Lista completa de Questões de Contabilidade Pública do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Pública - Orçamento na Constituição de 1988 - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
Segundo o § 1.º do artigo 165 da CRFB, o Plano Plurianual, que é um instrumento da Administração Pública, deverá conter ______________________________.
de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal para as Despesas Correntes e de Capital.
de forma geral, as metas e objetivos da administração pública federal para as Despesas de Capital e para as despesas relativos aos programas de duração continuada.
de forma setorial, os objetivos, metas e diretrizes da administração pública federal para as Despesas de Capital e outras delas decorrentes, incluindo as despesas de programas permanente.
as metas e as prioridades da administração pública federal, incluindo as Despesas de Capital para o exercício financeiro subsequente, orientação para a elaboração da Lei Orçamentária Anual, disposição sobre as alterações na legislação tributária e estabelecimento de política de aplicação das agências financeiras de fomento.
de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as Despesas de Capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
Contabilidade Pública - Orçamento na Constituição de 1988 - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
Por Classificação Institucional entende-se que _____.
é dividida em Classificação Institucional, Classificação Funcional por Programa e de Natureza da Despesa.
demonstra a distribuição dos recursos orçamentários pelos órgãos responsáveis pela execução do orçamento.
classifica-se em grupo de fontes e por categoria econômica.
representa o agrupamento das ações de governo em áreas de atuação, visando o planejamento, orçamento e programação.
é a repartição da Administração Pública em Administração Direta e Indireta e Poder Legislativo.
Contabilidade Pública - Orçamento na Constituição de 1988 - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Segundo As Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, o regime contábil adotado para os registros contábeis do setor público é:
O regime de caixa;
O regime de competência;
O regime de caixa para as receitas e competência para as despesas;
O regime misto;
O regime especial.
O projeto de lei que deve ser enviado pelo presidente da República ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto do primeiro ano de seu mandato, que define as prioridades do governo pelo período de quatro anos, e que contém as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital, e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de duração continuada, refere-se
à LDO − Lei de Diretrizes Orçamentárias.
à LOA − Lei Orçamentária Anual.
ao PPA − Plano Plurianual.
ao PAC − Programa de Aceleração do Crescimento.
ao PNDE − Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico.
Contabilidade Pública - Orçamento na Constituição de 1988 - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
Nos Orçamentos Públicos das esferas de governo no Brasil, existe um princípio orçamentário que estabelece que a o orçamento deve ser expresso de forma ordenada e completa, sem aspectos confusos. Há também um preceito que propõe que o orçamento deve promover um balanceamento entre os valores de receita e despesa, com vistas a evitar déficits recorrentes. Estes são, respectivamente, os princípios da:
clareza e equilíbrio.
anualidade e totalidade.
incorporação e justiça.
pertinência orçamentária e equilíbrio fiscal.
totalização e ajuste.
Contabilidade Pública - Orçamento na Constituição de 1988 - PL Consultoria e Assessoria S/S Ltda - 2012
É o instrumento essencial que define as grandes linhas de atuação do governo municipal que, por sua vez, vão se decompor em ações próprias das Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento Anual:
Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Lei Orçamentária Anual.
Plano Plurianual.
Plano Diretor.
Lei de Parcelamento Urbano.
Contabilidade Pública - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No que se refere às políticas de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento, com base no texto constitucional, pode-se afirmar que:
constam no Plano Plurianual.
influenciam na elaboração do orçamento, mas não constam nas Leis Orçamentárias.
são estabelecidas no PPA.
não envolvem o PPA ou a LDO, mas afetam a execução orçamentária.
são estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2012
Assinale entre as alternativas abaixo o Sistema de Contas que não integra o Plano de Contas aplicado a Contabilidade Pública:
Sistema Financeiro.
Sistema Patrimonial.
Sistema de Compensação.
Sistema de Orçamento-financeiro.
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
De acordo com o Plano de Contas a ser adotado pelos entes da federação, conforme Portaria STN nº 828 de 14 de Dezembro de 2011, são contas com informações de natureza patrimonial
Receitas a Realizar e Caixa e Equivalentes de Caixa.
Bens Móveis e Uso de Material de Consumo.
Provisões a Curto Prazo e Execução dos Atos Potenciais Ativos.
Restos a Pagar Processados a Pagar e Bens Imóveis.
Receita Realizada e Depreciação Acumulada.
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A entidade do setor público deverá manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas. Nesse sentido, assinale a opção correta no que diz respeito ao sistema de contas e ao plano de contas único do governo federal.
No setor público, o método das partidas dobradas representa que para cada crédito haverá um débito de igual valor a ser registrado em um mesmo sistema de contas ou em sistemas diferentes.
O objetivo do plano de contas é registrar em contas contábeis os fatos mais significativos das entidades do setor público de forma a diversificar as informações aos usuários.
As contas de compensação controlam todos os procedimentos administrativos, inclusive aqueles vinculados à lei orçamentária e à sua execução.
No plano de contas aplicado ao setor público, as contas contábeis são classificadas em ativo, passivo, variação patrimonial diminutiva, variação patrimonial aumentativa e controle da aprovação e execução do orçamento.
O plano de contas único do governo federal conterá tabela de codificação de registros que identifique o tipo de transação, as contas envolvidas, as movimentações de débito e de crédito e os subsistemas utilizados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...