muito lenta.

Com relação aos métodos de avaliação de resistência à fadiga em estruturas aeronáuticas, pode-se afirmar que:

  • A.

    em uma estrutura do tipo "FAIL SAFE", os estudos e análises são conduzidos de modo que se um elemento da estrutura da aeronave falhar, a estrutura restante não suportará a carga atuante até um pouso e nem mesmo até um reparo programado;

  • B.

    em uma estrutura do tipo "SAFE LIFE", os estudos e análises são conduzidos de modo que devem ocorrer muitas falhas não previstas durante toda a vida aprovada da aeronave;

  • C.

    em uma estrutura desenvolvida dentro dos critérios de tolerância ao dano, "DAMAGE TOLERANCE", convive-se com a trinca causada por fadiga até a fratura completa da estrutura;

  • D.

    em uma estrutura do tipo "FAIL SAFE", os estudos e análises são conduzidos de modo que se na estrutura da aeronave falhar um elemento, a estrutura restante suportará a carga atuante até o pouso ou mesmo até um reparo programado;

  • E.

    em uma estrutura do tipo "SAFE LIFE", os estudos e análises são conduzidos de modo que poucas falhas não previstas ocorram durante o início vida aprovada da aeronave e muitas falhas previstas ocorram ao final.

O modelo atômico que afirma que átomos são esferas minúsculas, rígidas e indestrutíveis e que todos os átomos de um elemento são idênticos é o de:

  • A.

    Thomsom;

  • B.

    Dalton;

  • C.

    Rutherford;

  • D.

    Bohr;

  • E.

    Demócrito.

Considere a ocorrência de um incêndio no oitavo andar de um prédio de 50 andares, em que se localiza determinada empresa, na sala em que funcionam os terminais de computadores que controlam o departamento de pessoal e o estoque. Devem ser tomadas as seguintes ações:

  • A.

    deslocar-se ao local do incêndio, acionar o Corpo de Bombeiros, não permitir o uso da escada enclausurada, para evitar que as pessoas fiquem presas no seu interior, e iniciar o combate utilizando os extintores de CO2;

  • B.

    deslocar-se até o local do incêndio para verificar se há necessidade de acionar o Corpo de Bombeiros, orientar os ocupantes dos andares superiores ao oitavo a subirem o máximo possível e iniciar o combate utilizando as linhas de mangueira do sistema preventivo;

  • C.

    não avisar os ocupantes do prédio até se extinguir o incêndio, para não causar pânico; utilizar os extintores que estiverem mais próximos, independentemente do seu tipo, a fim de ganhar tempo na operação de combate ao incêndio;

  • D.

    certificar-se de que o Corpo de Bombeiros seja acionado, avisar os ocupantes o mais rápido possível, orientando-os a descerem pelas escadas enclausuradas e iniciar o combate ao incêndio utilizando extintores de CO2;

  • E.

    utilizar logo os extintores de PQS, uma vez que são muito mais eficientes que os de CO2 e a área afetada é muito importante para a empresa, solicitar aos ocupantes que peguem seus pertences mais importantes e desçam rápido; caso não se consiga debelar as chamas, acionar o Corpo de Bombeiros.

Em relação aos materiais cirúrgicos e seus usos NÃO é correto afirmar que:

  • A. luvas, pinças e aventais são materiais cirúrgicos;
  • B.

    os materiais cirúrgicos re-usáveis não devem ser esterilizados entre cirurgias;

  • C. o microscópio não é um material cirúrgico;
  • D. a temperatura influencia a esterilização;
  • E. a resistência dos vírus à esterilização varia.

Observe as afirmativas a seguir, com relação aos Sistemas Anemométricos das aeronaves:

I – Um sistema anemométrico pode estar sujeito a erros de instrumento, erros de retardo de pressão e erros de posição.

II – A velocidade aerodinâmica de uma aeronave é obtida por meio da comparação entre a medida da pressão dinâmica e a medida da pressão estática.

III – A altitude da aeronave é obtida por meio da medida da pressão dinâmica do sistema anemométrico.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

Observe na tabela os valores do grau de conhecimento de cada grupo de seres vivos em alguns biomas brasileiros.

Podemos observar que o bioma menos conhecido, no total, é:

  • A.

    Amazônia;

  • B.

    Caatinga;

  • C.

    Campos;

  • D.

    Cerrado;

  • E.

    Mata Atlântica.

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