Lista completa de Questões de Contabilidade Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os créditos adicionais extraordinários são destinados a financiar
dotações de restos a pagar de exercícios futuros, exclusivamente.
despesas previsíveis e urgentes, com dotação prevista na Lei Orçamentária.
reforço de dotações já previstas na Lei Orçamentária.
despesas imprevisíveis e urgentes, não previstas na Lei Orçamentária.
reforço de dotações não previstas na Lei Orçamentária.
Contabilidade Pública - Demonstrações Contábeis - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando as orientações constantes das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e normatização correlata, em âmbito nacional e internacional, julgue os itens que se seguem.
O conjunto de demonstrações contábeis obrigatórias das entidades públicas inclui os balanços patrimonial, orçamentário e financeiro e a demonstração de mutações do patrimônio líquido.
O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. É correto afirmar que o empenho por estimativa é
o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento.
o tipo de empenho utilizado para despesas extracontratuais ou outras de valor determinado, não sujeitas a parcelamento.
utilizado para as despesas normais que não tenham nenhuma característica especial.
o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente.
utilizado para as despesas normais e também para aquelas com alguma característica especial.
Pertencem à categoria econômica Despesas de Capital, os grupos de natureza da Despesa:
Juros e Encargos da Dívida Amortização da Dívida;
Juros e Encargos da Dívida Investimentos;
Inversões Financeiras Investimentos;
Pessoal e Encargos Sociais Juros e Encargos da Dívida;
Inversões Financeiras Amortização da Dívida.
Contabilidade Pública - Princípios Orçamentários - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Quando a Unidade Contábil representa o patrimônio das entidades do setor público, ela é classificada como Unidade Contábil:
Unificada;
Consolidada;
Originária;
Descentralizada;
Nenhuma das anteriores.
A contabilidade pública adota um Plano de Contas que classifica a despesa pública de acordo com as suas categorias econômicas. Com relação às despesas de encargos da dívida interna e os materiais de consumo, nesta ordem, é correto afirmar que:
a primeira é uma despesa de custeio e a segunda é despesa de capital.
a primeira é uma transferência de capital e a segunda é despesa corrente.
a primeira é uma transferência corrente e a segunda é uma despesa de custeio.
a primeira é uma despesa de capital a segunda é uma transferência de capital.
a primeira é uma despesa de custeio a segunda uma transferência de capital.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Os auditores contábeis utilizados pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal Siafi têm como finalidade:
determinar, de forma automatizada e em tempo real, as inconsistências das contas do ativo e do passivo que impeçam o levantamento dos balanços.
auxiliar na identifi cação de situações críticas, erros frequentes e na verifi cação de inconsistência de forma automatizada.
indicar para o analista contábil os principais erros cometidos na escrituração contábil realizada por meio de lançamentos manuais.
indicar valores registrados a maior ou a menor em relação aos seus documentos originais, proporcionando condições para a sua correção.
auxiliar os órgãos central e setorial de contabilidade na identifi cação de operadores e usuários que executaram transações com indícios de fraude.
Uma despesa cujo empenho foi entregue ao credor, que por sua vez forneceu o material, não tendo sido ainda considerada liquidada, e que por isso mesmo não foi paga até o dia 31 de dezembro do ano em curso, passa a ser considerada como:
lançamento de exercício anterior diferido.
inscrição de liquidação futura.
restos a pagar de empenho não liquidado.
despesa de exercícios anteriores.
restos a pagar de despesa não processada.
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A entidade do setor público deverá manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas. Nesse sentido, assinale a opção correta no que diz respeito ao sistema de contas e ao plano de contas único do governo federal.
No setor público, o método das partidas dobradas representa que para cada crédito haverá um débito de igual valor a ser registrado em um mesmo sistema de contas ou em sistemas diferentes.
O objetivo do plano de contas é registrar em contas contábeis os fatos mais significativos das entidades do setor público de forma a diversificar as informações aos usuários.
As contas de compensação controlam todos os procedimentos administrativos, inclusive aqueles vinculados à lei orçamentária e à sua execução.
No plano de contas aplicado ao setor público, as contas contábeis são classificadas em ativo, passivo, variação patrimonial diminutiva, variação patrimonial aumentativa e controle da aprovação e execução do orçamento.
O plano de contas único do governo federal conterá tabela de codificação de registros que identifique o tipo de transação, as contas envolvidas, as movimentações de débito e de crédito e os subsistemas utilizados.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A respeito das Equações Contábeis integrantes dos auditores contábeis do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal Siafi , é correto afi rmar:
são cálculos destinados a identifi car possíveis erros na execução do orçamento que impactam a contabilidade orçamentária.
são rotinas de cálculo destinadas a identifi car procedimentos ou atos ilegais registrados pelas unidades gestoras e/ou setoriais contábeis.
proporcionam a execução de cálculo para a constituição de índices para análise de balanços das entidades e os indicadores de gestão.
são equações executadas em tempo real para impedir que lançamentos inconsistentes sejam realizados na contabilidade das unidades gestoras.
são rotinas de cálculo de saldos de contas ou grupo de contas que indicam inconsistências nos balanços antes do fechamento contábil do mês.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...