Questões de Direito Administrativo do ano 2006

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A Emenda Constitucional 41/2003 procurou enfrentar o problema das distorções do sistema remuneratório no art 37, XI

  • A.

    estabelecendo um limite diverso para os servidores de cada um dos três Poderes no âmbito estadual.

  • B.

    fixando num único valor o limite de remuneração para os três Poderes e para as esferas federal, estadual e municipal.

  • C.

    fixando teto apenas para os servidores que continuam sob o regime remuneratório tradicional, não incluindo os que passam para o regime de subsídio.

  • D.

    estabelecendo um teto incidente sobre toda a administração direta e indireta.

  • E.

    fixando teto apenas para os servidores incluídos no regime de subsídio, não abrangendo os servidores sob o regime remuneratório tradicional.

As irregularidades ou ilegalidades praticadas no âmbito da Administração Pública não podem ser denunciadas

  • A.

    pelos responsáveis pelo controle interno.

  • B.

    por qualquer cidadão.

  • C.

    pelos partidos políticos.

  • D.

    pelas associações ou sindicatos.

  • E.

    pelos membros do Poder Judiciário.

Pela regra do teto remuneratório, ficou estabelecido que, nos Estados-federados, o limite de remuneração no âmbito do Poder Judiciário é o subsídio dos desembargadores. Esse mesmo teto, conforme a integridade da norma constitucional, abrange, ademais dos membros do Ministério Público, a(s) categoria(s) de:

  • a.

    procuradores e defensores públicos.

  • b.

    procuradores e auditores fiscais.

  • c.

    somente defensores públicos.

  • d.

    somente procuradores.

  • e.

    procuradores e delegados de polícia.

Em relação aos servidores regidos pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, pode-se afirmar que:

I. a ação disciplinar, em caso de abandono de cargo, prescreve em dois anos.

II. o termo inicial do prazo prescricional da ação disciplinar é a data do cometimento da falta funcional.

III. os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crimes.

IV. a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição.

V. durante o curso do processo disciplinar, o prazo prescricional fica suspenso, recomeçando a correr, pelo tempo restante, a partir do dia em que a comissão de inquérito apresentar o seu relatório final.

Estão corretas

  • A.

    as afirmativas I, II, III, IV e V.

  • B.

    apenas as afirmativas II, III e V.

  • C.

    apenas as afirmativas III e IV

  • D.

    apenas as afirmativas II, III e IV.

  • E.

    apenas as afirmativas II, IV e V.

Sindicância e processo administrativo disciplinar são, tecnicamente, instrumentos distintos, sendo certo que:

I. da sindicância não pode resultar aplicação de penalidade de suspensão por mais de trinta dias.

II. a sindicância pode ser iniciada com ou sem sindicado enquanto o processo administrativo disciplinar exige a identifi cação do servidor cuja responsabilidade se pretende apurar.

III. da sindicância pode resultar a instauração de processo disciplinar.

IV. o prazo para conclusão da sindicância é de trinta dias, prorrogável por igual período, enquanto o prazo para conclusão do processo disciplinar é de sessenta dias, também prorrogável por igual período.

V. a sindicância não exige a constituição de comissão sindicante enquanto o processo administrativo disciplinar exige, para sua validade, a constituição de comissão de inquérito.

Estão corretas

  • A.

    apenas as afirmativas I, III, IV e V.

  • B.

    as afirmativas I, II, III, IV e V.

  • C.

    apenas as afirmativas II, III e IV.

  • D.

    apenas as afirmativas I, II, III e IV.

  • E.

    apenas as afirmativas III e IV.

Não integra o rol de requisitos básicos para investidura em cargo público:

  • A.

    comprovação de ausência de condenação penal.

  • B.

    nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo.

  • C.

    aptidão física e mental.

  • D.

    gozo dos direitos políticos.

  • E.

    idade mínima de dezoito anos.

Indique a alternativa incorreta.

  • A.

    Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

  • B.

    Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão

  • C.

    A investidura em cargo ou emprego público de qualquer natureza depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos.

  • D.

    O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

  • E.

    Provimento é o ato pelo qual o servidor público é investido no E exercício do cargo.

A investidura em cargo público de provimento efetivo pressupõe os seguintes atos necessariamente praticados em seqüência:

  • A.

    concurso público, nomeação, posse e exercício.

  • B.

    concurso público, posse e exercício.

  • C.

    nomeação, posse e exercício.

  • D.

    nomeação e exercício.

  • E.

    concurso público, classificação, convocação e nomeação

A reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial é forma de provimento derivado que se identifica como:

  • A.

    recondução.

  • B.

    aproveitamento.

  • C.

    reversão.

  • D.

    readaptação.

  • E.

    reintegração.

Acerca dos servidores públicos, julgue os itens subseqüentes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Pedro, que é servidor público detentor de cargo efetivo com apenas 4 anos de contribuição, foi acometido por acidente em serviço que lhe causou invalidez permanente.

Nessa situação, Pedro fará jus a aposentadoria integral e não proporcional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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