Lista completa de Questões de Contabilidade Pública do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito dos principais documentos utilizados pelo SIAFI e seus papéis, julgue os itens seguintes.
Por meio do DARF se registra a arrecadação de tributos e demais receitas diretamente na conta única do Tesouro Nacional.
Julgue os itens seguintes que versam sobre participações governamentais, programa de integração social e de formação do patrimônio do servidor público (PIS/PASEP) e contribuição de intervenção no domínio econômico (CIDE).
De acordo com a Lei do Petróleo, os royalties cobrados pela União, que variam de 5% a 10%, incidem sobre o gás consumido na elevação artificial.
Acerca dos registros nos sistemas de contas da contabilidade pública e de sua relação com os atos e fatos administrativos, julgue os itens a seguir.
Como se trata de um ato administrativo potencial, o registro da depreciação efetuada em bem do ativo imobilizado deve ser realizado como lançamento contábil no sistema de contas de compensação.
A respeito dos procedimentos aplicáveis a prestação e tomada de contas, julgue os itens a seguir.
Além da prestação ou tomada de contas anual, poderá haver, a qualquer tempo, levantamento, prestação ou tomada de contas de todos os responsáveis por bens ou valores públicos.
Um consumidor pode escolher gastar sua renda m com o bem x1 ou com o bem x2 de tal forma que a sua reta orçamentária seja descrita por p1 x1 + p2 x2 = m, em que P1 e P2 são os respectivos preços. Com relação a essa situação, julgue os itens que se seguem.
Efeito renda refere-se à mudança na restrição orçamentária decorrente da mudança da renda e dos preços relativos.
Um aumento efetivo do Patrimônio Público é causado pela ocorrência
da construção de uma ponte.
da arrecadação de taxas.
de empréstimos tomados.
do cancelamento de dívida ativa.
de manutenção de ruas e praças.
Conforme dispõe a Lei Federal no 10.180/01, que organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Orçamento Federal, de Administração Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal, e dá outras providências, incluem-se entre as finalidades do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal
editar normas sobre a programação financeira e a execução orçamentária e financeira, e promover a padronização da execução da despesa pública.
elaborar a programação financeira do Tesouro Nacional e gerenciar a Conta Única do Tesouro Nacional.
manter controle dos compromissos que onerem a União, direta ou indiretamente, frente a entidades ou organismos internacionais, e o planejamento e o orçamento estadual.
formular planos nacionais, setoriais e regionais de desenvolvimento econômico e social e o planejamento estratégico nacional.
promover a integração com os demais Poderes e esferas de governo em assuntos de administração e programação financeira e os planos de desenvolvimento social.
A respeito das variações patrimoniais, na contabilidade aplicada ao setor público, é correto afi rmar, exceto:
as mutações, tanto ativas quanto passivas, são variações patrimoniais que decorrem de fatos contábeis permutativos.
os acréscimos patrimoniais, também conhecidos como superveniências ativas, decorrem de fatos extraorçamentários.
a aquisição de bens móveis, para uso próprio, provoca mutações passivas no patrimônio da entidade pública.
as baixas de bens patrimoniais, doados a terceiros não integrantes da administração pública federal, constituem-se em insubsistência ativa.
as despesas com aquisição de material de consumo, para estoque no almoxarifado, provocam mutação ativa.
Assinale a opção falsa a respeito da contabilização das operações típicas que são objeto da contabilidade na administração federal.
A receita tributária é registrada pela contabilidade quando ocorre o recolhimento aos cofres públicos, caracterizando o regime de caixa.
O reconhecimento da despesa pela contabilidade ocorre na liquidação, o que caracteriza o regime de competência.
O controle da execução orçamentária da receita é realizado no grupo Ativo Compensado.
A incorporação de bens recebidos por doação é registrada por meio de lançamentos no ativo e em contas de resultado extraorçamentário.
Os contratos em que a Administração Pública é a contratante não são objeto da contabilidade, porque a celebração não acarreta alteração da situação patrimonial do ente.
A respeito dos bens públicos de uso especial, é correto afirmar, exceto:
os equipamentos militares especializados e os de infra- -estrutura são considerados de uso especial.
para que sejam considerados de uso especial, os bens devem ser tangíveis, utilizados na produção ou para fi ns administrativos e ter uso esperado por mais de um exercício.
os bens de uso especial utilizados para fi ns administrativos têm seu registro de forma consolidada na contabilidade.
a principal fonte de informações para o registro contábil dos bens de uso especial é o Sistema de Gerenciamento de Imóveis de Uso Especial.
os bosques e reservas naturais renováveis não são considerados de uso especial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...