Questões de Contabilidade Pública do ano 2014

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Quando um funcionário se apodera de determinado ativo da organização, mas não modifica os registros constantes da contabilidade, ele cometeu um desfalque de natureza

  • A. permanente.
  • B. subjetiva.
  • C. temporária.
  • D. eventual.
  • E. corrente.

A Demonstração das Variações Patrimoniais de determinado órgão público evidenciará superávit patrimonial sempre que

  • A. as variações quantitativas aumentativas forem superiores às variações quantitativas diminutivas.
  • B. a receita total arrecadada for superior à receita própria prevista.
  • C. a despesa orçamentária realizada for superior à despesa orçamentária empenhada.
  • D. o balanço financeiro apresentar economia orçamentária.
  • E. o montante dos gastos com pessoal não ultrapassar os limites da lei de responsabilidade fiscal.

É correto afirmar que a despesa orçamentária pública com o planejamento e a execução de obras bem como com a aquisição de equipamentos e materiais permanentes

  • A. integra a categoria econômica das despesas correntes.
  • B. deverá ser registrada no grupo dos gastos consignados.
  • C. pode ser executada independentemente de autorização legislativa.
  • D. pertence ao grupo de natureza da despesa denominado investimentos.
  • E. representa um dispêndio de natureza extraorçamentária.

O saldo das obrigações presentes da entidade pública encontra-se evidenciado

  • A. na Demonstração das Variações Patrimoniais.
  • B. no Demonstrativo das Disponibilidades de Caixa.
  • C. no Balanço Patrimonial.
  • D. na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
  • E. no Balanço Orçamentário.

No fim do exercício, as despesas orçamentárias empenhadas e não pagas serão inscritas em restos a pagar e constituirão a dívida flutuante. Podem-se distinguir dois tipos de restos a pagar: os processados e os não processados, sendo correto afirmar que restos a pagar processados

  • A. são aqueles procedidos após a anulação dos empenhos que não podem ser inscritos em virtude de restrição em norma do ente, ou seja, verificam-se quais despesas devem ser inscritas e anulam-se as demais para, após, inscrever-se em despesas exercício.
  • B. são aqueles em que a despesa orçamentária percorreu os estágios de empenho e liquidação, restando pendente apenas o estágio do pagamento. Em geral não podem ser cancelados, tendo em vista que o fornecedor de bens/serviços cumpriu com a obrigação de fazer e a Administração não poderá deixar de cumprir com a obrigação de pagar.
  • C. são aqueles em que a despesa extraorçamentária percorreu apenas um dos estágios do empenho, restando os demais.
  • D. é a possibilidade do pagamento da despesa empenhada em determinado exercício, que já foi arrecadada ou ainda será arrecadada no mesmo ano, e estará disponível no caixa do governo ainda neste exercício.
  • E. é o lançamento que ampara o empenho e pertence ao exercício e serviu de base, dentro do princípio orçamentário do equilíbrio, para a fixação da despesa orçamentária autorizada pelo Poder Legislativo; a despesa que for empenhada com base nesse crédito orçamentário também deverá pertencer ao exercício.

Considerando as atuais organizações presentes no globo, torna-se cada vez maior a necessidade de informações para a tomada de decisões, de forma ordenada e pré-definida, com base em técnicas que gerem um modelo confiável no processo de gestão empresarial. Isto posto, a necessidade de se avaliar resultados foi de fundamental importância para a criação de ferramentas ou métricas com capacidade avaliativa, acompanhadas obviamente das devidas interpretações. Nesse caso, foi criada uma métrica de avaliação que é utilizada essencialmente para analisar o desempenho das organizações, pois ele é capaz de medir a produtividade e a eficiência da empresa, um ponto que é essencial para o empresário que pretende investir, que, em linhas gerais, representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros, de impostos, depreciação e amortização.

O texto refere-se ao

  • A. EBIT.
  • B. DVA.
  • C. EBITDA.
  • D. EVA.
  • E. DRE Abrangente.

O subsistema de informação, constante da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, chamado de “Compensação”, tem o sentido de registrar, processar e evidenciar os

  • A. atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.
  • B. fatos não financeiros e atos de gestão relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio.
  • C. custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública.
  • D. atos de gestão e fatos relacionados aos ingressos e aos desembolsos financeiros, bem como as disponibilidades no início e final do período.
  • E. atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

No item Investimentos das Despesas de Capital encontram- -se as Obras Públicas, a Participação em Constituição ou Aumento de Capital de Empresas ou Entidades Industriais ou Agrícolas, os Serviços em Regime de Programação Especial, o Material Permanente e

  • A. as Concessões de Empréstimos.
  • B. as Aquisições de Imóveis.
  • C. as Constituições de Fundos Rotativos.
  • D. as Participações em Constituição ou Aumento de Capital de Empresas ou Entidades Comerciais ou Financeiras.
  • E. os Equipamentos e as Instalações.

Considerando os princípios de contabilidade no setor público, julgue os itens subsequentes. Se determinado órgão público apresentar ativo real líquido em seu balanço, o saldo patrimonial desse órgão será obrigatoriamente positivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os princípios de contabilidade no setor público, julgue os itens subsequentes. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos resulta em uma unidade de natureza econômico-contábil.

  • C. Certo
  • E. Errado
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