Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Observe os textos abaixo:
TEXTO 1
É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
TEXTO 2
É a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
Os textos acima se referem respectivamente a que modalidades de licitação?
Com base nos artigos de nos 51 e 52 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, que institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, as microempresas e as empresas de pequeno porte estão dispensadas de
apresentar Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
apresentar as Relações Anuais de Empregados e a Relação Anual de Informações Sociais.
arquivar os documentos comprobatórios de cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias.
fazer anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social.
comunicar ao Ministério do Trabalho e Emprego a concessão de férias coletivas.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
A propósito dos atos administrativos, assinale a alternativa correta:
A concessão de aposentadoria compulsória é ato administrativo vinculado.
A moralidade, como elemento integrante do mérito administrativo, não pode ser aferida pelo Poder Judiciário em sede de controle dos atos da Administração Pública.
Atos administrativos ilegais são convalidados com a sua publicação regular.
É lícito à Administração Pública anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais. Porém, a partir da Emenda Constitucional nº 19, não pode mais a Administração Pública revogar atos administrativos válidos, por motivo de oportunidade ou conveniência, porquanto seriam desrespeitados os direitos adquiridos dos administrados.
O ato administrativo praticado no exercício do poder discricionário está imune ao controle judicial.
A imprescritibilidade dos bens públicos
não é aplicável aos bens de titularidade das fundações, independentemente do regime jurídico das mesmas.
é aplicável aos bens das sociedades de economia mista, independentemente de sua afetação ao serviço público.
é aplicável aos bens das autarquias, porque sujeitos ao regime jurídico de direito público.
não é aplicável aos bens de titularidade das pessoas políticas, quando se tratar de usucapião.
é aplicável aos bens das empresas públicas, em razão de sua natureza jurídica de direito público.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere às modalidades de licitação e aos contratos administrativos, assinale a opção correta.
Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados, na qual a administração tem por objetivo único a venda de bens móveis inservíveis.
Na tomada de preços, os participantes interessados devem ser previamente cadastrados nos registros dos órgãos públicos, ou devem atender a todas as exigências para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas.
Em razão do formalismo que inspira as atividades da administração, a Lei n.º 8.666/1993 determina que os contratos administrativos sejam formalizados sempre por meio de instrumento escrito, sendo nulo e de nenhum efeito o contrato verbal.
O instrumento de contrato é obrigatório em todas as modalidades de licitação; não pode a administração substituí-lo por outros instrumentos, sob pena de nulidade.
A duração dos contratos fica adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, razão pela qual a lei não lhes admite a prorrogação.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens subsequentes, relativos ao ato administrativo.
Como o sujeito do ato administrativo é aquele a quem a lei atribui competência para a prática desse ato, os institutos da delegação ou avocação não são aplicáveis no âmbito da administração pública.
Direito Administrativo - Parte Geral - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2010
Sobre licitação, é correto afirmar:
Em um contrato de concessão para exploração de rodovias, o concessionário vencedor da licitação ofertou determinado valor a título de ônus de outorga e, sagrando-se vencedor do certame, passou a explorar a rodovia mediante a cobrança de pedágio em valor fixado pelo poder concedente. No curso do contrato de concessão, sobreveio a fixação de novo tributo incidente sobre o objeto contratual, não existente por ocasião da apresentação das propostas pelos licitantes, tornando mais onerosa a prestação do serviço concedido. Diante deste cenário, o concessionário
Direito Administrativo - Modalidades - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que determinada fundação pública federal pretende realizar licitação para adquirir material de expediente no valor de R$ 600.000,00, assinale a opção correta.
Em razão do valor do material, a modalidade de licitação utilizada deverá estabelecer uma fase preliminar de habilitação, com interessados previamente cadastrados.
Para licitar esse material, a fundação poderá realizar a licitação na modalidade tomada de preços ou concorrência.
A licitação poderá ser na modalidade concurso, com licitantes previamente cadastrados.
A fundação poderia utilizar a modalidade leilão, se o valor do material fosse de R$ 80.000.00.
Para adquirir esse material na modalidade convite, é necessário que, em três procedimentos licitatórios, independentemente da modalidade, não seja apresentada proposta vantajosa para a administração.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Analise as seguintes assertivas:
I. As sanções decorrentes do Poder de Polícia, tais como a interdição de atividade, a demolição de construção e a destruição de objetos, só podem ser aplicadas após regular processo judicial, em face da dimensão da restrição de direitos individuais que é implementada.
II. Poder de Polícia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado.
III. Se o administrador, no exercício do Poder de Polícia, ultrapassa o permitido em lei, incidirá em abuso de poder, corrigível pelo particular na via judicial.
IV. A auto-executoriedade autoriza a execução direta, pela própria Administração, das multas por ela impostas, no uso do Poder de Polícia.
Considerando a teoria do poder de polícia, pode-se concluir que estão corretas:
Apenas a assertiva II.
As assertivas I e III.
As assertivas II e III.
As assertivas II e IV.
Todas as assertivas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...