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Existem situações em que a entidade recebe ativos ou serviços ou tem passivos extintos, e entrega valor irrisório ou nenhum valor em troca. Ao contrário do que ocorre no setor privado, a maior parte das variações patrimoniais aumentativas das entidades do setor público decorrem dessas operações.
O que se afirma acima se refere ao seguinte conceito de contabilidade pública:
Segundo os preceitos da contabilidade pública, a aquisição de um bem, a vista, com recursos orçamentários,
gera uma interferência ativa como forma de possibilitar o controle da execução orçamentária.
gera uma mutação passiva que será levada ao resultado do exercício.
gera uma interferência passiva destinada a controlar o desembolso de recursos financeiros.
não gera lançamentos em contas de mutações e interferências, por se tratar de um fato permutativo.
gera uma mutação ativa que objetiva compensar o lançamento da despesa.
A despesa de amortização de empréstimos obtidos de terceiros tem como conseqüência a seguinte alteração patrimonial:
insubsistência ativa orçamentária.
superveniência passiva orçamentária.
variação passiva extra-orçamentária.
mutação ativa orçamentária.
variação ativa extra-orçamentária.
O registro de um cancelamento da Dívida Passiva constitui para a entidade uma variação
Ativa – mutações patrimoniais
Passiva – independente da execução orçamentária
Ativa – independente da execução orçamentária
Passiva – mutações patrimoniais
Ativa – resultantes da execução orçamentária
Constitui variação ativa resultante da execução orçamentária, por mutação patrimonial da despesa,
Considerando que variações passivas são aquelas que causam diminuição no patrimônio, sendo compostas pelas classes 3 (Despesas) e 5 (Resultado Diminutivo do Exercício), pode-se afirmar que entre as mutações passivas orçamentárias encontram-se as decorrentes de(da):
Entre as opções abaixo, a única que não pode ser classificada como Variação Ativa, por não causar aumento patrimonial, é
Um dos objetivos da Contabilidade é o controle do patrimônio das entidades, sejam de caráter público ou privado.
Para reconhecimento como elemento patrimonial das entidades do setor público, a 6ª edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público recomenda que:
No início do mês de dezembro de 20x5 uma entidade pública adquiriu dois equipamentos eletrônicos para uso nas atividades da entidade, no valor de $ 9.500,00 cada, sendo um para uso imediato e outro para reserva em caso de defeito do primeiro. A vida útil estimada desses equipamentos é de 3 anos. O contrato de compra previa que o pagamento do fornecedor se daria em duas parcelas, uma até 31/12/20x5 e a outra até 31/01/20x6.
Para fins de reconhecimento desse item no ativo, conforme as regras do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), devem-se registrar:
Considere as informações apresentadas no Quadro I a seguir, extraídas dos registros contábeis diários de uma entidade do setor público:
A partir das informações do Quadro I e das disposições do MCASP quanto ao registro de transações no setor público, as transações que NÃO tiveram efeito no patrimônio líquido da entidade totalizam:
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