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Com base na NBC TSP 16.5, as características do registro e da informação contábil no setor público devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão. O trecho acima refere‐se à
verificabilidade.
verificabilidade.
representatividade.
objetividade.
confiabilidade.
A escrituração, com enfoque patrimonial, da inscrição da Divida Ativa de um tributo devidamente lançado e não arrecadado até o final do exercício financeiro, é realizada da seguinte forma:
D Dívida Ativa e C Variação Aumentativa por Superveniência do Ativo.
D Dívida Ativa e C Variação Independente por Superveniência Ativa.
D Dívida Ativa e C Tributos a Receber.
D Variação Aumentativa e C Dívida Ativa.
D Tributos a Receber e C Dívida Ativa.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2013
De acordo com a NBC T 16.1, que trata da conceituação, objeto e campo da Contabilidade aplicada ao setor público, as unidades contábeis são classificadas em diversos tipos. As unidades contábeis que representam a soma de elementos patrimoniais de duas ou mais unidades de natureza contábil, são denominadas
originárias.
descentralizadas.
unificadas.
consolidadas.
gestora executora.
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2013
Na estrutura básica do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, as Classes 2, 3 e 6 são destinadas aos seguintes registros, respectivamente:
Passivo e Patrimônio Liquido, Variação Patrimonial Diminutiva e Controles da Execução do Planejamento e Orçamento.
Passivo, Patrimônio Liquido e Variação Patrimonial Aumentativa.
Passivo, Variação Patrimonial Diminutiva e Controles de Aprovação do Planejamento e Orçamento.
Ativo, Controles Devedores e Controles Credores.
Ativo, Variação Patrimonial Diminutiva e Controles Diversos.
Assinale a afirmativa que relaciona atividades classificadas como receita corrente patrimonial.
Prestação de serviço com transporte, serviço de armazenagem, serviço de comunicação.
Aluguel ativo de equipamentos, dividendos recebidos e laudêmios recebidos.
Imposto sobre propriedade, imposto sobre serviço e taxa de coleta.
Venda de produto de extração mineral, juros ativos e transferências patrimoniais.
Superávit financeiro do ano anterior, cobrança de dívida ativa e alienação de bens móveis.
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
De acordo com o plano de contas da administração pública federal, a conta identificada pelo código 1.1.5.3.1.01.00 representa:
dívida ativa.
edificações de uso público.
fundo de investimentos imobiliários.
notas do Tesouro Nacional.
terrenos.
O evento 50.1.300 compreende baixa de:
edifícios.
bens móveis.
terrenos.
casas e apartamentos.
glebas e fazendas.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Sobre a Contabilidade Pública, é correto afirmar que:
a Contabilidade Pública adota o regime de caixa para as receitas e despesas.
o campo de aplicação da Contabilidade Pública inclui a Administração Pública Federal, Estadual, Distrital e Municipal, bem como Autarquias, Fundações Públicas e Privadas, além de Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista que participem do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social.
as interferências passivas orçamentárias contabilizam a contrapartida de transferências financeiras recebidas pelas unidades, como cotas, repasses e sub-repasses.
as Receitas Extra-Orçamentárias são receitas não previstas no Orçamento, tendo ocorrido ao longo do exercício, podendo gerar acréscimo patrimonial (insubsistência ativa).
as despesas públicas no Brasil são classificadas segundo a categoria econômica (correntes ou de capital), o grupo de despesa (investimentos, inversões, etc.), a modalidade de aplicação (aplicação direta ou transferência, por tipo de transferência) e o elemento da despesa (aposentadorias, sentenças judiciárias, etc.).
Sobre o Sistema Financeiro Nacional, é correto afirmar que:
o Sistema Financeiro Nacional é composto, no Brasil, por órgãos normativos, como o Conselho Monetário Nacional (CMN), entidades supervisoras, como a Secretaria de Previdência Complementar (SPC), e operadores, como as Sociedades de Capitalização.
o Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão responsável por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, por fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados e por regular, normatizar e coordenar as atividades das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (fundos de pensão).
as Instituições Financeiras Captadoras de Depósitos À Vista incluem, entre outros, os Bancos Comerciais, a Caixa Econômica Federal e as Associações de Poupança e Empréstimo.
o Conselho Monetário Nacional tem, entre suas competências, autorizar o funcionamento das instituições financeiras.
o Conselho Monetário Nacional é integrado pelo Ministro da Fazenda, o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Presidente do Banco Central do Brasil e o Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Sobre o Plano de Contas da Administração Pública Federal, não é correto afirmar que:
se trata do conjunto das contas utilizáveis em toda a Administração Pública Federal, organizadas e codificadas com o propósito de sistematizar e uniformizar o registro contábil dos atos e fatos de gestão.
o Passivo Exigível a Longo Prazo corresponde às obrigações exigíveis após o término do período corrente.
a Tabela de Eventos é parte integrante do Plano de Contas da Administração Pública Federal e é o instrumento utilizado pelas unidades gestoras no preenchimento dos documentos de entrada.
o Ativo Compensado compreende as contas com função precípua de controle, relacionadas a situações não compreendidas no patrimônio, mas que, direta ou indiretamente, possam vir a afetá-lo.
o Resultado Diminutivo Orçamentário corresponde à diminuição da situação líquida do patrimônio representado pelas despesas orçamentárias, interferências passivas e às mutações passivas resultante da execução orçamentária.
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