Lista completa de Questões de Contabilidade Pública do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos essenciais do registro contábil no setor público.
Os registros contábeis devem ser validados pelo ordenador de despesa da unidade gestora, com base em documentação hábil e em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos essenciais do registro contábil no setor público.
A data da ocorrência da transação e o número de controle para identificar os registros eletrônicos que integram um mesmo lançamento contábil estão entre os elementos essenciais do registro contábil no setor público.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne aos métodos e processos da escrituração contábil no setor público, julgue os itens que se seguem.
Os registros extemporâneos devem consignar, nos seus históricos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do atraso.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne aos métodos e processos da escrituração contábil no setor público, julgue os itens que se seguem.
As transações no setor público devem ser reconhecidas e registradas integralmente no momento em que ocorrerem.
O projeto de lei orçamentária anual apresentado pelo Executivo que sofrer veto, emenda ou rejeição, tem como consequência recursos sem despesas correspondentes. Tais recursos poderão ser utilizados
mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica autorização legislativa.
para despesas emergenciais ou imprevisíveis, com prévia e específica autorização legislativa.
mediante créditos especiais ou suplementares, desde que haja disponibilidades financeiras.
para despesas emergenciais ou imprevisíveis, independentemente de autorização legislativa.
mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica autorização do respectivo Tribunal de Contas.
Em um determinado exercício financeiro, ocorreram os seguintes eventos em certo município brasileiro:
I enchente inesperada, causando danos e prejuízos ao município e à sua população;
II necessidade de pavimentação de vias de circulação local, para as quais já existia prévia, porém insuficiente, dotação orçamentária;
III necessidade de realização de obra para ampliação da prefeitura, para a qual inexistia prévia dotação orçamentária.
Os créditos adicionais a serem abertos para autorização das despesas decorrentes desses eventos são, respectivamente,
especiais, extraordinários e ilimitados.
extraordinários, especiais e suplementares.
ilimitados, suplementares e especiais.
extraordinários, suplementares e especiais.
extraordinários, especiais e ilimitados.
Em relação aos créditos adicionais, é correto afirmar:
a abertura de créditos especiais somente é permitida para atender despesas imprevisíveis e urgentes, tais como as decorrentes de calamidade pública.
a iniciativa da criação dos créditos adicionais é do Poder Legislativo e sua aprovação depende da chancela do Poder Executivo.
os créditos especiais e suplementares podem ser abertos sem indicação da fonte dos recursos correspondentes que os financiarão.
os créditos extraordinários são aqueles que se destinam ao reforço de dotação orçamentária específica.
os créditos suplementares têm vigência adstrita ao exercício financeiro em que foram abertos.
Durante o exercício financeiro, o governo necessitou realizar uma nova despesa, que vai depender de aprovação de um crédito especial pelo Congresso Nacional. No intuito de elaborar o projeto de lei do crédito adicional, levantou as seguintes informações:
- até o presente momento, em função da execução do seu orçamento, há R$ 50.000 de excesso de arrecadação e uma economia orçamentária de R$ 35.000;
- no balanço patrimonial do exercício anterior, o ativo financeiro era de R$ 200.000, sendo o disponível de R$ 30.000 e o passivo financeiro de R$ 150.000;
- durante o exercício já havia sido aberto um crédito especial de R$ 20.000 com recursos de dotações parcialmente anuladas; um crédito extraordinário no valor de R$ 15.000; e foi reaberto um crédito especial de R$ 30.000 autorizado em outubro do exercício anterior.;
- foi efetuada uma operação de crédito de R$ 10.000 para fazer face a essas despesas.
O valor limite dos recursos financeiros disponíveis a ser informado ao Legislativo para abertura do crédito adicional pretendido corresponde a:
R$ 110.000
R$ 100.000
R$ 95.000
R$ 65.000
R$ 45.000
Necessitando abrir crédito suplementar ao final do exercício, um ente encontrava-se diante da seguinte situação:
excesso de arrecadação: R$ 250.000,00;
- a despesa realizada atingira a despesa fixada;
- seriam anuladas dotações de R$ 180.000,00;
- em agosto, foram reabertos créditos especiais de R$ 120.000,00;
- o superavit financeiro, no balanço patrimonial do exercício anterior, fora de R$ 55.000,00.
Com base nesses dados, assinale a alternativa correta.
Não poderá ser reaberto o crédito especial.
Poderá ser aberto crédito suplementar de até R$ 365.000,00.
O crédito a ser aberto é de R$ 485.000,00.
A operação não poderá ser realizada, em virtude de a despesa realizada já ter atingido a despesa fixada.
Poderá ser aberto crédito especial de até R$ 430.000,00.
Os créditos orçamentários são autorizados para a realização de despesas. Para novas autorizações, poderão ser abertos créditos adicionais. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A falta de previsão para a realização de uma despesa que se tornou urgente é a condição suficiente para a abertura de créditos extraordinários.
Qualquer uma das casas do Congresso Nacional, diante da constatação de insuficiência das dotações para determinado programa, deve iniciar o processo legislativo de apresentação do respectivo projeto de lei.
O Poder Executivo pode abrir créditos especiais até o limite estabelecido na própria lei orçamentária.
À medida que se aperfeiçoa o processo de planejamento e que seus resultados são expressos em programas, os créditos especiais tendem a desaparecer.
Os créditos extraordinários utilizados parcialmente poderão ser convertidos nos outros tipos de créditos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...