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Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa correta, quanto aos registros da contabilidade pública referentes a uma doação recebida de um automóvel.
Débito em Variações Ativas e Crédito em Veículos (diminuição do ativo)
Débito em Patrimônio Líquido (diminuição do patrimônio líquido) e Crédito em Variações Ativas.
Débito em Veículos (aumento do ativo) e Crédito em Variações Ativas.
Débito em Veículos (diminuição do ativo) e Crédito em Variações Ativas.
Crédito em Veículos (aumento do passivo) e Débito em Variações Ativas.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
O resultado patrimonial do exercício representa o resultado final das variações patrimoniais da administração direta e indireta do governo. Para obtenção do valor e da natureza do saldo, o lançamento contábil CORRETAMENTE formulado, é:
Debita-se pelas variações passivas e credita-se pelas variações ativas.
Debita-se pelas variações ativas e credita-se pelas variações passivas.
Debita-se pelas variações ativas e credita-se pelas transferências das contas de despesa orçamentária, incorridas no exercício.
Debita-se pelas transferências das contas de receita orçamentária, arrecadada no exercício, e credita-se pelas variações passivas resultantes da execução orçamentária.
O plano de contas de entidades governamentais é estruturado em quatro sistemas: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação. Em diversas situações, um ato da administração pode gerar lançamentos em mais de um sistema ao mesmo tempo. Um evento que gera, concomitantemente, lançamentos contábeis no sistema orçamentário e financeiro é
a liquidação da despesa com material de consumo.
o pagamento de restos a pagar.
a inscrição da dívida ativa.
a variação cambial da dívida fundada.
a obtenção de veículos por doação.
Em um órgão público, o lançamento contábil para o registro da inscrição da dívida ativa no sistema patrimonial deve ser
D − Ativo Permanente/Dívida Ativa
C − Variações Ativas Resultantes da Execução Orçamentária/Mutações Patrimoniais/Inscrição de Dívida Ativa
D − Ativo Financeiro/Dívida Ativa
C − Variações Ativas Independentes da Execução Orçamentária/Inscrição de Dívida Ativa
D − Ativo Permanente/Dívida Ativa
C − Variações Ativas Independentes da Execução Orçamentária/Inscrição de Dívida Ativa
D − Ativo Permanente/Dívida Ativa
C − Variações Ativas Resultantes da Execução Orçamentária/Receita Orçamentária/Inscrição de Dívida Ativa
D − Variações Passivas Resultantes da Execução Orçamentária/Mutações Patrimoniais/Inscrição de Dívida Ativa
C − Passivo Permanente/Dívida Ativa
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Assinale a opção correta a respeito do controle contábil dos responsáveis por débitos decorrentes de desfalques, desvios de recursos, perda e/ou extravio de materiais.
Os valores dos débitos, depois da regular apuração por meio de Tomada de Contas Especial, são registrados no ativo de forma individualizada por devedor.
Em razão do baixo índice de recebimento, os valores devidos não são registrados pela contabilidade, constituindo os eventuais pagamentos em receita da União.
Os valores somente são reconhecidos pela contabilidade se houver ajuizamento de ação para o ressarcimento dos danos causados.
Os valores são registrados no passivo compensado desde a instauração da Tomada de Contas Especial até o ressarcimento aos cofres públicos.
Por se tratar de valores, na maioria de pequeno vulto, o registro é realizado de forma agrupada.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Analise o registro demonstrado a seguir:
D 1.9.1.2 Receita Realizada
C 1.9.1.1 Receita a Realizar
Ele representa:
a realização de receita no sistema financeiro;
a previsão de receita no sistema orçamentário;
a realização de receita no sistema patrimonial;
a previsão de receita no sistema financeiro;
a realização de receita no sistema orçamentário.
Contabilidade Pública - Créditos Orçamentários e Adicionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere, por mera hipótese, que o presidente do STJ resolva abrir, ao orçamento fiscal do tribunal, crédito suplementar no valor de R$ 100.000,00 para atender ao pagamento de precatório de sentença judicial transitada em julgado. Em face dessa consideração, julgue os itens subseqüentes.
Por se tratar de despesa que não estava prevista, o presidente do STJ poderia abrir um crédito especial ou um crédito extraordinário respaldado na LOA, que assegura o crédito orçamentário extraordinário para as despesas não computadas ou insuficientemente dotadas de recursos.
Contabilidade Pública - Créditos Orçamentários e Adicionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de receitas e despesas públicas, julgue os seguintes itens.
Quando a despesa realizada for maior que a fixada, a unidade orçamentária deverá solicitar a abertura de crédito adicional.
Sobre créditos adicionais, é correto afirmar:
É vedada a abertura de créditos extraordinários sem prévia autorização legislativa.
A abertura de créditos especiais prescinde da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa.
O Poder Executivo não poderá realizar operações de crédito para financiar os créditos adicionais.
A aprovação de abertura de créditos adicionais será feita exclusivamente no Senado da República, por maioria simples.
Em caso de abertura de créditos extraordinários, há necessidade de indicação da importância, espécie dos créditos e classificação da despesa.
Contabilidade Pública - Créditos Orçamentários e Adicionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subsequentes, relativos a características, finalidades, evidenciação das despesas públicas e seus reflexos na elaboração do orçamento público.
Independentemente de sua inclusão na lei de diretrizes orçamentárias, a reserva de contingência pode ser utilizada para abertura de créditos adicionais, compreendendo o volume de recursos destinados ao atendimento de passivos contingentes e de outros riscos, bem como os eventos fiscais imprevistos.
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