Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os contratos administrativos, regidos pela Lei nº 8.666/93, por expressa previsão legal, regem-se pelas suas cláusulas,
com exclusão da incidência de quaisquer outros preceitos ou princípios, de direito público ou privado.
entre as quais não se incluem necessariamente, as que estabeleçam os casos de rescisão e a legislação aplicável à sua execução.
não se lhes aplicando, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos.
aplicando-se-lhes, supletivamente, as disposições do direito privado.
sendo elas desvinculadas do edital da respectiva licitação e dos termos de sua dispensa ou inexigibilidade.
No referente às finanças e à administração pública, julgue os seguintes itens.
De acordo com o modelo estabelecido na Constituição da República, as autarquias somente podem ser criadas por lei ordinária ou, no caso dos estados-membros, por decreto do governador do estado, desde que haja lei estadual anterior que assim lho autorize.
Com relação às compras, julgue os itens a seguir, tendo como base a legislação pertinente.
A ausência de recursos orçamentários para pagamento é causa suficiente para anulação de uma compra.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No referente a atos e fatos administrativos, julgue os itens subseqüentes.
A compra de um equipamento é um fato administrativo que envolve o desembolso para aquisição de um bem, procedimento semelhante ao que ocorre no caso de contratação de um profissional da área técnica. Esses fatos são chamados de fatos contábeis, pois acarretam despesas ao longo do tempo.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere ao ato administrativo e à improbidade administrativa, julgue os itens que se seguem.
As sanções da Lei da Improbidade Administrativa somente podem incidir sobre pessoas que ocupem cargo público ou exerçam função pública.
NÃO se concederá ao servidor licença, entre outras,
para capacitação, após cada qüinqüênio de efetivo exercício.
para tratar de interesses particulares, estando em estágio probatório.
para desempenho de mandato classista em entidade fiscalizadora da profissão.
por motivo de afastamento do companheiro para outro Estado da Federação.
por motivo de doença em pessoa da família, a exemplo do padrasto ou madrasta
Direito Administrativo - Parte Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens, relativos aos concursos para provimento de cargos públicos federais.
É permitida a realização de concurso público para o provimento de cargos públicos em comissão.
Direito Administrativo - Regime Disciplinar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A Lei n.º 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, reservou o seu Título IV para o regime disciplinar, no qual estabeleceu deveres, proibições, acumulação remunerada de cargos públicos, responsabilidades e penalidades. Julgue os itens a seguir, relativos ao regime disciplinar dos servidores.
Entre as penalidades disciplinares que o servidor pode sofrer, a advertência é a mais branda.
Direito Administrativo - Lei 8.666/93 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao processo licitatório, julgue os itens que se seguem.
A revogação da licitação é ato discricionário da administração, não cabendo contra ele qualquer recurso administrativo.
O gestor A firmou um acordo com a firma X para o fornecimento de pequena quantidade de material, e pronto pagamento, com dispensa de licitação. O ato praticado é
nulo.
anulável.
válido sob condições.
considerado sem efeito.
aceitável.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...