Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para atingir suas finalidades, as instituições determinam papéis e responsabilidades que fazem parte de um processo organizacional, o qual implica uma atividade racional, estruturada e coordenada. Nesse sentido, pode-se dizer que o planejamento de uma instituição consiste no:

  • A.

    desenvolvimento de ações e procedimentos para tomada de decisões a respeito dos objetivos e das atividades a serem realizadas em razão desses objetivos;

  • B.

    desenvolvimento de um plano de trabalho que tem nos meios de sua execução a orientação do fazer educativo visando ao alcance dos objetivos;

  • C.

    estabelecimento de rotinas baseadas na análise da realidade escolar e suas condições concretas, tendo em vista a elaboração de objetivos conscientes;

  • D.

    encaminhamento de funções e de responsabilidades pertinentes ao sistema organizacional da instituição com base na qual se definem objetivos e metas;

  • E.

    processo de explicitação dos objetivos e da antecipação de decisões que vão indicar os objetivos finais e os meios necessários para que se evite a improvisação.

A figura a seguir refere-se aos terminais de um motor de indução monofásico para ligação em 110V ou 220V. Os terminais 1-2 e 3-4 correspondem ao seu enrolamento principal. Uma das possíveis ligações para o seu funcionamento em uma rede de 220V é:

  • A.

    1 com 3 com 5 com 7, 2 com 4 com 6 com 8;

  • B.

    2 com 3, 6 com 7, 1 com 5, 4 com 8;

  • C.

    2 com 3 com 6 com 7, 1 com 5, 4 com 8;

  • D.

    2 com 3 com 5, 6 com 7, 4 com 8;

  • E.

    2 com 4 com 6 com 8, 3 com 5 com 7.

A elaboração dos objetivos de ensino é considerada elemento fundamental no processo de planejamento da prática pedagógica. Para a formulação de objetivos educacionais, deve-se levar em conta:

  • A.

    as necessidades imediatas dos alunos, as informações contidas nos livros didáticos adotados e as condições materiais das unidades escolares;

  • B.

    os pressupostos teórico-metodológicos previstos no plano geral da escola e as informações contidas nos livros textos adotados para cada série;

  • C.

    as expectativas dos dirigentes da escola, os ditames das leis educacionais e os aspectos culturais e econômicos da comunidade extra-escolar;

  • D.

    as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares, as bases legais e as expectativas culturais e econômicas da população minoritária;

  • E.

    as exigências legais, os conteúdos básicos das ciências produzidos na prática social e as necessidades e expectativas de formação cultural exigidas pela população majoritária.

Para valores de correntes até 20 vezes a corrente nominal de um TC de proteção, a sua classe de exatidão é:

  • A.

    0,3%;

  • B.

    0,6%;

  • C.

    1,2%;

  • D.

    5%;

  • E.

    10%.

O lugar e a relevância que os conteúdos de ensino ocupam na vida escolar devem estar diretamente relacionados à idéia de democratização dos conhecimentos, garantindo uma cultura de base para as crianças e jovens. Assim, pode-se entender conteúdos de ensino como um conjunto de:

  • A.

    conhecimentos, hábitos e valores produzidos e acumulados pela humanidade, organizados didaticamente, que devem ser assimilados pelos educandos;

  • B.

    conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais organizados de forma pedagógica, visando a aplicação pelos alunos nas avaliações escolares;

  • C.

    conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais organizados didaticamente visando a aplicação pelos alunos na sua vida prática;

  • D.

    conhecimentos, hábitos e valores produzidos e acumulados pela humanidade, sem organização didática préestabelecidos que deverão ser transmitidos aos educandos;

  • E.

    conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais, sem organização pedagógica específica que deverão ser legitimados pelos alunos.

Em sistemas de potência, o valor típico da corrente secundária dos transformadores de corrente é:

  • A.

    10A;

  • B.

    7,5A;

  • C.

    5A;

  • D.

    2,5A;

  • E.

    0,5A.

A ciência e a tecnologia, marcas do tempo em que vivemos, vêm transformando os usos e costumes da humanidade. Diante desta realidade, a escola tem como um dos seus principais desafios:

  • A.

    incluir os novos recursos tecnológicos ao seu ambiente, porém garantindo a dinâmica estrutural já existente;

  • B.

    considerar as novas tecnologias, mas restringindo-as aos recursos destinados às unidades escolares;

  • C.

    valorizar as práticas inventivas, resguardando seus procedimentos, frente à crise de paradigmas da modernidade;

  • D.

    promover mudanças estruturais que se colocam urgentes, porém rejeitando criticamente a sociedade informatizada;

  • E.

    incorporar as novas técnicas e, ao mesmo tempo, promover a capacidade de leitura crítica das imagens e das informações.

Os relés digitais que possuem a função oscilografia armazenam informações:

  • A.

    somente após a ocorrência da falta;

  • B.

    somente durante a ocorrência da falta;

  • C.

    somente antes da ocorrência da falta;

  • D.

    somente durante e após a ocorrência da falta;

  • E.

    antes, durante e após a ocorrência da falta.

A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente. Sua função pedagógico-didática se refere ao cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar. Numa perspectiva diagnóstica, a avaliação é um processo que:

  • A.

    ajuda ao professor classificar os alunos de acordo com o nível de desempenho que cada aluno atingiu;

  • B.

    permite que professor e aluno recebam indicações sobre as dificuldades, promovendo um ajuste das atividades do professor;

  • C.

    indica ao aluno o lugar que ele ocupa em relação aos colegas, de forma a estimulá-lo na melhoraria de seu rendimento;

  • D.

    demonstra o empenho do professor em fazer uso de diferentes técnicas facilitadoras da aprendizagem do aluno;

  • E.

    fornece dados precisos sobre as técnicas utilizadas pelo professor, de modo a adaptá-las às características dos alunos.

O desenho abaixo é uma parte de um Diagrama Funcional Seqüencial (SFC), recomendado pelo IEC (International Eletrotechnical Comission), para o desenvolvimento e utilização de Sistemas Automatizados.

No Diagrama os números circunscritos apontam para:

  • A.

    1- decisão; 2- ação; 3- decisão; 4- armazenar a informação e 5- parar;

  • B.

    1- decisão; 2- decisão; 3- desvio; 4- colocar (set) e 5- précolocado (preset);

  • C.

    1- etapa; 2- transição; 3- etapa; 4- ação e 5- ação;

  • D.

    1- transição; 2- retardo e temporização; 3- transição 4- contador e 5- parada (reset);

  • E.

    1-temporização parcial; 2-armazenar; 3- armazenar; 4- disparo imediato e 5- parada imediata.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...