Questões de Contabilidade Pública

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De acordo com a Lei nº 4.320/64, os títulos de renda devem figurar no balanço patrimonial pelo seu valor

  • A.

    de mercado.

  • B.

    de aquisição.

  • C.

    nominal.

  • D.

    de custo ou mercado, o menor deles.

  • E.

    de reposição.

Instrução: Para responder às questões de números 45 a 50, considere os dados das demonstrações contábeis resultantes do registro das operações a seguir: (Valores em $ 1.000,00).

Superávit financeiro do exercício:

  • A.

    40

  • B.

    37

  • C.

    34

  • D.

    33

  • E.

    23

Instrução: Para responder às questões de números 45 a 50, considere os dados das demonstrações contábeis resultantes do registro das operações a seguir: (Valores em $ 1.000,00).

Resultado Patrimonial do Exercício:

  • A.

    54

  • B.

    34

  • C.

    20

  • D.

    17

  • E.

    10

São Classificadas como Receitas Correntes:

  • A.

    Alienações de Bens Imóveis e Contribuição de Melhoria

  • B. Multas e Juros de Mora e operações de Crédito
  • C. Transferências do Exterior e Alienação de Bens
  • D.

    Receitas da Dívida Ativa e Transferências de Capital

  • E. Receita Tributária e Receitas de Contribuições

À luz da classificação orçamentária da receita e da despesa públicas, definida pela SOF - Secretaria de Orçamento Federal, podemos dizer que os seguintes itens:

"Transferências Correntes",

"Transferências de Capital",

"Transferências à União",

"Amortização de Empréstimos" e

"Aplicações Diretas"

constituem:

  • A. tipos de classificação da receita por fontes
  • B. modalidades de aplicação da despesa
  • C.

    classificação da receita por fontes, exceto "Amortização de Empréstimos" e "Aplicações Diretas", que são modalidades de aplicação da despesa

  • D.

    modalidades de aplicação da despesa, exceto "Transferências Correntes" e "Transferências de Capital", que são fontes de receita

  • E.

    classificação da receita por fontes, exceto "Transferências à União" e "Aplicações Diretas", que são modalidades de aplicação da despesa

As autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento são, respectivamente,

  • a.

    Crédito Orçamentário e Créditos Disponíveis.

  • b.

    Créditos Suplementares e Créditos Especiais.

  • c.

    Créditos Especiais e Créditos Suplementares.

  • d.

    Créditos Suplementares e Créditos Extraordinários.

  • e.

    Créditos Especiais e Créditos Extraordinários.

Um dos objetivos da Contabilidade é o controle do patrimônio das entidades, sejam de caráter público ou privado.

Para reconhecimento como elemento patrimonial das entidades do setor público, a 6ª edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público recomenda que:

  • A. considerem-se apenas os bens tangíveis;
  • B. excluam-se os bens onerados;
  • C. excluam-se os bens de uso comum;
  • D. prevaleça a essência econômica sobre a forma legal;
  • E. reconheça apenas os bens com fluxo de benefícios presente.

Os créditos adicionais que dependem da prévia autorização legislativa e de indicação de recursos disponíveis para sua cobertura são

  • a.

    Suplementares e Extraordinários.

  • b.

    Especiais e Extraordinários.

  • c.

    Suplementares, apenas.

  • d.

    Suplementares e Especiais.

  • e.

    Suplementares, Especiais e Extraordinários.

No início do mês de dezembro de 20x5 uma entidade pública adquiriu dois equipamentos eletrônicos para uso nas atividades da entidade, no valor de $ 9.500,00 cada, sendo um para uso imediato e outro para reserva em caso de defeito do primeiro. A vida útil estimada desses equipamentos é de 3 anos. O contrato de compra previa que o pagamento do fornecedor se daria em duas parcelas, uma até 31/12/20x5 e a outra até 31/01/20x6.

Para fins de reconhecimento desse item no ativo, conforme as regras do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), devem-se registrar:

  • A. $ 9.500,00 no ativo circulante e $ 9.500,00 no ativo não circulante e os mesmos valores no passivo circulante e não circulante, respectivamente;
  • B. $ 9.500,00 no ativo circulante e $ 9.500,00 no ativo não circulante e $ 19.000,00 no passivo não circulante;
  • C. $ 19.000,00 no ativo não circulante e $ 19.000,00 no passivo circulante;
  • D. $ 19.000,00 no ativo circulante e $ 9.500,00 no passivo circulante e $ 9.500,00 no passivo não circulante;
  • E. $ 19.000,00 no ativo não circulante e $ 19.000,00 no passivo não circulante.

Considere as informações apresentadas no Quadro I a seguir, extraídas dos registros contábeis diários de uma entidade do setor público:

A partir das informações do Quadro I e das disposições do MCASP quanto ao registro de transações no setor público, as transações que NÃO tiveram efeito no patrimônio líquido da entidade totalizam:

  • A. 53.300,00;
  • B. 57.200,00;
  • C. 63.300,00;
  • D. 69.400,00;
  • E. 72.000,00.
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