Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A metodologia de projetos se caracteriza por ser um processo de compreensão da realidade e de construção de conhecimentos, associado ao compromisso de transformar ou inovar uma dada situação. Como processo de construção do conhecimento, a elaboração de projetos pode ser traduzida como:

  • A.

    um processo aberto, flexível, dinâmico e questionador das pessoas envolvidas;

  • B.

    uma orientação pedagógica, de cunho científico, exercida por educadores;

  • C.

    um modelo aberto e dinâmico de aprendizagem que envolve a avaliação classificatória;

  • D.

    uma construção coletiva destinada ao aperfeiçoamento e melhoria da equipe;

  • E.

    um caminho investigativo que neutraliza os conflitos existentes.

São todas verdadeiras as linguagens gráficas de programação de um Controlador Lógico Programável, que a Norma IEC 61131-3 reconhece:

  • A.

    Diagrama de Funções Seqüenciais, Diagrama de Contatos (Ladder) e Diagrama de Blocos de Funções;

  • B.

    Diagrama Basic; Simulink Mat-Lab e Diagrama de Funções e Ações;

  • C.

    Diagrama de Funções Booleanas, Diagrama de Contatos e Electronic Work Bench;

  • D.

    Texto estruturado, Grafset e Diagrama RLLPLUS;

  • E.

    Seqüências Seletivas, Seqüências Simultâneas e Lógica Fuzzi.

É muito comum o envolvimento de pessoas na elaboração de projetos sem que tenham clareza do que se deseja alcançar, gerando documentos meramente formais e burocráticos. A participação das pessoas na construção e implementação de projetos deve ser promovida:

  • A.

    determinando a participação nas reuniões de planejamento e de execução do projeto;

  • B.

    estimulando o envolvimento da equipe na execução apenas das tarefas;

  • C.

    delegando responsabilidades no planejamento das metas a serem alcançadas;

  • D.

    possibilitando a participação nas discussões dos problemas e na elaboração do projeto;

  • E.

    estabelecendo um cronograma rígido de atividades para maximizar o tempo.

O desenho abaixo é um esboço de uma programação simples de CLP.

A programação foi executada em linguagem:

  • A.

    C++;

  • B.

    EWB;

  • C.

    MATLAB;

  • D.

    Ladder;

  • E.

    Tango.

No setor de uma grande estatal, a proposta de elaboração de projetos para a implantação de mudanças operacionais e melhoria no atendimento ao público trouxe desconfiança. Segundo a fala de um membro da equipe: "Não adianta nada disso, porque as coisas aqui acabam não saindo do papel". O princípio a ser adotado na metodologia de projetos é:

  • A. visão genérica da situação-problema;
  • B. concentração e canalização de esforços e energias;
  • C. ativismo e imediatismo no planejamento das ações;
  • D. elaboração de um cronograma rígido;
  • E. dispersão na análise dos resultados.

Analise a programação de um CLP apresentada abaixo.

Pode-se afirmar que é uma Programação por:

  • A.

    Diagrama Booleano;

  • B.

    Texto Estruturado;

  • C.

    Diagrama de Funções Seqüenciais;

  • D.

    Estágios;

  • E.

    Diagrama de Blocos e Funções.

Muito se tem falado sobre a interdisciplinaridade e sobre como vem sendo pensada na organização curricular. Sobre o pensar interdisciplinar, pode-se dizer que este exige um projeto no qual não se ensina nem se aprende, vive-se, exerce-se. Pode-se dizer também que o pensar interdisciplinar:

  • A.

    parte do princípio de que o conhecimento é em si mesmo racional e verdadeiro;

  • B.

    considera o conhecimento científico como uma proposição que se sobrepõe às práticas cotidianas;

  • C.

    considera o conhecimento do senso comum inválido, já que este se afasta da racionalidade;

  • D.

    parte do diálogo com outras formas de conhecimento, permitindo que se interpenetrem;

  • E.

    parte da interlocução entre os sujeitos do conhecimento apresentando um componente disciplinar.

Um técnico observou, na programação de um CLP, a figura abaixo.

Concluiu que o bloco representa um Contador e que RESET, UDC e K8 determinam:

  • A.

    UDC – número de contagem de pulsos; RESET – reinicialização e K8 – número de portas de saída paralelas;

  • B.

    UDC – habilitação (Enable); RESET - número de contagem de pulsos e K8 – valor intermediário de contagem;

  • C.

    UDC – valores mínimos e máximos de contagem; RESET - habilitação (Enable) e K8 – número de bits da CPU;

  • D.

    UDC – contagem na subida ou na descida do relógio; RESET – número de contagens de pulos; e K8 – saída em BCD seriais;

  • E.

    UDC - Tipo do contador; RESET - reinicialização e K8 - Preset.

A educação brasileira é fortemente marcada pela concepção tradicional de educação, na qual o professor é considerado o centro do processo ensino-aprendizagem e o único detentor do saber. Sabe-se que a avaliação está intimamente relacionada com o processo ensino-aprendizagem. Encontra-se subjacente à concepção tradicional de ensino a avaliação:

  • A. contínua;
  • B. diagnóstica;
  • C. classificatória;
  • D. crítica;
  • E. participativa.

Segundo a NR 11, o material empilhado deve ficar afastado das estruturas laterais do prédio a uma distância mínima de:

  • A.

    0,2 m;

  • B.

    0,5 m;

  • C.

    1,0 m;

  • D.

    2,0 m;

  • E.

    5,0 m.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...