Lista completa de Questões de Contabilidade Pública do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os consórcios públicos são parcerias formadas por dois ou mais entes da Federação para a gestão associada de serviços públicos. O contrato de rateio é o instrumento pelo qual os entes da Federação consorciados comprometem-se a transferir recursos para a realização das despesas do consórcio público. Considere os seguintes recursos:
I. tarifas e outros preços públicos;
II. recursos oriundos de operações de crédito;
III. bens móveis ou imóveis recebidos em doação;
IV. recursos financeiros transferidos pelos entes consorciados;
V. subvenções econômicas de órgãos do governo não consorciados.
De acordo com as disposições do MCASP, constituem recursos dos consórcios públicos somente:
O artigo 35 da Lei no 4.320/64 estabelece o regime de Caixa para a Receita e o de Competência para a Despesa. Assinale a opção que indica, na contabilização da Despesa Pública, exceção ao Regime de Competência.
A Dívida Ativa no exercício em que é contabilizado o seu recolhimento.
A liquidação de despesa referente à aquisição de bens.
A inscrição de Restos a Pagar não processados.
A liquidação de despesa referente a transferências.
No exercício de um determinado ano, o Executivo recebe expediente do Tribunal de Justiça informando que deve incluir no orçamento do ano seguinte o valor de R$ 50.000,00, relativo ao pagamento de precatórios.
Esta operação deverá, pelo regime de competência, ensejar o seguinte lançamento contábil:
Débito: Variações Passivas
Independentes da Execução Orçamentária 50.000,00
Crédito: Provisão para Precatórios a Pagar 50.000,00
Débito: Variações Ativas
Independentes da Execução Orçamentária 50.000,00
Crédito: Contas a Pagar 50.000,00
Débito: Provisão para Precatórios a Pagar 50.000,00
Crédito: Variações Passivas
Independentes da Execução Orçamentária 50.000,00
Débito: Provisão para Precatórios a Receber 50.000,00
Crédito: Variações Ativas
Independentes da Execução Orçamentária 50.000,00
O art. 35 da Lei nº 4.320/64 estatui que pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas. Disso pode-se depreender que a Contabilidade Pública em nosso país adota o:
regime misto, sendo de caixa para receitas e de competência para despesas
regime misto, sendo de competência para receitas e de caixa para despesas
regime híbrido, sendo de competência para receitas e de caixa para despesas
O Plano de Contas Único do Governo Federal compõe-se das seguintes partes básicas: relação das contas agrupadas segundo suas funções; descrição das funções das contas; e indicação do mecanismo de débito e crédito de cada conta.
No caso do recebimento de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais), incluso entre os valores já inscritos em Dívida Ativa, esse mecanismo de débito e crédito deverá ser processado com:(1) débito de R$ 2.100,00 em Bancos c/ Movimento e crédito do mesmo valor em Receita Corrente, no sistema financeiro;
(2) débito de R$ 2.100,00 em Receita Realizada e crédito do mesmo valor em Receita a Realizar, no sistema orçamentário;
(3) débito de R$ 2.100,00 em Mutações Passivas e crédito do mesmo valor em Dívida Ativa, no sistema patrimonial.
(1) débito de R$ 2.100,00 em Bancos c/ Movimento e crédito do mesmo valor em Dívida Ativa, no sistema financeiro;
(2) débito de R$ 2.100,00 em Receita Realizada e crédito do mesmo valor em Receita a Realizar, no sistema orçamentário;
(3) débito de R$ 2.100,00 em Mutações Passivas e crédito do mesmo valor em Receita Corrente, no sistema patrimonial.
(1) débito de R$ 2.100,00 em Bancos c/ Movimento e crédito do mesmo valor em Receita Corrente, no sistema financeiro;
(2) débito de R$ 2.100,00 em Receita Realizada e crédito do mesmo valor em Receita a Realizar, no sistema orçamentário;
(3) débito de R$ 2.100,00 em Mutações Ativas e crédito do mesmo valor em Dívida Ativa, no sistema patrimonial.
(1) débito de R$ 2.100,00 em Bancos c/Movimento e crédito do mesmo valor em Receita Corrente, no sistema financeiro;
(2) débito de R$ 2.100,00 em Receita Realizada e crédito do mesmo valor em Receita a Realizar, no sistema orçamentário;
(3) débito de R$ 2.100,00 em Dívida Ativa e crédito do mesmo valor em Mutações Passivas, no sistema patrimonial.
(1) débito de R$ 2.100,00 em Bancos c/ Movimento e crédito do mesmo valor em Receita Corrente, no sistema financeiro;
(2) débito de R$ 2.100,00 em Receita a Realizar e crédito do mesmo valor em Receita Realizada, no sistema orçamentário;
(3) débito de R$ 2.100,00 em Mutações Passivas e crédito do mesmo valor em Dívida Ativa, no sistema patrimonial.
Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que NÃO se refere a Créditos Adicionais.
Créditos orçamentários.
Créditos suplementares.
Créditos especiais.
Créditos extraordinários.
Autorizações de despesas públicas não computadas ou insuficientemente dotadas na lei do orçamento, destinadas a atender calamidade pública, são créditos adicionais
suplementares.
reforço de dotações orçamentárias.
extraordinários.
especiais.
extra-orçamentários.
Entre os recursos para abertura de créditos suplementares e especiais, a administração pública poderá contar com
superávit financeiro previsto no orçamento.
resultado de exercícios futuros.
crédito direto ao consumidor.
excesso de arrecadação.
dívida fundada.
Como instrumentos de ajuste orçamentário, os créditos adicionais são usualmente empregados para corrigir distorções que surgem durante a execução do orçamento. Acerca de um crédito suplementar de R$ 100.000,00, autorizado e aberto em 15/10/2001, com saldo remanescente de 40% do valor original ao final daquele exercício, pode-se afirmar, corretamente, que
poderá ser reaberto em 2002, limitado a R$ 140.000,00.
poderá ser reaberto em 2002, limitado a R$ 100.000,00.
poderá ser reaberto em 2002, limitado a R$ 60.000,00.
poderá ser reaberto em 2002, limitado a R$ 40.000,00.
não poderá, em hipótese alguma, ter seu saldo reaberto em 2002.
São créditos adicionais as autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. De acordo com a classificação dos créditos especiais, são os destinados:
a reforço de dotação orçamentária.
a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
a reforço de dotação não orçamentária.
a despesas orçadas incorridas.
a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...