Lista completa de Questões de Contabilidade Pública do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Pública - Descentralização Orçamentária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere à contabilização de operações típicas da administração federal, julgue os itens que se seguem.
Um débito em rubrica de crédito disponível e um crédito em rubrica de provisão recebida caracteriza a anulação de uma descentralização interna de créditos.
Contabilidade Pública - Descentralização Orçamentária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à contabilização de operações típicas da administração federal, julgue os itens subsequentes.
Na anulação de uma descentralização interna de créditos, são gerados um débito em rubrica de crédito disponível e um crédito em rubrica de provisão recebida.
Contabilidade Pública - Descentralização Orçamentária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à contabilização de operações típicas da administração federal, julgue os itens subsequentes.
As transferências de limite de saque cota, repasse, sub-repasse e pagamentos diversos entre as unidades gestoras integrantes da conta única do Tesouro Nacional devem ser efetuadas por meio do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), independentemente de qualquer autorização.
Contabilidade Pública - Despesa Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue o próximo item, relativo aos estágios da despesa pública.
A despesa pública é executada em três estágios: ordinário (montante previamente conhecido), por estimativa (cujo valor não se possa determinar previamente) e global (de pagamento parcelado).
Contabilidade Pública - Despesa Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de despesa pública, suas características, sua contabilização e evidenciação, assinale a opção correta.
Geralmente, a despesa efetiva coincide com a despesa de capital. Entretanto, há despesa de capital que não é efetiva, como, por exemplo, as transferências de capital que causam decréscimo patrimonial.
Toda unidade orçamentária tem uma estrutura administrativa correspondente, o que pode ser exemplificado por alguns fundos especiais e pela unidade orçamentária denominada transferências a estados, Distrito Federal e municípios.
Embora a despesa orçamentária corrente geralmente coincida com a despesa orçamentária efetiva, há despesa orçamentária corrente não efetiva, como a despesa com a aquisição de materiais para estoque e a despesa com adiantamentos. Essas são despesas correntes e, entretanto, representam um fato permutativo.
Um exemplo de despesa orçamentária de capital que não é efetiva é a transferência de capital que causa decréscimo patrimonial.
A centralização compartilhada de créditos orçamentários, equivalente em significado à transferência e à transposição por modificar o valor da programação ou de suas dotações orçamentárias (créditos adicionais), ocorre quando for efetuada movimentação de parte do orçamento, mantidas a classificação institucional, a funcional, a programática e a econômica, para que outras unidades administrativas possam executar a despesa orçamentária.
Com relação à receita e às despesas públicas, assinale a alternativa correta.
A dívida ativa compreende apenas os créditos da fazenda pública de natureza tributária, exigíveis pelo transcurso do prazo de pagamento.
A liquidação da despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição.
O recolhimento é o ato pelo qual os contribuintes comparecem perante os agentes arrecadadores e realizam o pagamento de seus tributos e de outros débitos com o Estado.
O empenho da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e os documentos comprobatórios do respectivo crédito.
O lançamento da receita corresponde ao ato que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora, e inscreve o débito desta.
As despesas empenhadas, liquidadas e não pagas até o término do exercício correspondem a
dívida ativa.
despesas de exercícios anteriores.
restos a pagar não processados.
restos a pagar processados.
dívida flutuante.
Considere as afirmações a seguir acerca da execução da receita e da despesa orçamentária.
I - Por pagamento da despesa entende-se o ato emanado de autoridade competente que criou para o Estado obrigação de pagamento pendente de implemento de condição.
II - O empenho da despesa consiste no ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente ao Tesouro Público o produto da arrecadação.
III - A liquidação da despesa consiste na verificação do direito do credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito, em que se apura a origem e o objeto do que se deve pagar, a importância exata a pagar e a quem se deve pagar para extinguir a obrigação.
IV - O ato praticado pela Fazenda Pública que identifica o contribuinte, o valor devido e efetua a inscrição fiscal do devedor, denomina-se lançamento.
São corretas APENAS as afirmações
I e II
II e III
III e IV
I, II e IV
I, III e IV
Considere os dados a seguir e tenha por base a Lei no 4.320/64 para responder às questões de nos 65 a 68.
Após levantamento, determinado órgão federal apresentou os valores contábeis constantes da tabela abaixo, ao final do exercício de 2008, no balanço financeiro.
O total da despesa orçamentária paga, ao longo do exercício de 2008, corresponde, em reais, ao valor de
100.000,00
160.000,00
185.000,00
255.000,00
355.000,00
A respeito das regras gerais estabelecidas pela Lei n. 4.320/64 para a estruturação e realização da contabilidade dos entes públicos, é correto afirmar, exceto:
é obrigatório o registro dos bens móveis e imóveis, mesmo que de forma sintética.
os entes públicos que exercem atividade industrial, independentemente da sua forma de organização, deverão manter registros contábeis que permita a apuração dos custos.
a contabilização da receita e da despesa deverá seguir as especificações da lei orçamentária.
é permitido o uso do método das partidas simples para a contabilidade patrimonial desde que esta seja realizada de forma sintética.
no registro dos restos a pagar, é obrigatória a identificação do credor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...