Questões de Contabilidade Pública do ano 2011

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A soma das despesas correntes (em $) foi de

  • A.

    30

  • B.

    60

  • C.

    130

  • D.

    190

  • E.

    370

O montante das despesas de capital e o superávit da execução orçamentária foram, respectivamente, de (em $)

  • A.

    180 e 200

  • B.

    180 e 250

  • C.

    240 e 250

  • D.

    280 e 250

  • E.

    340 e 200

É uma despesa extraorçamentária o gasto da entidade do setor público com

  • A.

    a aquisição de bens imóveis.

  • B.

    o pagamento de servidores aposentados e de pensionistas.

  • C.

    o pagamento de juros das dívidas públicas interna e externa.

  • D.

    a subscrição de capital de empresas industriais.

  • E.

    a devolução de cauções recebidas.

Sobre os estágios da despesa pública, é correto afirmar:

  • A.

    É possível a realização de uma despesa pública sem prévio empenho, uma vez que a legislação prevê despesas para as quais pode ser dispensada a nota de empenho.

  • B.

    A liquidação da despesa ocorre com o despacho da autoridade competente, determinando o seu pagamento através de ordem bancária.

  • C.

    A fixação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

  • D.

    As despesas relativas ao pagamento de contas de água, de luz e de telefone de um ente público constituem exemplos de empenho feito por estimativa.

  • E.

    O empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento e somente é válido quando não haja condição de pendência para a execução do serviço ou entrega do bem adquirido.

O chefe do poder executivo pediu ao contador da prefeitura que fizesse um estudo sobre os gastos com a atenção básica da macrorregião de saúde a que o município pertence. Para isso, o contador deve consultar a classificação da despesa

  • A.

    institucional.

  • B.

    funcional.

  • C.

    programática.

  • D.

    econômica.

  • E.

    por natureza.

Na União, a restituição do imposto de renda realizada no período seguinte ao recolhimento e o desconto em folha de pagamento da contribuição previdenciária dos servidores correspondem, respectivamente, a uma despesa

  • A.

    orçamentária e uma receita extraorçamentária.

  • B.

    extraorçamentária e uma receita extraorçamentária.

  • C.

    orçamentária e uma despesa orçamentária.

  • D.

    orçamentária e uma receita orçamentária.

  • E.

    extraorçamentária e uma despesa orçamentária.

As despesas orçamentárias com a aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização, consoante Portaria Interministerial no 163/2001, serão classificadas no grupo de natureza de despesa como

  • A.

    Inversões Patrimoniais.

  • B.

    Inversões Financeiras.

  • C.

    Investimentos.

  • D.

    Imobilizado.

  • E.

    Permanente.

Os empenhos emitidos no exercício financeiro para pagamento de despesas com tarifas de energia elétrica, gás, água e esgoto de órgãos púbicos, de acordo com a Portaria Interministerial no 163/2001, serão classificados no elemento de despesa como

  • A.

    Material de Consumo.

  • B.

    Serviços Prestados por Concessionários de Serviços Públicos.

  • C.

    Tarifas.

  • D.

    Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica.

  • E.

    Outras Despesas Variáveis.

Serão registradas, respectivamente, como despesas correntes e de capital, consoante Portaria Interministerial no 163/2001, os empenhos emitidos para

  • A.

    assinaturas de jornais e periódicos e material de construção para reparos em imóveis.

  • B.

    assinaturas de jornais e periódicos e conservação de bens imóveis.

  • C.

    aquisição de material de processamento de dados e locação de imóveis.

  • D.

    material de expediente e juros referentes a operações de crédito.

  • E.

    material de expediente e amortização da dívida.

Julgue os itens subsequentes, relativos a características, finalidades, evidenciação das despesas públicas e seus reflexos na elaboração do orçamento público.

Independentemente de sua inclusão na lei de diretrizes orçamentárias, a reserva de contingência pode ser utilizada para abertura de créditos adicionais, compreendendo o volume de recursos destinados ao atendimento de passivos contingentes e de outros riscos, bem como os eventos fiscais imprevistos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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