Questões de Contabilidade Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A correta aplicação dos princípios contábeis, em conjunto com o expresso mandamento legal de se observar a transparência nas operações e transações envolvendo órgãos e entidades públicas, permite concluir que os registros referentes à fase preliminar de apuração de responsabilidades devem ser controlados a partir do Sistema de Compensação. Os créditos apurados, por sua vez, devem ser registrados no Ativo Patrimonial, com valores que representem as suas efetivas expectativas de realização. A esse respeito, analise as seguintes afirmativas:

I. O grupo de contas de Diversos Responsáveis Apurados, no contexto do Sistema de Compensação, representa aquelas responsabilidades já apuradas no âmbito administrativo interno, às quais se deve aplicar a atualização monetária periodicamente, até o seu recebimento.

II. No âmbito do Sistema Patrimonial, o exercício a ser informado, que comporá a conta corrente da conta contábil, deve ser aquele em que foi realizada a inscrição do débito apurado, ou seja, no momento do registro da conta contábil específica do grupo Diversos Responsáveis Apurados.

III. No âmbito do Sistema de Compensação, o exercício a ser informado, que comporá a conta corrente da conta contábil, deve ser aquele em que foi iniciado o procedimento de apuração administrativa.

Assinale se:

  • A. somente I e II estão corretas;
  • B. somente I está correta;
  • C. somente III está correta;
  • D. I, II e III estão corretas;
  • E. somente II e III estão corretas.

Mesmo sem utilizar o Sistema de forma plena, um número crescente de entidades estão interligadas ao SIAFI na forma on-line para a realização da execução e o acompanhamento de suas rotinas internas. Destaca-se, neste particular, a interação com a Conta Única do Tesouro Nacional e com a Conta Única Institucional, que agilizam os recebimentos e os pagamentos entre unidades do Sistema, com imediata identificação das liquidações efetuadas. Um dos objetivos do SIAF é:

  • A. permitir que a Contabilidade Aplicada à Administração Pública seja fonte segura e tempestiva de informações para uso restrito do Governo Federal;
  • B. prover os Órgãos da Administração Pública com mecanismos adequados ao exercício diário de controle fiscal e patrimonial;
  • C. proporcionar a transparência dos gastos públicos;
  • D. fornecer e-mail para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, por meio da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal;
  • E. integrar e compatibilizar as informações no âmbito das entidades governamentais, de serviços sociais e dos conselhos profissionais.

  • A. 4.200 e 4.000, com déficit de 200;
  • B. 6.200 e 4.600, com superávit de 1.600;
  • C. 4.800 e 3.900, com superávit de 900;
  • D. 4.200 e 4.000, com superávit de 200;
  • E. 3.600 e 4.000, com déficit de 400.

  • A. 2; 3; 1; 1; 3
  • B. 2; 1; 1; 3; 1
  • C. 1; 3; 1; 3; 3
  • D. 2; 3; 1; 3; 3
  • E. 1; 2; 3; 1; 1

  • A. R$ 31.550,00
  • B. R$ 29.550,00
  • C. R$ 34.550,00
  • D. R$ 29.050,00
  • E. R$ 32.550,00

“A variação ativa resultante do aumento de ativos e/ou da redução de passivos de uma entidade, aumentando a situação líquida patrimonial qualquer que seja o proprietário.”

O fragmento acima apresenta o conceito de

  • A.

    contabilidade.

  • B.

    receita.

  • C.

    despesa.

  • D.

    balanço patrimonial.

  • E.

    balanço físico.

Para facilitar o registro contábil dos atos e fatos, eliminando a necessidade de indicação das contas a serem debitadas e creditadas, a Contabilidade Pública Federal faz uso do mecanismo denominado

  • A.

    Comparação.

  • B.

    Controle.

  • C.

    Balanço.

  • D.

    Evento.

  • E.

    Plano de Contas.

O primeiro desdobramento da categoria econômica de despesa, que é definida como “as dotações para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis”, denomina‐se

  • A.

    investimento.

  • B.

    inversão.

  • C.

    diverso.

  • D.

    custeio.

  • E.

    serviços de terceiros.

Com referência as Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, o registro de todos os atos e fatos da gestão orçamentária, patrimonial e financeira das entidades públicas, de forma a produzir informações para tomada de decisões pela Administração e acompanhamento pelos órgãos de controle e outros setores da sociedade interessados, é competência da

  • A.

    Contabilidade Pública.

  • B.

    Contabilidade Fiscal.

  • C.

    Contabilidade Orçamentária.

  • D.

    Contabilidade Econômica.

  • E.

    Contabilidade Privada.

Com base no novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, a Classe 8 (oito) destina-se à contabilização dos controles credores e, dentre eles, é possível identificar

  • A.

    as variações patrimoniais diminutivas.

  • B.

    as variações patrimoniais aumentativa.

  • C.

    o patrimônio líquido.

  • D.

    a execução dos restos a pagar.

  • E.

    a apuração de custos.

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