Lista completa de Questões de Contabilidade Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quando da re-estimativa da receita em decorrência de queda na arrecadação, apurada em um bimestre, no bimestre seguinte, uma das medidas usuais para garantir o cumprimento das metas de resultado pelo governo é a adoção de:
reformulação dos programas.
aumento de impostos.
majoração de alíquotas tributárias.
contingenciamento do orçamento.
contratação de operações de crédito.
Contabilidade Pública - Tabela de Eventos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando os dados acima, extraídos da tabela de eventos da administração pública federal, julgue os próximos itens quanto à natureza da despesa e aos lançamentos relacionados ao evento 51.0.173.
Sob o enfoque financeiro, o empréstimo de longo prazo relacionado ao evento 51.0.173 é apropriado como despesa de capital na unidade concedente.
Contabilidade Pública - Balanço Patrimonial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação à gestão financeira, julgue os itens de 73 a 95.
Na elaboração do balanço patrimonial, o valor do ativo real líquido deve ser equivalente ao do passivo real a descoberto.Contabilidade Pública - Tabela de Eventos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando os dados acima, extraídos da tabela de eventos da administração pública federal, julgue os próximos itens quanto à natureza da despesa e aos lançamentos relacionados ao evento 51.0.173.
Sob o enfoque patrimonial, o evento 51.0.173 constitui uma variação ativa, pois envolve a incorporação de um direito de longo prazo na unidade concedente do empréstimo.
A respeito das variações patrimoniais, na contabilidade aplicada ao setor público, é correto afi rmar, exceto:
as mutações, tanto ativas quanto passivas, são variações patrimoniais que decorrem de fatos contábeis permutativos.
os acréscimos patrimoniais, também conhecidos como superveniências ativas, decorrem de fatos extraorçamentários.
a aquisição de bens móveis, para uso próprio, provoca mutações passivas no patrimônio da entidade pública.
as baixas de bens patrimoniais, doados a terceiros não integrantes da administração pública federal, constituem-se em insubsistência ativa.
as despesas com aquisição de material de consumo, para estoque no almoxarifado, provocam mutação ativa.
A relação de todos os elementos ativos e passivos componentes do patrimônio público com a indicação do valor desses elementos denomina-se inventário. São fases deste inventário:
planejamento,execução e controle
organização,estrutura e contagem
avaliação,escolha,execução e controle
pré-contagem, contagem, análise e ajustamento.
Assinale a opção falsa a respeito da contabilização das operações típicas que são objeto da contabilidade na administração federal.
A receita tributária é registrada pela contabilidade quando ocorre o recolhimento aos cofres públicos, caracterizando o regime de caixa.
O reconhecimento da despesa pela contabilidade ocorre na liquidação, o que caracteriza o regime de competência.
O controle da execução orçamentária da receita é realizado no grupo Ativo Compensado.
A incorporação de bens recebidos por doação é registrada por meio de lançamentos no ativo e em contas de resultado extraorçamentário.
Os contratos em que a Administração Pública é a contratante não são objeto da contabilidade, porque a celebração não acarreta alteração da situação patrimonial do ente.
Contabilidade Pública - Descentralização Orçamentária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A operação descentralizadora de crédito orçamentário na qual um ministério ou órgão transfere para outro ministério ou órgão o poder de utilização dos recursos que lhe foram dotados é denominada
A respeito dos bens públicos de uso especial, é correto afirmar, exceto:
os equipamentos militares especializados e os de infra- -estrutura são considerados de uso especial.
para que sejam considerados de uso especial, os bens devem ser tangíveis, utilizados na produção ou para fi ns administrativos e ter uso esperado por mais de um exercício.
os bens de uso especial utilizados para fi ns administrativos têm seu registro de forma consolidada na contabilidade.
a principal fonte de informações para o registro contábil dos bens de uso especial é o Sistema de Gerenciamento de Imóveis de Uso Especial.
os bosques e reservas naturais renováveis não são considerados de uso especial.
Contabilidade Pública - Créditos Orçamentários e Adicionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere, por mera hipótese, que o presidente do STJ resolva abrir, ao orçamento fiscal do tribunal, crédito suplementar no valor de R$ 100.000,00 para atender ao pagamento de precatório de sentença judicial transitada em julgado. Em face dessa consideração, julgue os itens subseqüentes.
Por se tratar de despesa que não estava prevista, o presidente do STJ poderia abrir um crédito especial ou um crédito extraordinário respaldado na LOA, que assegura o crédito orçamentário extraordinário para as despesas não computadas ou insuficientemente dotadas de recursos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...