Lista completa de Questões de Contabilidade Pública do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a alternativa que condiz com a Ética Profissional do Contabilista:
Agenciar serviços de contabilidade.
Assinar trabalho científico do qual não contribui para a sua elaboração.
Corromper funcionário público.
Depreciar a imagem de outro Contabilista.
N.R.A.
Contabilidade Pública - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Pertence ao Passivo Permanente do Sistema Patrimonial, de acordo com a Lei Federal n° 4.320 de 17 de março de 1964, a conta
O orçamento Base Zero é uma técnica que
não é usada em nível de governo estadual.
é um instrumento contábil no qual se arrolam apenas as despesas para alcançar certos objetivos.
é feita de forma bastante resumida e sintética.
enfatiza os resultados dos gastos públicos, e não apenas os gastos em si.
exige que cada administrador justifique detalhadamente os recursos solicitados.
A relação de todos os elementos ativos e passivos componentes do patrimônio público com a indicação do valor desses elementos denomina-se inventário. São fases deste inventário:
planejamento,execução e controle
organização,estrutura e contagem
avaliação,escolha,execução e controle
pré-contagem, contagem, análise e ajustamento.
A contabilidade pública:
demonstra o fluxo financeiro de caixa do exercício;
registra os bens de uso comum do povo como patrimônio público;
demonstra o patrimônio líquido classificando-o em reservas de capital;.
registra como resultado orçamentário do exercício um déficit ou superávit;
demonstra os lucros ou prejuízos acumulados do exercício.
As ações para execução dos programas que se caracterizam por serem limitadas no tempo são denominadas:
Carlos faz periodicamente seu plano de contas, registrando cuidadosamente os pagamentos e recebimentos em ativos e passivos. Ele reside em imóvel próprio e parcelou em seis parcelas o valor correspondente ao imposto predial e territorial urbano (IPTU) de 2008 desse imóvel. Ele é proprietário de um apartamento que está alugado, cujo contrato de locação prevê como obrigação do locatário o pagamento das parcelas referentes ao IPTU.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
No plano de contas de Carlos, o valor do apartamento alugado deve ser lançado no ativo.
A contabilidade pública é o conhecimento especializado da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os conceitos, princípios e normas contábeis na gestão patrimonial de uma entidade governamental. Quanto a peculiaridades dos procedimentos aplicáveis à contabilidade pública, julgue os seguintes itens.
I A contabilidade evidenciará, perante a Fazenda Pública, a situação daqueles que arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela confiados.
II Ressalvada a competência do Tribunal de Contas ou órgão equivalente, a tomada de contas dos agentes responsáveis por bens ou dinheiro público será realizada ou superintendida pelos serviços de contabilidade.
III Os serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitir, entre outros, o acompanhamento da execução orçamentária e o conhecimento da composição patrimonial.
IV Todas as operações que resultem débitos e créditos de natureza financeira não compreendidas na execução orçamentária serão também objeto de registro e controle contábil.
V Haverá registros analíticos de todos os bens de caráter permanente, com indicação dos elementos necessários para a perfeita caracterização de cada um deles e dos agentes responsáveis pela sua guarda e administração.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
Para que os lançamentos efetuados no âmbito da administração pública pudessem permitir a interpretação dos resultados econômicos e financeiros, foi concebida uma lógica contábil por meio de sistemas de contas. Acerca dos registros contábeis a serem efetuados nos sistemas de contas da contabilidade pública e seus relacionamentos com os atos e fatos, assinale a opção correta.
O registro contábil da incorporação de um bem recebido em doação é efetuado no sistema de contas de compensação, já que se trata de um fato extra-orçamentário.
O registro contábil do primeiro estágio da despesa (empenho) é efetuado no sistema de contas financeiro em função do reconhecimento da despesa pública nesse momento.
O registro contábil do terceiro estágio da despesa (pagamento) é efetuado no sistema de contas orçamentário, no qual são registrados os atos e fatos relacionados com a execução da receita e da despesa públicas.
A aquisição de veículo para uso, com pagamento à vista e recebimento imediato do bem, enseja registro contábil no sistema de contas patrimonial devido a sua incorporação ao patrimônio da entidade.
A desincorporação de uma obrigação de longo prazo é registrada contabilmente no sistema de contas financeiro, representando uma variação passiva.
Na Contabilidade Pública, pode-se dizer que:
os estágios da execução da despesa são a fixação, o empenho e o pagamento.
os estágios da despesa são a liquidação e o empenho.
os estágios da despesa são a fixação e o pagamento.
os estágios da despesa são o pagamento e o empenho, mais o estágio da programação apresentado pela Escola de Administração Fazendária, o qual se refere aos procedimentos de descentralização de créditos, realizados após a aprovação da LOA – Lei Orçamentária Anual.
os estágios da despesa, de acordo com a Lei 4.320/64, são o empenho, a liquidação e o pagamento; porém, a Escola de Administração Fazendária apresenta o estágio da programação, que se refere aos procedimentos de descentralização de créditos, realizados após a aprovação da LOA – Lei Orçamentária Anual. Também pode-se dizer que existe o estágio da fixação, que é realizado pelo Poder Legislativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...