Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A metodologia de projetos se caracteriza por ser um processo de compreensão da realidade e de construção de conhecimentos, associado ao compromisso de transformar ou inovar uma dada situação. Como processo de construção do conhecimento, a elaboração de projetos pode ser traduzida como:
um processo aberto, flexível, dinâmico e questionador das pessoas envolvidas;
uma orientação pedagógica, de cunho científico, exercida por educadores;
um modelo aberto e dinâmico de aprendizagem que envolve a avaliação classificatória;
uma construção coletiva destinada ao aperfeiçoamento e melhoria da equipe;
um caminho investigativo que neutraliza os conflitos existentes.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Conservação e Manutenção Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
São todas verdadeiras as linguagens gráficas de programação de um Controlador Lógico Programável, que a Norma IEC 61131-3 reconhece:
Diagrama de Funções Seqüenciais, Diagrama de Contatos (Ladder) e Diagrama de Blocos de Funções;
Diagrama Basic; Simulink Mat-Lab e Diagrama de Funções e Ações;
Diagrama de Funções Booleanas, Diagrama de Contatos e Electronic Work Bench;
Texto estruturado, Grafset e Diagrama RLLPLUS;
Seqüências Seletivas, Seqüências Simultâneas e Lógica Fuzzi.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
É muito comum o envolvimento de pessoas na elaboração de projetos sem que tenham clareza do que se deseja alcançar, gerando documentos meramente formais e burocráticos. A participação das pessoas na construção e implementação de projetos deve ser promovida:
determinando a participação nas reuniões de planejamento e de execução do projeto;
estimulando o envolvimento da equipe na execução apenas das tarefas;
delegando responsabilidades no planejamento das metas a serem alcançadas;
possibilitando a participação nas discussões dos problemas e na elaboração do projeto;
estabelecendo um cronograma rígido de atividades para maximizar o tempo.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Conservação e Manutenção Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
O desenho abaixo é um esboço de uma programação simples de CLP.
A programação foi executada em linguagem:
C++;
EWB;
MATLAB;
Ladder;
Tango.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
No setor de uma grande estatal, a proposta de elaboração de projetos para a implantação de mudanças operacionais e melhoria no atendimento ao público trouxe desconfiança. Segundo a fala de um membro da equipe: "Não adianta nada disso, porque as coisas aqui acabam não saindo do papel". O princípio a ser adotado na metodologia de projetos é:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Conservação e Manutenção Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Analise a programação de um CLP apresentada abaixo.
Pode-se afirmar que é uma Programação por:
Diagrama Booleano;
Texto Estruturado;
Diagrama de Funções Seqüenciais;
Estágios;
Diagrama de Blocos e Funções.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Muito se tem falado sobre a interdisciplinaridade e sobre como vem sendo pensada na organização curricular. Sobre o pensar interdisciplinar, pode-se dizer que este exige um projeto no qual não se ensina nem se aprende, vive-se, exerce-se. Pode-se dizer também que o pensar interdisciplinar:
parte do princípio de que o conhecimento é em si mesmo racional e verdadeiro;
considera o conhecimento científico como uma proposição que se sobrepõe às práticas cotidianas;
considera o conhecimento do senso comum inválido, já que este se afasta da racionalidade;
parte do diálogo com outras formas de conhecimento, permitindo que se interpenetrem;
parte da interlocução entre os sujeitos do conhecimento apresentando um componente disciplinar.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Conservação e Manutenção Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Um técnico observou, na programação de um CLP, a figura abaixo.
Concluiu que o bloco representa um Contador e que RESET, UDC e K8 determinam:
UDC – número de contagem de pulsos; RESET – reinicialização e K8 – número de portas de saída paralelas;
UDC – habilitação (Enable); RESET - número de contagem de pulsos e K8 – valor intermediário de contagem;
UDC – valores mínimos e máximos de contagem; RESET - habilitação (Enable) e K8 – número de bits da CPU;
UDC – contagem na subida ou na descida do relógio; RESET – número de contagens de pulos; e K8 – saída em BCD seriais;
UDC - Tipo do contador; RESET - reinicialização e K8 - Preset.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Educação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A educação brasileira é fortemente marcada pela concepção tradicional de educação, na qual o professor é considerado o centro do processo ensino-aprendizagem e o único detentor do saber. Sabe-se que a avaliação está intimamente relacionada com o processo ensino-aprendizagem. Encontra-se subjacente à concepção tradicional de ensino a avaliação:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2004
Segundo a NR 11, o material empilhado deve ficar afastado das estruturas laterais do prédio a uma distância mínima de:
0,2 m;
0,5 m;
1,0 m;
2,0 m;
5,0 m.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...