Questões de Contabilidade Pública

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Os créditos da Fazenda Pública, lançados e não cobrados ou não recebidos na data do vencimento, provenientes de obrigações legais relativas a tributos e respectivos adicionais e multas, a partir da data de sua inscrição, constituem:

  • A.

    débitos correntes da fazenda pública.

  • B.

    dívida ativa tributária.

  • C.

    dívida registrada tributária.

  • D.

    dívida passiva tributária.

  • E.

    precatórios consolidados de caráter tributário.

A utilização do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público é facultativa para as

  • A. agências reguladoras e executivas.
  • B. autarquias e fundações públicas.
  • C. empresas estatais dependentes.
  • D. empresas estatais independentes.

Acerca do orçamento público e da contabilidade governamental, julgue os itens a seguir.

O objetivo da contabilidade pública é avaliar o patrimônio público, tendo como alicerce os princípios orçamentários.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos conceitos, aspectos legais e movimentação da Conta Única do Tesouro Nacional, é correto afirmar, exceto:

  • A.

    a aplicação fi nanceira na conta única é uma operação realizada por entidades que possuem autorização em lei para tal fi m.

  • B.

    a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações da Previdência Social – GFIP é documento hábil para movimentar a conta única.

  • C.

    a conta única é mantida no Banco do Brasil, que é o agente responsável pela sua operacionalização.

  • D.

    a Ordem Bancária – OB, principal documento de movimentação da conta única, pode ser cancelada antes e depois do envio ao banco.

  • E.

    Para que uma unidade gestora possa movimentar a conta única, é necessário que integre o Siafi na modalidade on line.

A avaliação de desempenho dos programas, a emissão de parecer prévio e o julgamento das contas dos gestores, no âmbito federal, são competências

  • A.

    do TCU − Tribunal de Contas da União.

  • B.

    do TCE − Tribunal de Contas do Estado.

  • C.

    do TCM − Tribunal de Contas do Município.

  • D.

    do Ministério Público.

  • E.

    da AGU − Auditoria Geral da União.

Um demonstrativo que é exigido em todos os Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária bimestrais é o relativo

  • A.

    ao comparativo das despesas de pessoal com os limites impostos pela Lei da Responsabilidade Fiscal.

  • B.

    à variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a decorrente aplicação dos recursos.

  • C.

    às justificativas de limitação de empenho, caso tenha sido necessário adotar essa medida.

  • D.

    ao comparativo das operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, com os limites impostos pela Lei da Responsabilidade Fiscal.

  • E.

    aos resultados nominal e primário.

A conformidade contábil é o mecanismo destinado a certifi car os registros contábeis gerados pelo Sistema Intergrado de Administração Financeira do Governo Federal – Siafi . A respeito desse mecanismo, é correto afirmar, exceto:

  • A.

    a competência para o registro da conformidade contábil é de contabilista com as obrigações em dia no Conselho Regional de Contabilidade e lotado em unidade setorial contábil.

  • B.

    ao fi nal do exercício, verifi cada a existência de restrições contábeis severas não regularizadas, a setorial contábil deve propor a rejeição das contas anuais da unidade.

  • C.

    mesmo que o órgão ou unidade gestora utilize o Siafi na modalidade parcial, a conformidade deve ser registrada mensalmente pela setorial contábil.

  • D.

    o contabilista e o ordenador de despesas são os responsáveis pela adequação das informações dos balancetes das respectivas unidades.

  • E.

    a base para o registro da conformidade são os princípios e normas contábeis aplicadas ao setor público, o Plano de Contas da União e a Tabela de Eventos.

De acordo com a Instrução Normativa SFC/MF nº 01/2001, quando se configurar omissão no dever de prestar contas, a não comprovação da aplicação dos recursos repassados pela União, da ocorrência de desfalque ou desvio de dinheiros, bens e valores públicos, ou ainda, da prática de qualquer ato ilegal, ilegítimo ou antieconômico de que resulte dano ao Erário, será instaurado processo administrativo de

  • A.

    Auditoria Especial.

  • B.

    Prestação de Contas Especial.

  • C.

    Tomada de Contas Especial.

  • D.

    Diligência e Inspeção.

  • E.

    Intimação e Requisição de Documentos.

Constitui objeto de exame realizado pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, nos órgãos da Administração Direta, entidades da Administração Indireta Federal e entidades privadas a

  • A.

    aplicação dos recursos do Tesouro Nacional transferidos a entidades públicas ou privadas.

  • B.

    análise das contas prestadas anualmente por responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos.

  • C.

    análise das contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público.

  • D.

    a apreciação das contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo poder público federal.

  • E.

    análise da documentação e dos demonstrativos contábeis das entidades públicas ou privadas responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos.

Nas Transações no Setor Público (NBC T 16.4), podem ser consideradas como variações patrimoniais, exceto :

  • A.

    As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado.

  • B.

    As variações patrimoniais que afetem o patrimônio líquido devem manter correlação com as contas de resultado.

  • C.

    Entende-se por correlação a vinculação entre as contas de resultado e as patrimoniais, de forma a permitir a identificação dos efeitos nas contas patrimoniais produzidos pela movimentação das contas de resultado.

  • D.

    As variações patrimoniais classificam-se em quantitativas e qualitativas.

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