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A lei orçamentária
Contabilidade Pública - Balanço Orçamentário - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A tabela acima apresenta informações do balanço orçamentário de determinado ente governamental.
Tendo como referência o balanço orçamentário apresentado acima, é correto afirmar que o
exercício orçamentário apresentou superavit no valor de R$ 5.800,00.
exercício orçamentário apresentou deficit no valor de R$ 5.800,00.
exercício orçamentário apresentou superavit no valor de R$ 22.200,00.
exercício orçamentário apresentou deficit no valor de R$ 22.200,00.
resultado orçamentário do exercício foi de R$ 427.800,00.
No âmbito do fundo especial,
Contabilidade Pública - Balanço Orçamentário - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Ainda com base no balanço orçamentário mostrado na tabela e com relação à elaboração e execução do orçamento do referido ente, assinale a opção incorreta.
A LOA foi aprovada com equilíbrio.
Não houve utilização de dotação sem autorização legal.
A despesa executada refere-se aos gastos que já cumpriram o fato gerador.
Por se tratar de uma previsão, a receita arrecadada pode ser a maior ou a menor.
O resultado orçamentário do exercício foi influenciado pelo desempenho da arrecadação.
Considere as afirmações abaixo para responder as questões de números 50 a 52.
O relatório resumido da execução orçamentáriaÉ um fato contábil que configura uma variação independente de execução orçamentária:
Integram a Dívida Ativa Tributária os créditos da Fazenda Pública provenientes de
foros, laudêmios ou taxas de ocupação.
preços de serviços prestados por estabelecimentos públicos.
créditos decorrentes de obrigações em moeda estrangeira, de sub-rogação de hipoteca, fiança, aval ou outra garantia.
empréstimos compulsórios, contribuições estabelecidas em lei e aluguéis de bens imóveis.
multas por descumprimento de obrigação legal relativa a tributos.
Consideram-se como Restos a Pagar
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Para que os lançamentos efetuados no âmbito da administração pública pudessem permitir, entre outros, o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial e a interpretação dos resultados econômicos e financeiros, foi concebida uma lógica contábil por meio dos sistemas de contas orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação. Relativamente ao funcionamento dos sistemas de contas na contabilidade pública, julgue os itens seguintes.
I. No sistema orçamentário, são classificadas as contas que têm interferência direta no controle do detalhamento da execução orçamentária da receita e da despesa.
II. No sistema patrimonial, são classificadas as variações ativas e passivas que não interferem diretamente na composição das disponibilidades de numerário e obrigações pendentes ou em circulação.
III. As fontes alimentadoras do sistema financeiro são os orçamentos e suas alterações, o caixa e os atos administrativos.
IV. No sistema de compensação, são classificadas as contas que têm a função precípua de controle.
Estão certos apenas os itens
I e III.
II e III.
II e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
Contabilidade Pública - Divida Ativa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O Manual de Procedimentos da Dívida Ativa, publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), define que a dívida ativa abranja os créditos a favor da fazenda pública que não foram devidamente recebidos nas datas aprazadas. A respeito da dívida ativa, assinale a opção incorreta.
Sua inscrição representa, contabilmente, um fato permutativo, resultante da transferência de um valor não recebido no prazo estabelecido, dentro do próprio ativo.
A dívida ativa inscrita, que goza da presunção de certeza e liquidez, tem equivalência de prova pré-constituída contra o devedor.
Os créditos inscritos em dívida ativa não são objeto de atualização monetária, juros ou multas, previstos em contratos ou em normativos legais, não sendo, portanto, esses valores incorporados ao valor original inscrito.
Todo recebimento de dívida ativa, qualquer que seja a forma, deve corresponder a uma receita orçamentária e à simultânea baixa contábil de crédito registrado anteriormente no ativo.
É prudente instituir mecanismos que previnam a incerteza dos recebimentos futuros registrados no ativo, como a constituição de provisão para os créditos de recebimento ou liquidação duvidosa.
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