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A Emenda Constitucional 41/2003 procurou enfrentar o problema das distorções do sistema remuneratório no art 37, XI
estabelecendo um limite diverso para os servidores de cada um dos três Poderes no âmbito estadual.
fixando num único valor o limite de remuneração para os três Poderes e para as esferas federal, estadual e municipal.
fixando teto apenas para os servidores que continuam sob o regime remuneratório tradicional, não incluindo os que passam para o regime de subsídio.
estabelecendo um teto incidente sobre toda a administração direta e indireta.
fixando teto apenas para os servidores incluídos no regime de subsídio, não abrangendo os servidores sob o regime remuneratório tradicional.
As irregularidades ou ilegalidades praticadas no âmbito da Administração Pública não podem ser denunciadas
pelos responsáveis pelo controle interno.
por qualquer cidadão.
pelos partidos políticos.
pelas associações ou sindicatos.
pelos membros do Poder Judiciário.
Pela regra do teto remuneratório, ficou estabelecido que, nos Estados-federados, o limite de remuneração no âmbito do Poder Judiciário é o subsídio dos desembargadores. Esse mesmo teto, conforme a integridade da norma constitucional, abrange, ademais dos membros do Ministério Público, a(s) categoria(s) de:
procuradores e defensores públicos.
procuradores e auditores fiscais.
somente defensores públicos.
somente procuradores.
procuradores e delegados de polícia.
Em relação aos servidores regidos pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, pode-se afirmar que:
I. a ação disciplinar, em caso de abandono de cargo, prescreve em dois anos.
II. o termo inicial do prazo prescricional da ação disciplinar é a data do cometimento da falta funcional.
III. os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crimes.
IV. a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição.
V. durante o curso do processo disciplinar, o prazo prescricional fica suspenso, recomeçando a correr, pelo tempo restante, a partir do dia em que a comissão de inquérito apresentar o seu relatório final.
Estão corretas
as afirmativas I, II, III, IV e V.
apenas as afirmativas II, III e V.
apenas as afirmativas III e IV
apenas as afirmativas II, III e IV.
apenas as afirmativas II, IV e V.
Sindicância e processo administrativo disciplinar são, tecnicamente, instrumentos distintos, sendo certo que:
I. da sindicância não pode resultar aplicação de penalidade de suspensão por mais de trinta dias.
II. a sindicância pode ser iniciada com ou sem sindicado enquanto o processo administrativo disciplinar exige a identifi cação do servidor cuja responsabilidade se pretende apurar.
III. da sindicância pode resultar a instauração de processo disciplinar.
IV. o prazo para conclusão da sindicância é de trinta dias, prorrogável por igual período, enquanto o prazo para conclusão do processo disciplinar é de sessenta dias, também prorrogável por igual período.
V. a sindicância não exige a constituição de comissão sindicante enquanto o processo administrativo disciplinar exige, para sua validade, a constituição de comissão de inquérito.
Estão corretas
apenas as afirmativas I, III, IV e V.
as afirmativas I, II, III, IV e V.
apenas as afirmativas II, III e IV.
apenas as afirmativas I, II, III e IV.
apenas as afirmativas III e IV.
Não integra o rol de requisitos básicos para investidura em cargo público:
comprovação de ausência de condenação penal.
nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo.
aptidão física e mental.
gozo dos direitos políticos.
idade mínima de dezoito anos.
Indique a alternativa incorreta.
Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.
Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão
A investidura em cargo ou emprego público de qualquer natureza depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos.
O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.
Provimento é o ato pelo qual o servidor público é investido no E exercício do cargo.
A investidura em cargo público de provimento efetivo pressupõe os seguintes atos necessariamente praticados em seqüência:
concurso público, nomeação, posse e exercício.
concurso público, posse e exercício.
nomeação, posse e exercício.
nomeação e exercício.
concurso público, classificação, convocação e nomeação
A reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial é forma de provimento derivado que se identifica como:
recondução.
aproveitamento.
reversão.
readaptação.
reintegração.
Direito Administrativo - Servidores Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos servidores públicos, julgue os itens subseqüentes.
Considere a seguinte situação hipotética.
Pedro, que é servidor público detentor de cargo efetivo com apenas 4 anos de contribuição, foi acometido por acidente em serviço que lhe causou invalidez permanente. Nessa situação, Pedro fará jus a aposentadoria integral e não proporcional.{TITLE}
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