Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na realização de um trabalho, o momento da avaliação revelou o descontentamento da equipe, o ritmo lento do encaminhamento das tarefas, a fraca exploração dos problemas estudados e o pouco recurso inventivo na busca de soluções. Esses resultados insatisfatórios podem ter sido gerados pela:

  • A. divulgação periódica dos resultados;
  • B. participação ativa na tomada de decisão;
  • C. falta de comunicação entre os participantes;
  • D. autenticidade nas relações interpessoais;
  • E. capacidade de solidariedade dos participantes.

O diagrama a seguir representa o esquema de uma chave:

  • A.

    estrela-triângulo;

  • B.

    de reversão;

  • C.

    magnética simples;

  • D.

    magnética combinada;

  • E.

    de partida automática.

No desenvolvimento do trabalho em grupo, o sucesso ou o desgaste da equipe vai depender, em grande parte, da maneira como o trabalho é conduzido e da forma de liderança exercida. Com relação à liderança, é correto afirmar que:

  • A.

    a liderança pode ser exercida, simultaneamente, ou por rodízio, por diferentes pessoas;

  • B.

    a capacidade de liderança é inata nas pessoas, pois apenas uns nascem para liderar;

  • C.

    apenas um ou poucos membros do grupo têm condições de exercer liderança;

  • D.

    a formação espontânea dos grupos impede o surgimento natural do líder;

  • E.

    a capacidade de liderança não pode ser desenvolvida a serviço do grupo.

O diagrama a seguir refere-se a um motor:

  • A.

    de indução de anéis;

  • B.

    de indução de gaiola;

  • C.

    síncrono;

  • D.

    de corrente contínua alimentado por um retificador;

  • E.

    do tipo Sherbius.

Nas discussões teórico-metodológicas, a pesquisa participante surge como construção epistemológica alternativa ao modelo tradicional de pesquisa, que enfatiza a neutralidade axiológica do pesquisador. Assinale a premissa que corresponde à pesquisa participante:

  • A.

    a tarefa do pesquisador é apenas observar e registrar as problemáticas surgidas no campo;

  • B.

    a pesquisa se caracteriza pela isenção do pesquisador quanto aos métodos empregados;

  • C.

    o problema investigado tem sua origem na comunidade ou no próprio local de trabalho;

  • D.

    o pesquisador não se envolve com o grupo observado para não comprometer a pesquisa;

  • E.

    o pesquisador adota uma teoria e a aplica como ferramenta que produz análises acertadas.

A figura a seguir esquematiza um relé de proteção:

  • A.

    a distância;

  • B.

    de sobrecorrente;

  • C.

    de subtensão;

  • D.

    de falta de fase;

  • E.

    diferencial.

A pesquisa participante pode ser vista como a elucidação de processos complexos e não-seqüenciais, que ocultam as capacidades de análise, organização, ação e inovação dos grupos e comunidades pesquisadas. O procedimento que NÃO condiz com a postura desse pesquisador é:

  • A.

    reconhecer a ciência como parte do dia-a-dia de toda a população;

  • B.

    admitir o controle do trabalho pelas comunidades e pelos sujeitos pesquisados;

  • C.

    socializar os resultados da pesquisa na linguagem e na forma cultural dos envolvidos;

  • D.

    divulgar os resultados obtidos apenas no relatório destinado à academia;

  • E.

    perceber a ação como fonte de conhecimento e de novas hipóteses.

O relé Buchholz é usado para a proteção de:

  • A.

    transformadores;

  • B.

    geradores síncronos;

  • C.

    linhas de transmissão;

  • D.

    banco de capacitores;

  • E.

    compensadores síncronos.

Para Jean Piaget, o conceito de aprendizagem é:

  • A.

    um processo que se dá no decorrer da vida permitindo-nos adquirir algo novo em qualquer idade;

  • B.

    o equilíbrio progressivo entre a assimilação e a acomodação, o que propicia o aparecimento de novas estruturas mentais;

  • C.

    o estabelecimento das relações entre os fatos em qualquer situação que se dêem as experiências e vivência;

  • D.

    a formação de conexão entre estímulo e resposta impregnada pelas relações entre os sujeitos aprendentes;

  • E.

    um estilo de vida no qual sujeito e objeto do conhecimento se integram independentemente da situação cotidiana.

Considere o diagrama a seguir. O contato que provoca o desligamento do motor na ocorrência de uma sobrecarga é:

  • A.

    M;

  • B.

    P;

  • C.

    R;

  • D.

    K;

  • E.

    N.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...