Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue o item que se segue, relativo ao instituto da licitação.
De acordo com a Lei de Licitações, é inexigível a licitação nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.
Responde(m) pelos danos que os agentes públicos de uma autarquia federal causem, nessa qualidade, a terceiros, em decorrência de condutas comissivas, a
própria autarquia federal, por ser entidade dotada de personalidade jurídica de direito público, sendo a responsabilidade civil de natureza objetiva.
própria autarquia federal, por ser entidade dotada de personalidade jurídica de direito público, sendo a responsabilidade civil de natureza subjetiva.
União Federal, por ser o ente político ao qual está vinculada a autarquia, sendo a responsabilidade civil de natureza objetiva.
União Federal e a autarquia, solidariamente, por ser a autarquia órgão integrante da Administração Direta Federal, sendo a responsabilidade de natureza objetiva.
União Federal e a autarquia, solidariamente, por ser a autarquia órgão integrante da Administração Indireta Federal, sendo a responsabilidade civil de natureza subjetiva.
Direito Administrativo - Licitação Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito das licitações e dos contratos administrativos, julgue os itens subsequentes.
O diretor de compras de determinado órgão da administração pública federal está autorizado a combinar as modalidades de licitação previstas em lei quando verificar que uma exigência legal da modalidade adotada se mostra de difícil cumprimento.
Por afrontar a regra do concurso público, a forma de provimento de cargo público INCOMPATÍVEL com a Constituição da República de 1988 é a(o)
ascensão.
reintegração.
promoção.
readaptação.
aproveitamento.
São características das autarquias federais a
personalidade jurídica de direito privado e a estabilidade de seus dirigentes, nomeados para mandato fixo.
personalidade jurídica de direito privado e a independência normativa.
personalidade jurídica de direito público e a capacidade de autoadministração.
ausência de personalidade jurídica própria e a subordinação hierárquica perante o Poder Executivo Federal.
ausência de personalidade jurídica própria e a submissão à Lei de Licitações e Contratos Administrativos.
Quanto ao regime jurídico das licitações é possível afirmar que
não subordinam-se ao regime desta lei as sociedades de economia mista.
a inexigibilidade de licitar ocorre quando é inviável realizar a licitação, isto é, quando não há possibilidade de competição, por existir apenas um objeto ou uma pessoa que atenda às necessidades da Administração.
as modalidades de licitação previstas na Lei nº 8.666/1993 não incluem o leilão.
a declaração da inidoneidade para licitar ou contratar com a administração pública federal é de competência do órgão gestor do cadastro informativo de créditos (CADIN).
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos poderes da administração pública e dos atos administrativos, julgue os próximos itens.
Decorre do poder disciplinar o poder-dever de fiscalização e de controle dos atos dos subordinados.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
São princípios básicos que informam a atividade administrativa do Estado, conforme disposto na Constituição Federal de 1988:
Legitimidade, Impessoalidade, Moralidade e Eficiência.
Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Improbidade.
Legalidade, Pessoalidade, Moralidade e Eficiência.
Os servidores públicos civis federais são submetidos a um regime disciplinar. Consultado sobre o assunto, um profissional da área de Recursos Humanos afirma que
o servidor público somente responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições se vier a agir com dolo.
o prazo prescricional para o exercício do poder disciplinar pela Administração Pública é de cinco anos, seja qual for a natureza da infração administrativa cometida pelo servidor.
a responsabilidade civil do servidor público decorre estritamente de procedimento doloso que implique em prejuízo do patrimônio do Estado ou de terceiros.
as instâncias civil, penal e administrativa são independentes, mas a decisão penal absolutória por insuficiência de provas vincula as demais instâncias.
as sanções civis, penais e administrativas podem cumular-se, sendo independentes entre si.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2010
Em relação a contrato administrativo, assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...