Questões de Contabilidade Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Sobre créditos adicionais, é correto afirmar:

  • A.

    É vedada a abertura de créditos extraordinários sem prévia autorização legislativa.

  • B.

    A abertura de créditos especiais prescinde da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa.

  • C.

    O Poder Executivo não poderá realizar operações de crédito para financiar os créditos adicionais.

  • D.

    A aprovação de abertura de créditos adicionais será feita exclusivamente no Senado da República, por maioria simples.

  • E.

    Em caso de abertura de créditos extraordinários, há necessidade de indicação da importância, espécie dos créditos e classificação da despesa.

Considere o Balanço Financeiro da Prefeitura ABC referente ao exercício financeiro de X1.

 

 

 

É correto afirmar que

  • A.

    o resultado financeiro foi superavitário em R$ 297.000,00.

  • B.

    as Despesas Orçamentárias causaram uma redução efetiva no Caixa/Bancos de R$ 725.000,00.

  • C.

    o saldo final da conta Restituições era de R$ 18.000,00.

  • D.

    as Receitas Extra-Orçamentárias causaram um aumento efetivo no Caixa/Bancos de R$ 89.000,00.

  • E.

    o saldo da conta Restos a Pagar teve um aumento de R$ 4.000,00 durante o exercício.

No Brasil, aplica-se o regime de

  • A. competência somente para as despesas.
  • B. caixa tanto para as despesas como para as receitas.
  • C. competência somente para as receitas tributárias.
  • D. caixa somente para as despesas de custeio.
  • E. competência tanto para as despesas quanto para as receitas.

Constituem receita extra-orçamentária os valores recebidos a título de

  • A.

    amortização de empréstimos concedidos pelo ente público.

  • B.

    alienação de bens imóveis.

  • C.

    depósitos e cauções.

  • D.

    obtenção de empréstimos.

  • E.

    multas e juros de mora sobre tributos.

Em relação à repartição das receitas públicas, é correto afirmar:

  • A.

    A União não transfere recursos para os Municípios, apenas para os Estados.

  • B.

    A arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é dividida entre a União e o Estado da Federação onde o veículo foi emplacado, cabendo ao Estado 20% do total.

  • C.

    Os Estados da Federação transferem 50% (cinqüenta por cento) do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os municípios de sua jurisdição, proporcionalmente ao valor adicionado apurado em cada um.

  • D.

    A União entregará 10% (dez por cento) do produto da arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados, aos Estados e ao Distrito Federal, proporcionalmente ao valor das respectivas exportações de produtos industrializados.

  • E.

    O Imposto Territorial Rural (ITR) tem sua arrecadação dividida entre os Estados e os Municípios, de acordo com a área da propriedade rural considerada improdutiva.

Em relação ao SIAFI:

  • A. É um sistema informatizado através do qual é elaborado o orçamento da União.
  • B. A conta única do Tesouro Nacional é operacionalizada por seu intermédio.
  • C. A Nota de Programação Financeira permite realizar a transferência de recursos entre as unidades gestoras.
  • D. Uma vez registrado um documento no sistema, ele poderá ser alterado em caso de inexatidão pelo usuário regularmente cadastrado.
  • E. Os eventos da classe 10.0.000 se referem a dotações de despesas.

Consoante o disposto no art. 35 da Lei nº 4.320/64, pertencem ao exercício financeiro as

  • A. despesas nele fixadas.
  • B. despesas nele liquidadas.
  • C. receitas nele lançadas.
  • D. receitas nele arrecadadas.
  • E. despesas nele pagas.

Um ingresso de recursos que aumenta a situação líquida do ente público é a receita

  • A. de operação de crédito por antecipação de receita.
  • B. extra-orçamentária.
  • C. patrimonial.
  • D. de cauções.
  • E. de amortização de empréstimos concedidos.

É um exemplo de receita extra-orçamentária:

  • A. A venda de produtos agrícolas efetuada por uma autarquia.
  • B. O aluguel de imóveis de propriedade do ente público.
  • C. Os juros recebidos por aplicações financeiras efetuadas pelo ente público.
  • D. O recebimento do pagamento de foros e laudêmios pela União.
  • E. Os depósitos e cauções recebidas pelo ente público.

A amortização de empréstimos decorrentes de antecipação de receita é uma despesa

  • A. extra-orçamentária.
  • B. orçamentária de capital.
  • C. orçamentária corrente.
  • D. que depende de autorização legislativa para sua realização.
  • E. que não afeta o saldo financeiro do exercício.
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