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Contabilidade Pública - Restos a Pagar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando-se a tabela acima, em que são apresentados os saldos, em reais, de uma unidade gestora hipotética X, em 31/12/2011, é correto afirmar que
o valor a ser inscrito em restos a pagar processados corresponde a R$ 3.000,00.
Contabilidade Pública - Restos a Pagar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação a restos a pagar e despesas de exercícios anteriores, julgue os itens subsequentes.
As despesas realizadas pelos municípios a partir de maio de 2012 poderão ser inscritas em restos a pagar no final do ano, desde que tenham sido liquidadas até o encerramento do exercício financeiro.
Contabilidade Pública - Restos a Pagar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação a restos a pagar e despesas de exercícios anteriores, julgue os itens subsequentes.
Caso o valor real da despesa seja inferior ao valor inscrito para atendê-la em restos a pagar não processados, o saldo existente será anulado sem que seja revertido à dotação orçamentária do exercício financeiro.
A inscrição de restos a pagar processados gera lançamentos contábeis
no subsistema orçamentário, apenas.
no subsistema patrimonial, apenas.
nos subsistemas orçamentário e patrimonial, apenas.
nos subsistemas orçamentário e de compensação, apenas.
nos subsistemas orçamentário, patrimonial e de compensação.
Contabilidade Pública - Restos a Pagar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação a restos a pagar e despesas de exercícios anteriores, julgue os itens subsequentes.
Com o objetivo de evitar a sua inscrição em restos a pagar, os empenhos correspondentes a compromissos assumidos no exterior e não liquidados até o encerramento do exercício financeiro deverão ser anulados.
Está correto afirmar:
O pagamento de restos a pagar com prescrição interrompida deve ser classificado na contabilidade pública como despesas de exercícios anteriores.
Os restos a pagar processados são despesas empenhadas no exercício corrente, cujo direito do credor ao recebimento ainda não foi verificado e, portanto, o pagamento não foi efetuado.
O prévio empenho da despesa a ser incorrida pode ser dispensado no caso de despesas de pequeno vulto financiadas por meio de suprimento de fundos.
A liquidação da despesa orçamentária consiste no seu pagamento mediante ordem bancária pelo órgão público, após a verificação do direito do credor, tendo por base os documentos comprobatórios do respectivo crédito.
O suprimento de fundos poderá, em qualquer hipótese, ser concedido a servidor que tenha a seu cargo a guarda ou a utilização do material a ser adquirido.
Contabilidade Pública - Restos a Pagar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O valor dos restos a pagar de anos anteriores tem contribuído para restrição crescente à execução da lei orçamentária do ano em curso. Acerca dos restos a pagar e das despesas de exercícios anteriores, julgue os próximos itens.
Os restos a pagar são as despesas empenhadas, pendentes de pagamento na data de encerramento do exercício financeiro, inscritas contabilmente como obrigações a pagar no exercício subsequente.
Os restos a pagar processados correspondem a despesas ainda não pagas, mas que foram
empenhadas e liquidadas.
programadas e empenhadas.
fixadas e empenhadas.
empenhadas e não liquidadas.
fixadas e programadas.
Em 30/11/X1, a secretaria de saúde do município assinou um contrato de prestação de serviços com um laboratório de análises clínicas e empenhou despesa pelo valor total do contrato de R$ 800.000,00. No dia 31/12/X1, o laboratório entregou uma nota fiscal referente aos serviços prestados até aquele momento no valor de R$ 600.000,00 e a prefeitura pagou 60% do valor devido ao prestador de serviço. O valor restante do contrato seria executado no mês de janeiro/X2. Com base nessas informações, é correto afirmar que, em 31/12/X1, a prefeitura
aumentou Restos a Pagar não Processados em R$ 440.000,00.
aumentou a situação patrimonial líquida em R$ 360.000,00.
reduziu o saldo de Obrigações em Circulação (Financeiro) em R$ 200.000,00.
inscreveu Restos a Pagar Processados no valor de R$ 240.000,00.
reduziu a dotação disponível para serviços de terceiros em R$ 200.000,00.
O orçamento aprovado para o exercício de 2010 de determinada entidade pública fixou créditos orçamentários para despesas de material de consumo no valor de $ 14.000. Durante o referido exercício foram realizadas as seguintes operações relacionadas com estas despesas, em $:
Em 31.12.2010, os valores referentes a economia orçamentária e os restos a pagar foram, respectivamente, em $,
4.000 e 2.000.
3.000 e 1.000.
4.000 e 3.000.
5.000 e 1.000.
5.000 e 3.000.
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