Lista completa de Questões de Contabilidade Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, a respeito das tipicidades envolvidas na contabilização dos atos e os fatos administrativos no âmbito da administração pública.
A contabilização da fixação da despesa enseja registro no sistema de contas de compensação, mediante débito na conta de crédito disponível e crédito na conta de despesa fixada.
A despesa realizada por intermédio de suprimento de fundos tem as seguintes características, exceto:
suprimento de fundos, à semelhança de outros adiantamentos, não afeta a execução do orçamento nem a situação patrimonial do ente público.
a despesa de caráter sigiloso que exige pronto pagamento pode ser realizada mediante suprimento de fundos.
a contabilidade reconhece a despesa pública no ato de concessão do suprimento, embora a aplicação dos recursos ocorra em momento posterior.
o ordenador de despesa é competente para decidir sobre a conveniência da realização da despesa mediante suprimento de fundos.
no reconhecimento do ato de concessão do suprimento de fundos, a contabilidade registra uma obrigação do servidor suprido para com a entidade, cuja baixa se dá quando ocorre a prestação de contas.
Tomando como base o modelo e a estrutura do Balanço Financeiro utilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, é correto afirmar:
as disponibilidades financeiras para o exercício seguinte são evidenciadas juntamente com as despesas e são detalhadas por categoria econômica.
os depósitos de terceiros são segregados de forma a evidenciar seus autores e a finalidade destes.
os restos a pagar não processados liquidados no exercício figuram do lado das receitas para compensar os valores não pagos.
o confronto entre as receitas e as despesas evidencia o superávit financeiro do exercício.
as despesas orçamentárias são evidenciadas por função, enquanto a receita é evidenciada por categoria econômica.
Julgue os itens que se seguem, a respeito das tipicidades envolvidas na contabilização dos atos e os fatos administrativos no âmbito da administração pública.
A contabilização do ingresso do recurso financeiro enseja registro no sistema de contas orçamentário, mediante crédito na conta bancária e débito na respectiva conta de receita.
Assinale a opção verdadeira em relação ao tratamento que a contabilidade aplicada ao setor público dá ao orçamento durante o processo de elaboração.
A proposta, após a consolidação pela Secretaria de Orçamento Federal, é registrada em contas do sistema orçamentário.
Os créditos são contabilizados desde a proposta inicial registrada no sistema SIDOR até a aprovação da Lei Orçamentária.
O registro é feito pela contabilidade após o recebimento da proposta orçamentária por parte da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.
A contabilidade reconhece e registra o orçamento público federal a partir do momento da publicação da Lei Orçamentária Anual e suas modificações.
As propostas orçamentárias das unidades são consolidadas como proposta do órgão e registradas pela contabilidade após o encaminhamento à Secretaria de Orçamento Federal.
Julgue os itens que se seguem, a respeito das tipicidades envolvidas na contabilização dos atos e os fatos administrativos no âmbito da administração pública.
A contabilização da liquidação da despesa enseja registro no sistema de contas financeiro, mediante débito na conta de crédito empenhado e crédito na conta de crédito disponível.
Assinale a opção verdadeira a respeito da contabilização das transferências de recursos mediante convênios, termos de cooperação e contratos de repasse.
Os registros dos recursos comprometidos, bem como os atos decorrentes da execução dos convênios e contratos de repasse, são controlados em contas do Sistema Compensado, segregando-se as várias etapas da execução.
Contratos de repasse, em razão da natureza contratual, são registrados e controlados pela contabilidade da mesma forma que os contratos de prestação de serviços.
A celebração de convênios, contratos de repasse e instrumentos semelhantes é registrada pela contabilidade federal quando se verifica a aplicação dos recursos no destinatário.
Exceto aqueles instrumentos de transferência celebrados com entes da administração federal, as transferências voluntárias de recursos são contabilizadas somente como despesa realizada.
Ao contrário dos contratos de repasse, os convênios são reconhecidos e registrados pela contabilidade desde a celebração até a prestação de contas.
Contabilidade Pública - Balanço Financeiro - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação às demonstrações contábeis ou balanços públicos que evidenciam a situação econômico-financeira dos entes públicos, assinale a opção correta.
O passivo permanente compreende os compromissos exigíveis cujo pagamento independe de autorização orçamentária, não se incluindo nessa rubrica as contas do passivo circulante.
As demonstrações das variações patrimoniais evidenciam o fluxo de caixa da execução orçamentária do ente público durante todo o exercício financeiro, sem prejuízo dos saldos que se transferem de exercício.
No balanço financeiro, são apresentadas as receitas e despesas fixadas em confronto com as realizadas. Nesse balanço, as receitas são classificadas por tipo de crédito e as despesas, de acordo com a categoria econômica.
O principal objetivo de realizar a separação entre ativo financeiro e não financeiro é descobrir a existência de superavit financeiro, que servirá de fonte para abertura de créditos adicionais, suplementares ou especiais.
O saldo patrimonial resulta do confronto entre o ativo real e o passivo real. Caso o ativo real seja maior que o passivo real, registra-se o saldo financeiro positivo, também denominado ativo real líquido. O caso contrário é denominado passivo real a descoberto.
A despesa pública para qual não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, efetuada para atender à manutenção de outra entidade pública, será classifica como
inversão financeira.
investimento.
transferência corrente.
transferência de capital.
custeio.
Contabilidade Pública - Sistema de Contas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação aos sistemas de contas, assinale a opção correta.
A parte lançada da receita orçamentária que não foi arrecadada deve ser inscrita no sistema patrimonial.
A eventual existência de superavit sem haver a correspondente disponibilidade financeira é causada pelo emprego, na contabilidade governamental, do sistema duplo de contabilização, dividido entre o fluxo econômico e o fluxo financeiro.
Os sistemas orçamentário e financeiro registram eventos de natureza distinta, motivo pelo qual a boa prática contábil recomenda que não deve haver qualquer relação entre os dois.
O sistema de compensação tem por objetivo registrar os eventos que não podem modificar o patrimônio público.
As contas de resultado são encontradas no sistema orçamentário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...