Questões de Contabilidade Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Considerando apenas as despesas de natureza orçamentária e de controle, o pagamento da despesa orçamentária com aquisição de equipamentos de informática envolve lançamentos nas classes:

  • A. 1 e 2;
  • B. 5 e 6;
  • C. 7 e 8;
  • D. 1, 2, 6, 7 e 8;
  • E. 6, 7 e 8.

O Balanço Orçamentário será preparado, considerando as informações das classes 5 e 6 do PCASP, e será complementado por nota explicativa detalhando as despesas executadas por tipos de créditos. Será informado, ainda, o montante da movimentação financeira relacionado à execução do orçamento do exercício, bem como os valores referentes à abertura de créditos adicionais e aos cancelamentos de crédito, de forma a evidenciar a diferença entre a dotação inicial e a atualizada. Adicionalmente ao Balanço Orçamentário, devem ser incluídos os quadros demonstrativos:

  • A. de execução dos restos a pagar não processados e de execução dos restos a pagar processados e não processados liquidados;
  • B. de déficit e de superávit;
  • C. de refinanciamento e de saldos de exercícios anteriores;
  • D. de operações de crédito e de reservas contingenciais;
  • E. de amortização da dívida e de desembolso com pessoal.

Para elaborar as variações qualitativas, são utilizadas na Demonstração das Variações Patrimoniais, a(s) seguinte(s) classe(s) do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público:

  • A. 1 e 2;
  • B. 3 e 4;
  • C. 5 e 6;
  • D. 3, 4 e 5;
  • E. somente a 6.

O Instituto de Biologia de uma Universidade Federal presta serviços de análise laboratorial para outras instituições, principalmente privadas. Uma empresa estrangeira contratou o Instituto para fazer diversas análises entre os meses de maio e novembro. No mês de março, a empresa fez um pagamento de 50% do valor estimado dos serviços a serem prestados. Para a contabilidade, o recebimento desse recurso foi reconhecido como uma variação patrimonial qualitativa.

Considerando os fatos acima, é correto afirmar, com base no princípio:

  • A. da competência, que o registro contábil está correto;
  • B. da competência, que o recebimento dos recursos em março deveria ser reconhecido como uma variação patrimonial quantitativa;
  • C. da oportunidade, que uma variação patrimonial quantitativa deveria ser reconhecida tão logo fosse identificado o recebimento dos recursos, independentemente das causas que deram origem às análises;
  • D. da tempestividade, que uma variação patrimonial quantitativa deveria ser reconhecida tão logo fosse identificado o recebimento dos recursos, independentemente das causas que deram origem às análises;
  • E. do registro pelo valor original, que, uma vez que houve o pagamento da parcela, os valores da prestação de serviço da Instituição não podem mais ser alterados.

Órgãos e entidades públicas praticam atos administrativos que têm a capacidade de provocar, no futuro, alterações em elementos que compõem o seu patrimônio, ou seja, seus bens, direitos e obrigações, como, por exemplo, os contratos de serviços, convênios, concessão de avais e outros atos. A alternativa que apresenta um fato contábil não orçamentário é:

  • A. pagamento de indenização de férias e décimo terceiro decorrente de vacância por posse em cargo inacumulável;
  • B. recebimento de recursos via convênio para a construção de conjuntos habitacionais populares;
  • C. assinatura de contrato de fornecimento de energia elétrica;
  • D. recebimento de receita de serviços;
  • E. pagamento de indenização de férias e décimo terceiro decorrente de exoneração a pedido.

Fatos contábeis orçamentários podem originar-se de um ato administrativo ou de um fato administrativo. Assim, um fato contábil orçamentário é aquele que envolve os passos relativos à receita orçamentária (registro da previsão, da arrecadação/recolhimento etc.) e à despesa orçamentária (registro da dotação, descentralização, empenho, liquidação e pagamento etc.).

Um exemplo de fato contábil orçamentário é:

  • A. previsão da receita relativa ao recolhimento de cauções em dinheiro;
  • B. execução da despesa para pagamento do décimo terceiro salário;
  • C. liberação financeira relativa à devolução de cauções em dinheiro;
  • D. descentralização de restos a pagar processados;
  • E. recolhimento de cauções em dinheiro.

As contas do sistema de compensação têm a função de controle e representam os bens ou valores do poder público em poder de terceiros ou vice-versa, tais como: fiança, aval, hipoteca, contratos, convênios, suprimento de fundos, cauções em títulos, bens móveis em trânsito, entre outras. O lançamento contábil adequado ao registro de contratos de serviços é:

  • A. D – Fixação inicial da despesa (contratos de serviços) C – Crédito disponível (obrigações contratadas)
  • B. D – Passivo compensado (obrigações contratadas) C – Ativo compensado (contratos de serviços)
  • C. D – Ativo circulante (obrigações contratadas) C – Passivo circulante (contratos de serviços)
  • D. D – Ativo compensado (contratos de serviços) C – Passivo compensado (obrigações contratadas)
  • E. D – Passivo circulante (obrigações contratadas) C – Ativo circulante (contratos de serviços)

A estrutura básica do plano de contas do governo federal tem o objetivo de realçar o estado patrimonial e suas variações. Nesse contexto, as contas com função precípua de controle são aquelas relacionadas a situações não compreendidas no patrimônio, mas que, direta ou indiretamente, possam vir a afetá-lo, inclusive as que dizem respeito a atos e fatos ligados à execução orçamentária e financeira. O grupo que compreende as contas com função precípua de controle é:

  • A. ativo permanente;
  • B. resultado diminutivo do exercício;
  • C. resultado extraorçamentário;
  • D. ativo circulante;
  • E. ativo compensado.
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