Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos crimes previstos na Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública (Lei n.º 8.666/1993) e nas disposições da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº. 8.429/1992), julgue os itens subsequentes.
A autoridade competente que, fora das hipóteses previstas em lei, determinar dispensa ou inexigibilidade de licitação incorrerá em crime previsto na Lei n.º 8.666/1993.
Em todo e qualquer ato administrativo pode-se observar a presença do seguinte atributo:
imperatividade.
autoexecutoriedade.
coercibilidade.
presunção de legitimidade.
retratabilidade.
Entre as pessoas públicas e as pessoas privadas que compõem a Administração Indireta do Estado:
a diferença principal está em, nestas, sempre há vinculação; naquelas, só discricionariedade;
não há quaisquer diferenças;
a diferença principal está em que, naquelas, sempre há vinculação; nestas, só discricionariedade;
a diferença principal está nas prerrogativas, mas não nas restrições próprias do regime jurídico-administrativo;
a diferença principal está nas prerrogativas e restrições próprias do regime jurídico-administrativo.
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2010
Quanto ao Processo Administrativo Disciplinar, assinale a alternativa correta.
É vedada a citação do acusado por edital, ainda que se encontreemlocal incerto e não sabido.
Na defesa prévia, o acusado não poderá requerer provas ou indicar testemunhas a serem notificadas.
Após a instrução, o Presidente da Comissão efetuará o julgamento fundamentado e aplicará a penalidade que couber ou as medidas que julgar adequadas.
Não apresentando o acusado, defesa prévia no prazo legal, será considerado revel, caso em que a comissão nomeará um servidor estável, com formação jurídica e inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil.
No caso de abandono de cargo, a autoridade competente determinará a instauração de processo sumaríssimo.
Direito Administrativo - Seguridade Social do Servidor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne às regras gerais para a organização e funcionamento dos regimes próprios de previdência dos servidores públicos, julgue os seguintes itens.
Entre os benefícios que podem constar do RPPS, inclui-se o pecúlio por morte, pago aos dependentes do segurado falecido, com a finalidade de auxiliar nas despesas do núcleo familiar enquanto não tem início o recebimento da pensão.
Nos atos e processos administrativos, a publicidade é a regra; o sigilo, a exceção. NÃO estão sujeitos à proteção do sigilo
os valores de remuneração dos cargos públicos.
os documentos fiscais do contribuinte, em processo de apuração de ilícitos administrativos.
as informações de prontuário médico de servidor público.
as propostas iniciais dos licitantes, no pregão, até a abertura da sessão pública da licitação.
os dados de identificação funcional dos agentes da ABIN Agência Brasileira de Inteligência.
O Município instaurou processo administrativo contra determinado cidadão para cobrança de multa. Recusa-se o servidor municipal a conceder vista dos autos ao cidadão, que desconhece os motivos da autuação. A atitude do servidor é
constitucional, uma vez que o Poder Público pode se recusar a prestar informações sobre processos administrativos, devendo o cidadão aguardar a fase judicial para obter vista dos autos.
constitucional, uma vez que o processo administrativo deve correr em sigilo, resguardando-se o direito de defesa do administrado na fase judicial.
inconstitucional, na medida em que o administrado pode, após a decisão administrativa final, obter vista do processo administrativo.
inconstitucional, na medida em que a concessão de vista está abrangida pelos princípios do contraditório e da ampla defesa, assegurados ao administrado no processo administrativo.
constitucional, cabendo ao administrado exercer seu direito de obtenção de certidão ao final do processo administrativo.
Direito Administrativo - Bens Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação aos bens municipais, julgue os itens seguintes.
A autorização de uso é ato unilateral, discricionário e precário, pelo qual o município consente a prática de determinada atividade individual incidente sobre bem público. Não há forma nem requisitos especiais para sua efetivação, pois ela visa apenas atividades transitórias e irrelevantes para o poder público, bastando que se consubstancie em ato escrito, revogável sumariamente a qualquer tempo e sem ônus à administração.
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere a empresas públicas, julgue o item abaixo.
As empresas públicas sujeitam-se ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais e tributários, podendo, em razão de ter capital exclusivamente público, gozar de privilégios fiscais não extensivos às empresas do setor privado.
Estabelece a Lei nº 8.112/90, que a ação disciplinar prescreverá, quanto às infrações punidas com advertência, cassação de aposentadoria, suspensão e destituição de cargo em comissão, respectivamente, em:
180 dias; 02 anos; 05 anos e 02 anos.
180 dias; 05 anos; 02 anos e 05 anos.
02 anos; 180 dias; 05 anos e 02 anos.
02 anos; 05 anos; 180 dias e 05 anos.
05 anos; 02 anos; 02 anos e 180 dias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...