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Os créditos da Fazenda Pública, lançados e não cobrados ou não recebidos na data do vencimento, provenientes de obrigações legais relativas a tributos e respectivos adicionais e multas, a partir da data de sua inscrição, constituem:
débitos correntes da fazenda pública.
dívida ativa tributária.
dívida registrada tributária.
dívida passiva tributária.
precatórios consolidados de caráter tributário.
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
A utilização do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público é facultativa para as
Contabilidade Pública - Princípios Orçamentários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca do orçamento público e da contabilidade governamental, julgue os itens a seguir.
O objetivo da contabilidade pública é avaliar o patrimônio público, tendo como alicerce os princípios orçamentários.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A respeito dos conceitos, aspectos legais e movimentação da Conta Única do Tesouro Nacional, é correto afirmar, exceto:
a aplicação fi nanceira na conta única é uma operação realizada por entidades que possuem autorização em lei para tal fi m.
a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações da Previdência Social GFIP é documento hábil para movimentar a conta única.
a conta única é mantida no Banco do Brasil, que é o agente responsável pela sua operacionalização.
a Ordem Bancária OB, principal documento de movimentação da conta única, pode ser cancelada antes e depois do envio ao banco.
Para que uma unidade gestora possa movimentar a conta única, é necessário que integre o Siafi na modalidade on line.
A avaliação de desempenho dos programas, a emissão de parecer prévio e o julgamento das contas dos gestores, no âmbito federal, são competências
do TCU − Tribunal de Contas da União.
do TCE − Tribunal de Contas do Estado.
do TCM − Tribunal de Contas do Município.
do Ministério Público.
da AGU − Auditoria Geral da União.
Um demonstrativo que é exigido em todos os Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária bimestrais é o relativo
ao comparativo das despesas de pessoal com os limites impostos pela Lei da Responsabilidade Fiscal.
à variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a decorrente aplicação dos recursos.
às justificativas de limitação de empenho, caso tenha sido necessário adotar essa medida.
ao comparativo das operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, com os limites impostos pela Lei da Responsabilidade Fiscal.
aos resultados nominal e primário.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A conformidade contábil é o mecanismo destinado a certifi car os registros contábeis gerados pelo Sistema Intergrado de Administração Financeira do Governo Federal Siafi . A respeito desse mecanismo, é correto afirmar, exceto:
a competência para o registro da conformidade contábil é de contabilista com as obrigações em dia no Conselho Regional de Contabilidade e lotado em unidade setorial contábil.
ao fi nal do exercício, verifi cada a existência de restrições contábeis severas não regularizadas, a setorial contábil deve propor a rejeição das contas anuais da unidade.
mesmo que o órgão ou unidade gestora utilize o Siafi na modalidade parcial, a conformidade deve ser registrada mensalmente pela setorial contábil.
o contabilista e o ordenador de despesas são os responsáveis pela adequação das informações dos balancetes das respectivas unidades.
a base para o registro da conformidade são os princípios e normas contábeis aplicadas ao setor público, o Plano de Contas da União e a Tabela de Eventos.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
De acordo com a Instrução Normativa SFC/MF nº 01/2001, quando se configurar omissão no dever de prestar contas, a não comprovação da aplicação dos recursos repassados pela União, da ocorrência de desfalque ou desvio de dinheiros, bens e valores públicos, ou ainda, da prática de qualquer ato ilegal, ilegítimo ou antieconômico de que resulte dano ao Erário, será instaurado processo administrativo de
Auditoria Especial.
Prestação de Contas Especial.
Tomada de Contas Especial.
Diligência e Inspeção.
Intimação e Requisição de Documentos.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Constitui objeto de exame realizado pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, nos órgãos da Administração Direta, entidades da Administração Indireta Federal e entidades privadas a
aplicação dos recursos do Tesouro Nacional transferidos a entidades públicas ou privadas.
análise das contas prestadas anualmente por responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos.
análise das contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público.
a apreciação das contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo poder público federal.
análise da documentação e dos demonstrativos contábeis das entidades públicas ou privadas responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Nas Transações no Setor Público (NBC T 16.4), podem ser consideradas como variações patrimoniais, exceto :
As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado.
As variações patrimoniais que afetem o patrimônio líquido devem manter correlação com as contas de resultado.
Entende-se por correlação a vinculação entre as contas de resultado e as patrimoniais, de forma a permitir a identificação dos efeitos nas contas patrimoniais produzidos pela movimentação das contas de resultado.
As variações patrimoniais classificam-se em quantitativas e qualitativas.
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