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Rafael Da Vinci foi nomeado Delegado de Polícia Federal e, ao fim do período de estágio probatório, foi reprovado na avaliação de desempenho e exonerado do cargo. Inconformado, ajuizou ação visando anular o processo administrativo que culminou em sua exoneração. Nesse ínterim, prestou concurso para Delegado de Polícia Estadual, sendo aprovado e empossado no referido cargo. Sobreveio, então, decisão definitiva na ação judicial por ele ajuizada, anulando o ato expulsório. Neste caso,
Luciane, funcionária em regime de contratação temporária, é acusada de cometer infração disciplinar.
A medida adequada ao caso é:
Nos casos em que houver inviabilidade de competição, para a contratação de um determinado serviço profissional técnico-especializado, a Lei de Licitações (Lei no 8.666/93) autoriza a adoção do procedimento de
O empregador NÃO pode alterar unilateralmente o contrato individual de trabalho
transferindo o empregado para outra cidade, se extinto o estabelecimento onde trabalhava.
aumentando a remuneração do empregado.
transferindo o empregado para outro estabelecimento, situado na mesma cidade.
substituindo o empregado que ocupava cargo de confiança por outro, retornando-o à função anterior.
exigindo a prestação de horas extraordinárias, salvo em caso de necessidade imperiosa ou força maior.
Sobre as autarquias, e incorreto afirmar:
Assinale a alternativa CORRETA:
O servidor público responde somente penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.
A aplicação da pena de demissão será aplicada somente nos casos de insubordinação grave em serviço, corrupção e peculato.
A penalidade poderá ser aplicada ao servidor público condenado em processo disciplinar por qualquer outro servidor público.
A falta ao serviço, sem causa justificada, por mais de trinta dias durante o período de doze meses configura a inassiduidade habitual.
O abandono de cargo se configura com a ausência intencional do servidor ao serviço por mais de trinta dias consecutivos.
Juca, servidor público federal, detentor de cargo efetivo, sofreu aplicação de pena de demissão.
Trata-se da conduta ensejadora da penalidade em questão:
Os bens públicos podem ser alienados, havendo autorização legal nesse sentido e após avaliação, mas sempre mediante licitação, na modalidade de concorrência ou leilão, neste caso se a aquisição decorreu de procedimento judicial ou dação em pagamento.
Correta a assertiva, sem restrições.
Incorreta a assertiva, porque a alienação depende sempre e só de concorrência.
Incorreta a assertiva, porque a alienação depende sempre e só de leilão.
Incorreta a assertiva, porque a licitação pode ser dispensada, no caso de aquisição decorrente de procedimento judicial ou dação em pagamento.
Incorreta a assertiva, porque a licitação pode ser dispensada em alguns casos previstos em lei, como para permuta e na investidura
Subordinam-se ao regime da Lei de Licitações e Contratos Administrativos, além dos órgãos da Administração direta
as sociedades de economia mista, apenas quando controladas diretamente pela União, Estado e Municípios.
as empresas públicas, desde que não controladas indiretamente pela União, ou demais órgãos.
os fundos especiais e as entidades controladas diretamente pela União, Estados e Municípios.
as autarquias e as demais entidades controladas diretamente pelos fundos especiais de pensão.
as fundações públicas e privadas, instituídas e mantidas pelo Poder Público ou por particulares.
A Constituição Federal abre oportunidade para, na forma da lei, estrangeiros ingressarem no serviço público. Todavia, o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas, prevê que os cargos públicos são acessíveis a todos os
brasileiros, e devem ser criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos ou por empresa contratada, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.
brasileiros, e devem ser criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.
brasileiros natos, e devem ser criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos ou empresa contratada, para provimento em caráter efetivo.
brasileiros naturalizados, e podem ser criados por decreto ou lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.
brasileiros, e podem ser criados por decreto ou lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.
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