Questões de Contabilidade Pública

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Os créditos adicionais extraordinários são destinados a financiar

  • A.

    dotações de restos a pagar de exercícios futuros, exclusivamente.

  • B.

    despesas previsíveis e urgentes, com dotação prevista na Lei Orçamentária.

  • C.

    reforço de dotações já previstas na Lei Orçamentária.

  • D.

    despesas imprevisíveis e urgentes, não previstas na Lei Orçamentária.

  • E.

    reforço de dotações não previstas na Lei Orçamentária.

Considerando as orientações constantes das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e normatização correlata, em âmbito nacional e internacional, julgue os itens que se seguem.

O conjunto de demonstrações contábeis obrigatórias das entidades públicas inclui os balanços patrimonial, orçamentário e financeiro e a demonstração de mutações do patrimônio líquido.

  • C. Certo
  • E. Errado

O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. É correto afirmar que o empenho por estimativa é

  • A.

    o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento.

  • B.

    o tipo de empenho utilizado para despesas extracontratuais ou outras de valor determinado, não sujeitas a parcelamento.

  • C.

    utilizado para as despesas normais que não tenham nenhuma característica especial.

  • D.

    o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente.

  • E.

    utilizado para as despesas normais e também para aquelas com alguma característica especial.

Pertencem à categoria econômica Despesas de Capital, os grupos de natureza da Despesa:

  • A.

    Juros e Encargos da Dívida – Amortização da Dívida;

  • B.

    Juros e Encargos da Dívida – Investimentos;

  • C.

    Inversões Financeiras – Investimentos;

  • D.

    Pessoal e Encargos Sociais – Juros e Encargos da Dívida;

  • E.

    Inversões Financeiras – Amortização da Dívida.

Quando a Unidade Contábil representa o patrimônio das entidades do setor público, ela é classificada como Unidade Contábil:

  • A.

    Unificada;

  • B.

    Consolidada;

  • C.

    Originária;

  • D.

    Descentralizada;

  • E.

    Nenhuma das anteriores.

A contabilidade pública adota um Plano de Contas que classifica a despesa pública de acordo com as suas categorias econômicas. Com relação às despesas de encargos da dívida interna e os materiais de consumo, nesta ordem, é correto afirmar que:

  • A.

    a primeira é uma despesa de custeio e a segunda é despesa de capital.

  • B.

    a primeira é uma transferência de capital e a segunda é despesa corrente.

  • C.

    a primeira é uma transferência corrente e a segunda é uma despesa de custeio.

  • D.

    a primeira é uma despesa de capital a segunda é uma transferência de capital.

  • E.

    a primeira é uma despesa de custeio a segunda uma transferência de capital.

Os auditores contábeis utilizados pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – Siafi têm como finalidade:

  • A.

    determinar, de forma automatizada e em tempo real, as inconsistências das contas do ativo e do passivo que impeçam o levantamento dos balanços.

  • B.

    auxiliar na identifi cação de situações críticas, erros frequentes e na verifi cação de inconsistência de forma automatizada.

  • C.

    indicar para o analista contábil os principais erros cometidos na escrituração contábil realizada por meio de lançamentos manuais.

  • D.

    indicar valores registrados a maior ou a menor em relação aos seus documentos originais, proporcionando condições para a sua correção.

  • E.

    auxiliar os órgãos central e setorial de contabilidade na identifi cação de operadores e usuários que executaram transações com indícios de fraude.

Uma despesa cujo empenho foi entregue ao credor, que por sua vez forneceu o material, não tendo sido ainda considerada liquidada, e que por isso mesmo não foi paga até o dia 31 de dezembro do ano em curso, passa a ser considerada como:

  • A.

    lançamento de exercício anterior diferido.

  • B.

    inscrição de liquidação futura.

  • C.

    restos a pagar de empenho não liquidado.

  • D.

    despesa de exercícios anteriores.

  • E.

    restos a pagar de despesa não processada.

A entidade do setor público deverá manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas. Nesse sentido, assinale a opção correta no que diz respeito ao sistema de contas e ao plano de contas único do governo federal.

  • A.

    No setor público, o método das partidas dobradas representa que para cada crédito haverá um débito de igual valor a ser registrado em um mesmo sistema de contas ou em sistemas diferentes.

  • B.

    O objetivo do plano de contas é registrar em contas contábeis os fatos mais significativos das entidades do setor público de forma a diversificar as informações aos usuários.

  • C.

    As contas de compensação controlam todos os procedimentos administrativos, inclusive aqueles vinculados à lei orçamentária e à sua execução.

  • D.

    No plano de contas aplicado ao setor público, as contas contábeis são classificadas em ativo, passivo, variação patrimonial diminutiva, variação patrimonial aumentativa e controle da aprovação e execução do orçamento.

  • E.

    O plano de contas único do governo federal conterá tabela de codificação de registros que identifique o tipo de transação, as contas envolvidas, as movimentações de débito e de crédito e os subsistemas utilizados.

A respeito das Equações Contábeis integrantes dos auditores contábeis do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – Siafi , é correto afi rmar:

  • A.

    são cálculos destinados a identifi car possíveis erros na execução do orçamento que impactam a contabilidade orçamentária.

  • B.

    são rotinas de cálculo destinadas a identifi car procedimentos ou atos ilegais registrados pelas unidades gestoras e/ou setoriais contábeis.

  • C.

    proporcionam a execução de cálculo para a constituição de índices para análise de balanços das entidades e os indicadores de gestão.

  • D.

    são equações executadas em tempo real para impedir que lançamentos inconsistentes sejam realizados na contabilidade das unidades gestoras.

  • E.

    são rotinas de cálculo de saldos de contas ou grupo de contas que indicam inconsistências nos balanços antes do fechamento contábil do mês.

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