Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das disposições gerais da Lei nº 8.666/93 (Lei que disciplina as licitações e os contratos administrativos), considere:
I. Em regra, todos os valores, preços e custos utilizados nas licitações terão como expressão monetária a moeda corrente nacional.
II. O acompanhamento do processo licitatório é permitido aos licitantes e, em caráter excepcional, àquele que, por escrito, justificar o seu interesse.
III. Aos agentes públicos é vedado, em geral, dar tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista ou qualquer outra.
IV. Não se subordinam ao regime da Lei no 8.666/93 as empresas públicas e as sociedades de economia mista.
É correto o que consta APENAS em:
I e II.
II e III.
I e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
As normas gerais relativas à licitação aplicam-se aos
órgãos da Administração Direta e às entidades da Administração Indireta.
órgãos da Administração Direta e às empresas públicas, tão-somente.
órgãos da Administração Direta e às fundações públicas, tão-somente.
Estados, Distrito Federal e Municípios, tão-somente.
Estados, Distrito Federal e Municípios e às entidades prestadoras de serviço público, tãosomente.
Direito Administrativo - Lei 8.666/93 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando os contratos administrativos, assinale a opção correta.
Os contratos administrativos podem conter cláusulas exorbitantes.
A presença da administração em um dos pólos da relação contratual significa que esta se trata de um contrato administrativo.
Os contratados não podem propor alterações contratuais, que são permitidas apenas para a administração pública.
Em razão do princípio da continuidade do serviço público, o contratado não pode suspender o serviço prestado à administração.
A concordata do contratado implica extinção do seu contrato administrativo.
Tendo em vista as disposições da Lei no 8.666/93, considere:
I. Os contratos administrativos regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.
II. A garantia do contrato administrativo, cujas modalidades são, dentre outras, caução em dinheiro e fiança bancária, sempre será exigida pela Administração no patamar de dez por cento do valor contratado.
III. As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado.
IV. Não se admite contrato com prazo de vigência indeterminado, sendo admissível a prorrogação, desde que justificada por escrito e previamente autorizada pela autoridade competente.
É correto o que consta APENAS em:
I e III.
II e III.
I e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
As concessões de direito real de uso de bens imóveis, avaliados em até R$ 80.000,00, devem ser precedidas de licitação na modalidade:
leilão.
convite.
concorrência.
tomada de preços.
Nas licitações que seguirem o critério de julgamento de técnica e preço, o julgamento das propostas
A rescisão de contrato de concessão de serviço público é medida que compete
Nos procedimentos licitatórios regidos pela Lei no 8.666/93, a adjudicação
De acordo com as normas constitucionais e legais aplicáveis, nas contratações feitas por sociedades de economia mista exploradoras de atividade econômica, o prévio procedimento licitatório
No que tange à Lei Federal nº 8666/93, considere as seguintes afirmativas:
I - Projeto Executivo é o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
II - Nos projetos básicos e projetos executivos de obras e serviços serão considerados alguns requisitos, entre eles, a segurança, a funcionalidade e adequação ao interesse público e o impacto ambiental.
III - A Administração Pública responde solidariamente com o contratado pelos encargos previdenciários e fiscais resultantes da execução do contrato.
Está incorreto apenas o que se afirma em:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...