Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Direito Administrativo tem como campo de incidência de suas normas:
Atividade administrativa tanto do Estado quanto de entidades privadas.
Atividade administrativa do Estado.
Todas as atividades de interesse público e geral.
Relações entre particulares que reflitam o interesse coletivo.
Com relação à Classificação dos Órgãos Públicos, quanto à posição estatal, as Casas Legislativas e as Secretarias de Estado são, respectivamente, órgãos
independentes e superiores.
independentes e autônomos.
autônomos e superiores.
autônomos e independentes.
superiores e subalternos.
Direito Administrativo - Regime Disciplinar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando as situações hipotéticas apresentadas acima, julgue os seguintes itens.
No exemplo 2, a conduta do servidor público é passível de punição porque houve comportamento antiético que extrapola o exercício da função, mas possui vínculo com a função do servidor.
Direito Administrativo - Procedimento, Julgamento e Fases - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de licitações, julgue os itens subsequentes. Na hipótese de haver desatenção às formalidades legais, é facultado a qualquer pessoa impugnar, na forma eletrônica, o ato convocatório do pregão, desde que em até vinte e quatro horas antes da data fixada para abertura da sessão pública.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2010
Assinale a alternativa correta sobre uso do poder.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens subsequentes, a respeito dos poderes e atos administrativos.
A licença é um ato administrativo que revela o caráter preventivo da atuação da administração no exercício do poder de polícia.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
No que diz respeito às Organizações Sociais, assinale a alternativa INCORRETA.
As Organizações Sociais podem atuar nas áreas de ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, proteção e preservação do meio ambiente, cultura e saúde.
O Poder Executivo poderá qualificar como organizações sociais pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, para o desempenho de determinadas atividades de caráter social.
As Organizações Sociais devem realizar licitação, na modalidade concorrência, para aquisição de bens ou serviços de interesse comum, adquiridos em decorrência de recursos repassados pela União.
O órgão de deliberação superior das Organizações Sociais precisa ter representantes do Poder Público e de membros da comunidade, de notória capacidade profissional e idoneidade moral.
O Poder Público poderá destinar às Organizações Sociais recursos orçamentários e bens públicos necessários ao cumprimento do contrato de gestão; a destinação dos bens públicos dar-se-á com dispensa de licitação e mediante permissão de uso.
NÃO se inclui, dentre as expressões da supremacia do interesse público, como princípio constitucional do Direito Administrativo:
A exigibilidade, significando a previsão legal de sanções ou providências indiretas que induzem o administrado a acatá-los.
A constituição de terceiros em obrigações mediante atos unilaterais.
Dentro de certos limites, a revogação dos atos inconvenientes e inoportunos.
O dever de anular ou convalidar os atos inválidos que haja praticado.
A ideia de que a Administração tem que tratar todos os administrados sem distinção.
A Comissão de Licitação de uma fundação pública, em procedimento licitatório de Tomada de Preços, decidiu inabilitar determinada licitante que havia descumprido norma editalícia pertinente à comprovação de sua regularidade fiscal. A decisão da Comissão de Licitação foi pautada no princípio setorial das licitações, conhecido por
ampla divulgação da habilitação.
exigibilidade de quitação fiscal.
lealdade processual.
vinculação ao instrumento convocatório.
instrumentalidade das formas.
Direito Administrativo - Parte Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de licitações, julgue os itens subsequentes. Na hipótese de aquisição de bens, a Lei de Licitações veda expressamente condutas como a cotação de quantidade inferior à demandada na licitação e a fixação no edital de quantitativo mínimo, ainda que tais condutas sejam justificáveis para ampliar a competitividade do certame.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...