Questões de Contabilidade Pública do ano 2007

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Todas as afirmativas estão incorretas, EXCETO:

  • A.

    Todas as receitas e despesas constarão da Lei Orçamentária pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.

  • B.

    A Lei Orçamentária consignará dotações globais destinadas a atender indiferen-temente as despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras.

  • C.

    As cotas de receita que uma entidade pública deva transferir a outra incluir-se-ão como receita, no orçamento da entidade obrigada à transferência, e como des-pesa, no orçamento da que as deva receber.

  • D.

    Classificam-se como despesas de custeio as dotações para despesas às quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para con-tribuições e subvenções destinadas a atender à manutenção de outras entidades de direito público ou privado.

NÃO deverá fazer parte do Anexo de Metas Fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO:

  • A.

    Reserva de contingência.

  • B.

    Avaliação do cumprimento das metas relativas ao ano anterior.

  • C.

    Evolução do patrimônio líquido, também nos últimos três exercícios, destacando a origem e aplicação dos recursos.

  • D.

    Avaliação da situação financeira e atuarial dos regimes geral de previdência so-cial e próprio dos servidores públicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Na elaboração das propostas orçamentárias anual e plurianual, será aplicada a classificação:

  • A.

    Organizacional-estrutural.

  • B.

    Projetiva-explicativa.

  • C.

    Derivada-originária.

  • D.

    Programática.

As despesas públicas correspondem aos gastos fixados na lei orçamentária ou em leis especiais, para o cumprimento de uma finalidade, a cargo do governo. Com relação a nota de empenho, sua emissão deverá

  • A.

    ocorrer logo após o recebimento do bem ou serviço, e de acordo com a nota fiscal.

  • B. anteceder a liquidação da despesa.
  • C.

    ocorrer antes da liquidação e após o pagamento da despesa.

  • D.

    ocorrer antes do pagamento e após a sua liquidação da despesa.

O orçamento dos municípios brasileiros envolve os Poderes Executivo e Legislativo. As etapas de elaboração, aprovação, execução e controle são de responsabilidade dos seguintes poderes, nesta ordem:

  • A.

    Legislativo, Legislativo, Executivo e Executivo.

  • B.

    Legislativo, Executivo, Executivo e Legislativo.

  • C.

    Executivo, Executivo, Legislativo e Legislativo.

  • D.

    Executivo, Legislativo, Executivo e Legislativo.

  • E.

    Executivo, Legislativo, Executivo e Executivo.

Quanto ao orçamento, correlacione os conceitos com suas definições correspondentes:

Assinale a alternativa que apresente a ordem correta, de cima para baixo.

  • A.

    1, 3, 2, 5, 4

  • B.

    4, 1, 5, 3, 2

  • C.

    2, 4, 5, 3, 1

  • D.

    4, 3, 2, 1, 5

  • E.

    2, 1, 4, 3, 5

NÃO faz parte da Lei das Diretrizes Orçamentárias:

  • A.

    Anexo de Riscos Fiscais.

  • B.

    Despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente.

  • C.

    Anexo de Metas Fiscais.

  • D.

    Orçamento de Investimento das empresas estatais.

  • E.

    Dispositivos sobre as alterações da legislação tributária.

O orçamento público é o planejamento feito pela administração pública para atender, durante determinado período, aos planos e programas de trabalho por ela desenvolvidos, por meio da planificação de receitas a serem obtidas e dispêndios a serem efetuados, objetivando-se a continuidade e a melhoria quantitativa e qualitativa dos serviços prestados à sociedade. Ele é efetuado por meio de três instrumentos básicos: o Plano Plurianual (PPA), a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Com relação às características desses instrumentos básicos do planejamento orçamentário, julgue os itens que se seguem.

O PPA tem a mesma duração do mandato do chefe do Poder Executivo e coincide integralmente com este.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao plano de contas e à tabela de eventos da administração pública federal, julgue os itens seguintes.

O plano de contas da administração pública federal compreende seis níveis de desdobramentos, classificados em ativo, passivo, despesa, receita, resultado diminutivo do exercício e resultado aumentativo do exercício.

  • C. Certo
  • E. Errado

O reconhecimento da obrigação do Estado por meio de Nota de Empenho deve gerar, no sistema orçamentário das unidades orçamentárias, o lançamento contábil

  • A.

    D- Créditos Iniciais e C- Crédito Disponível.

  • B.

    D- Crédito Disponível e C- Provisão Concedida.

  • C.

    D- Crédito Empenhado a Liquidar e C- Crédito Disponível.

  • D.

    D- Crédito Disponível e C- Despesa Empenhada.

  • E.

    D- Despesa Empenhada e C- Execução da Despesa.

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